Buscar

AVS INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0209_AVS_201501615033 » INOVAÇÃO TECNOLOGICA
Tipo de Avaliação: AVS
Aluno: 201501615033 - SIVANILDO ALVES DE MELO
Professor: PAULO HENRIQUE BORGES BORBA Turma: 9002/AB
Nota da Prova: 6,0 Nota de Partic.: 0 Av. Parcial 0 Data: 27/06/2016 10:32:02
 1a Questão (Ref.: 201501742316) Pontos: 1,0 / 1,0
Qual a diferença entre o Conhecimento Tácito e o Conhecimento Explícito ?
Resposta: O Conhecimento tácito é aquele que possuímos, que está em nossa mente, que está nas pessoas.Enquanto o explícito é aquele que podemos encontrar em livros, manuais, mídias concretas, internet, etc.
Gabarito: O Conhecimento Tácito consiste em hábitos e práticas pessoais, individuais, que dificilmente podem serexternalizados ou codificados, sendo repassados usualmente via educação/treinamento ou experiência pessoal. Já oConhecimento Explícito é um conhecimento articulado, codificado e armazenado, por exemplo, na forma demanuais, documentos e procedimentos registrados. Pode ser facilmente organizado, armazenado e repassado.
 2a Questão (Ref.: 201502348780) Pontos: 0,0 / 1,0
A competitividade atual tem levado as organizações a repensarem seus modelos de negócios e a seestruturarem para agir de maneira mais flexível, ágil e com respostas rápidas às mudanças no mercado. Assim,à medida que as empresas adquirem consciência da importância de inovar neste cenário competitivo podemdefinir uma estratégia que deve estar alinhada aos objetivos da organização e à sua visão de futuro.
Para que uma empresa desenvolva o chamado comportamento inovador, o que é necessário?
Resposta: É necessário que tenha pessoaas que façam acontecer, que são as "personas", sejam as que aprendam,as que controem e as que organizam.
Gabarito:
É necessário que ela implante a cultura organizacional do empreendedorismo e da inovação e que seusfuncionários sejam instigados a pensar seus produtos, processos e serviços continuamente, em busca damelhoria constante.
 3a Questão (Ref.: 201501911479) Pontos: 1,0 / 1,0
O valor do conhecimento é fundamental para a empresa moderna, que necessita retê-lo a todo custo. Considere asduas afirmativas a seguir e a relação entre elas.
I. As empresas, hoje em dia, tem investido em processos que transformem conhecimento tácico em conhecimentoexplícito
PORQUE
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
1 de 4 30/06/2016 09:57
II. O conhecimento tácito encontra-se disponível com as pessoas e não estão formalizados em mídias concretas,como manuais, sistemas e outros
 As afirmativas e I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
Ambas as afirmativas são falsas
As afirmativas e I e II são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa
 4a Questão (Ref.: 201502496746) Pontos: 1,0 / 1,0
De acordo com o que foi visto, o conhecimento é o saber, a instrução e a informação, formando assim umaestrutura que pode ter vários significados. Podemos dividir o conhecimento em vários tipos, mas os que nosremetem ao assunto são o conhecimento tácito e o explícito, e cada um tem seu conceito baseado em umavertente do conhecimento. Assinale a única alternativa que contém estes conceitos:
O conhecimento explícito é construído pelas nossas crenças, percepções, ideias, valores, emoções emodelos mentais. O conhecimento tácito é construído pela pesquisa, leitura e busca do conhecimento.
O conhecimento explícito comporta todos os saberes da humanidade, é nele que são baseados todos osconhecimentos. O conhecimento tácito é aquele conhecimento que trazemos desde nossa infância.
 O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de forma relativamente fácilde maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado etransmitido, pois envolve fatores pessoais.
O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento mais difícil de ser articulado e transmitido, pois envolvefatores pessoais. O conhecimento tácito é o tipo de conhecimento que pode ser transmitido de formarelativamente fácil de maneira formal entre os indivíduos.
O conhecimento explícito é o tipo de conhecimento não que pode ser transmitido de forma relativamentefácil de maneira formal entre os indivíduos. O conhecimento tácito é muito mais difícil de ser articulado etransmitido, pois envolve fatores pessoais.
 5a Questão (Ref.: 201502389219) Pontos: 0,0 / 1,0
