Buscar

prova discursiva organização pratica escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Libras
Prática profissional: a Escola
	Data de início:
	30/05/2016 14:17
	Prazo máximo entrega:
	30/05/2016 15:32
	Data de entrega:
	30/05/2016 17:10
Questão 1/3
A gestão escolar é uma prática eminentemente política e, como tal, envolve poder. Segundo a concepção de Marx Weber, ter poder é uma capacidade que um grupo tem de fazer prevalecer suas ideias frente aos demais grupos. Numa concepção mais humanista, a política é a capacidade humana de agir em conjunto para construir uma vontade comum. Na escola ambas concepções  convivem e delimitam o fazer da gestão escolar, levando-a para um rumo autoritário ou democrático, ao mesmo tempo em que, a partir do conhecimento dessas concepções, podemos avaliar o caráter da gestão de determinada escola.
MELLO, Alessandro de. Relação escola comunidade. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.151)  
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva os conceitos e definições de gestão escolar.
Nota: 26.7
	Gestão significa, portanto, produzir, ou ações, ou contextos, ou encaminhamentos, não de forma isolada, sem interações. Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar o seu papel. (p.88)
Resposta:O gestor escolar deve ter disciplina e uma postura individual que respeita as normatizações do sistema. A gestão escolar é um processo dinâmico que unifica as diretrizes e as politicas educacionais, tendo um projeto compromissado com os princípios democráticos e utilizando de métodos que criam condições para um ambiente educacional autônomo. A autonomia da escola é construída a partir do seu projeto pedagógico,o qual contribui para o exercício de democratização dos espaços públicos. É por meio da participação dos autores escolares como protagonistas na elaboração de suas diretrizes educacionais que a escola construirá progressivos graus de autonomia, fortalecendo assim sua identidade.
Questão 2/3
[...] A nomenclatura utilizada para denominar o gestor da escola é a de diretor. Ficou também evidenciado que as atribuições do cotidiano de trabalho desses diretores exigem competências e habilidades necessárias para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais. Apareceram como atribuições mais frequentes: ser observador, ouvinte, ter conhecimento da legislação vigente, dirigir, acompanhar, coordenar, avaliar, responder pelas questões administrativas e pedagógicas da escola, delegar atribuições, integrar escola/família/comunidade, solicitar verbas, manter um clima harmonioso no ambiente escolar, preservar o bom funcionamento da escola e resolver conflitos decorrentes do dia- a- dia.
FRANCISCO, Denise Arina. SCHNEIDER, Elaine Cristina Araújo (Organizadoras). Ações, reflexões e desafios na formação do pedagogo na contemporaneidade [recurso eletrônico]. Novo Hamburgo: Feevale, 2010 (p 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva as principais características da formação de um diretor escolar.
Nota: 33.3
	A formação do diretor escolar deve contemplar: reflexões teóricas: entendimento das políticas educacionais no contexto sócio-político-cultural, instrumentalizando para a intervenção nos espaços políticos, pedagógicos e curriculares. Desenvolvimento de habilidades de interlocução entre os diferentes sujeitos do espaço escolar, visando a construção dos processos pedagógicos nas instituições educativas ou nos movimentos sociais, conduzidos pela obrigação com a democratização das relações sociais. Aproximação teórica sobre o planejamento e a gestão dos sistemas de ensino, considerando as ferramentas metodológicas e tecnológicas usadas como propiciadoras de diálogo interno e articulação com os movimentos da sociedade civil (p. 31-32)
Resposta:Na pratica poderíamos dizer que o diretor sera tanto mais educador quanto maior o grau de autonomia que mantem em relação as exigências do sistema, subordinando suas formas aos conteúdos educativos, e sera tanto mais administrador quanto o grau de autonomia. O diretor deve ter uma formação voltada para gestão escolar, devera saber lidar com situações do cotidiano, esse deve integrar a familia ao ambiente escolar. Tornar o ambiente escolar mais dinamico e amigavel.
Questão 3/3
Existem modelos diferentes de gestão, sendo eles: Técnico-científico / Autogestionário / Interpretativo / Democrático participativo.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: IBPEX, 2011 (p. 90)
 
Com base nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a Gestão Autogestionária.
Nota: 26.7
	É um estilo de gestão que se baseia na coletividade, tendo como pressupostos os princípios da criação do grupo e a própria regulação. Busca excluir do espaço escolar qualquer indício de autoridade, poder e centralização. Não adere a nenhum tipo de regulação, normas, regras ou burocratização (p.91).
Resposta:A gestão Autogestionária baseia se na coletividade, tendo como pressupostos os princípios da criação do grupo e a própria regulação. Exclui do espaço.

Outros materiais