Para que uma inovação aconteça é preciso que existam pessoas que façam com que ela aconteça. Quandoagrupamos pessoas inovadoras de acordo com suas características específicas podemos utilizar o termo"personas", que representa certas personagens que devem fazer parte da estrutura de cada um dosinovadores. Tom Kelley apresenta em seu livro "10 Personas importantes no processo de inovaçãotecnológica", divididas em 3 classes: personas que aprendem, personas que organizam e personas deconstrução.
Qual a única opção que não pertence as personas de construção?
 Saltador de obstáculos
Arquiteto de experiências
Contador de Histórias
Cenógrafo
 Cuidador
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
2 de 4 30/06/2016 09:57
 6a Questão (Ref.: 201501740689) Pontos: 1,0 / 1,0
A empresa Future and Us, que procura uma posição de liderança técnica e de mercado, começou a inovar. Ela temdado muito valor ao sistema de patentes e está se organizando para disputar com suas concorrentes. Seudepartamento de P & D é bem conceituado e está contratando técnicos e cientistas altamente qualificados. Aestratégia adotada pela empresa Future and Us é:
uma estratégia oportunista.
uma estratégia defensiva.
 uma estratégia ofensiva.
uma estratégia dependente.
não se trata de uma estratégia, e sim de um ataque.
 7a Questão (Ref.: 201501944783) Pontos: 0,5 / 0,5
Podemos resumir que empreender nos leva à expressão fazer acontecer: Quem empreende utiliza suas capacidadespara realizar alguma coisa que tenha valor para a sociedade. Como é visto no cenário atual do Empreendedorismo ?
como um processo criativo-finalístico
 com o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias emoportunidades
com uma média produtividade e retorno.
como sucesso garantido em suas conquistas
atividades da sociedade altamente centralizadas
 8a Questão (Ref.: 201501741113) Pontos: 0,5 / 0,5
Marivaldo fez vários cursos de culinária, finanças, obteve empréstimo no banco, montou uma equipe competentecom indicação de pessoas conceituadas, estudou os tipos de restaurantes do bairro e então, montou o seu própriorestaurante, com algo inédito diante da concorrência local. Podemos afirmar que o caso de Marivaldo é um exemplode empreendedorismo :
porque Marivaldo não correu qualquer tipo de risco e procurou criar todo o suporte de que fosse precisarpara o seu negócio.
apenas porque fez cursos, o que demonstra que buscou conhecimento.
 porque teve iniciativa ao buscar recursos, buscou conhecimento, aceitou riscos ao realizar o empréstimobancário, conta com uma rede de contatos, possui profissionais competentes, o que demonstra exigência deeficiência e qualidade.
apenas por Marivaldo ter realizado um planejamento minucioso ao montar sua ótima equipe .
porque chamou pessoas que não conhecia para trabalhar com ele, sendo pouco exigente, além de manterpouco controle do dinheiro que obteve através de empréstimo.
 9a Questão (Ref.: 201501914067) Pontos: 0,5 / 0,5
Inovação e criatividade são processos distintos que caminham sempre juntos. A criatividade, aliada aoconhecimento, é a base para o processo de inovação que, para ser desenvolvida, produz novas dificuldades quenecessitam ser novamente resolvidas com criatividade. Analise a seguir as afirmativas que revelam a relação entreinovação e criatividade:I) Inovar é implementar algonovo ou melhorar algum produto, processo ou serviço, usando a criatividade e oconhecimento;II) Para promover a inovação, é necessário desenvolver a capacidade criativa dos indivíduos e da organização;
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
3 de 4 30/06/2016 09:57
III) Inovar é colocar a criatividade em ação, aplicá-la para gerar ou agregar valor a um produto, processo ouserviço, através da combinação de outros produtos, processos ou serviços já existentes;IV) Para que a inovação aconteça é necessário que as pessoas sejam criativas na abordagem dos problemas.Marque a alternativa correta:
Apenas as sentenças II e III estão corretas
 Todas as sentenças estão corretas
Apenas a sentença I está correta
Apenas as sentenças III e IV estão corretas
Apenas as sentenças I e II estão corretas
 10a Questão (Ref.: 201501910769) Pontos: 0,5 / 0,5
Um problema é uma dificuldade que impede que uma vontade seja concretizada.Solucionar problemas exige a capacidade de criar adequadas representações da realidade (modelos) e, com ajudadelas, encontrar um algoritmo de Solução que explique como remover ou superar tal dificuldade.Assim, podemos classificar um problema em dois tipos distintos. Quais?
Difíceis e crônicos
Anomalias e especiais
Especiais e crônicos
 Anomalias e crônicos.
Anomalias e difíceis
Período de não visualização da prova: desde 22/06/2016 até 29/06/2016.
 
 
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
4 de 4 30/06/2016 09:57

Outros materiais