Buscar

AVS Introdução a ADM

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0580_AVS_201508254001 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	CLOVIS DE OLIVEIRA PARADELA
	Turma: 9020/AE
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 27/06/2016 18:04:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201508520477)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para a elaboração da Estratégia Empresarial é muito importante que a administração esteja atenta, pois precisa extrair o máximo das Oportunidades Externas e, também, se resguardar quanto às Ameaças Ambientais. Neste sentido, explique um exemplo de Oportunidade e um exemplo de Ameaça para as organizações.
		
	
Resposta: Oportunidade Externa pode ser dada por uma novo contrato, assim tendo que remanejar ou contratar novos funcionários para exercerem a função. O que vai ser um ponto positivo para a empresa, uma vez que a mesma aumenta sua lucratividade. Ameaças Ambientais pode ser dada por mudanças ambientais das quais não dependem de alguém para acontecer. Tipo mudanças climáticas, essas podem alterar alguma programação que a empresa tenha por conta de alterar o clima, solo e pode alterar o reteiro dos funcionários para irem trabalhar. Assim forçando a parte estrategica da empresa mudar o roteiro para aquele dia de trabalho. O que pode, também, diminuir a produção da empresa.
	
Gabarito:
Oportunidades: eventos importantes como a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, podendo afetar positivamente empresas de turismo, comunicação, lazer, promoções, infraestrutura, esportes; concessões de Governos, como isenções ou reduções de alíquotas, permitindo aumentos de produção, faturamento, lucro; quebras de safra de produtos agrícolas em outros países ou regiões, propiciando aumento de produção e/ou de preço.
Ameaças: revoltas populares; greves; custo de transportes; aumento de inflação; entrada de novo concorrente no mercado... Todas podem contribuir para redução e até paralisação de atividades empresariais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508510418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas:
1 - O estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo;
2 - A mensuração do desempenho a ser controlado;
3 - A comparação do desempenho atual com o desempenho esperado;
4 - A tomada de decisões assertivas para ajustar o desempenho atual. 
Estas fases devem ser interdependentes e interativas, por quê?
		
	
Resposta: Porque são fazes de um processo de controle, uma depende da outra para que aja um controle e que o processo esteja correto, que o processo se encaixe e forneça um resultado positivo.
	
Gabarito: Porque é um processo cíclico que se inicia com a determinação dos padrões para que possam ser acompanhados e o desempenho medido. Uma vez comparados, a ação corretiva é possível. Por isso devem ser interativas e interdependentes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201508521207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para um melhor entendimento do papel do administrador, é necessário que você conheça os três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. No nível operacional, o administrador realiza tarefas como:
		
	
	O nível operacional deve atuar como um articulador para assegurar o alinhamento entre todos os níveis, para que todas as tarefas sejam realizadas de acordo com o planejamento realizado pelos departamentos da empresa.
	
	O nível operacional equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, entre outros, atuando para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver suas atividades com qualidade
	
	No nível operacional, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa em um futuro distante.
	
	O nível operacional e o responsável por desenvolver tarefas importantes para organização, como formar equipes multidisciplinares, visando melhorar o clima organizacional.
	 
	O nível operacional é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509109500)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O departamento de marketing de uma organização ao elaborar uma análise Swot, verificou situações incontroláveis no seu macroambiente, dificultando a implementação do projeto do lançamento de um novo produto. Podemos considerar a seguinte fase desta análise:
		
	
	Fraquezas.
	
	Forças.
	 
	Ameaças.
	
	Oportunidades.
	
	Colaboração.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508455330)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa. Embora heterogêneos e diversificados, os planos operacionais podem estar relacionados com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos, entre outros. Baseado nesta informação assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Fluxo de caixa, orçamentos e despesas são exemplos de regulamentos.
	
	Os programas são os planos operacionais relacionados com o tempo.
	
	Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
	
	Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro.
	
	Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201508845619)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir do planejamento segue-se a organização. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo.
ASSIM, SOBRE ORGANIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR:
I - A organização é um sistema social, em que se destacam os conceitos de organização formal e informal com seus respectivos elementos.
II - A função organização abrange dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais.
III - A função organização, também chamada de desenho organizacional ou organização formal, retrata a configuração estrutural da empresa (seus órgãos e suas relações de interdependência) e seu funcionamento (os processos de atividades e de coordenação) capazes de conduzir ao alcance dos objetivos.
IV - Organização informal é o nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam.
Assim, assinale a ÙNICA alternativa correta:
		
	
	Somente o Item IV está incorreto.
	
	Todos os itens estão incorretos.
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	Somente os itens I, III e IV estão corretos.
	
	Somente o item I está incorreto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508980476)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na motivação, na liderança e na comunicação. Sobre liderança leia com atenção as afirmativas abaixo: I - No modelo de Liderança de Douglas McGregor, o líder X é autoritário, centralizador e o líder Y é participativo, delegador. II - Segundo a teoria de Herzberg, a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores: os de higiene e os de motivação. III - Os Fatores de Motivação de Herzberg são aqueles que são necessários à satisfação, sendo o salário o maior fator de motivação. IV - Pela pirâmide de Maslow as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização. Sobre as afirmativas acima, marque a resposta correta:Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas e as afirmativas III está incorreta.
	 
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas e a afirmativa I está incorreta.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas e a afirmativa II está incorreta.
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas e a afirmativa IV está incorreta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201508523034)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na atualidade um controle moderno e eficiente que oferece informações rápidas, em tempo real, e que facilitam a tomada de decisão dos gestores deve ser feito por meio de um:
		
	
	SGG - Sistema de Gestão Geral
	
	SFG - Sistema de Fundo Gerencial
	
	SIG - Sistema Interconectado Gerencial
	
	SIG - Sistema Interdisciplinar de Gestão
	 
	SIG - Sistema de Informação Gerencial
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201508855533)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Lúcia, dona de casa, 2º Grau, 28 anos, é moradora de uma cidade com mais de 500.000 habitantes. Em um estudo de segmentação de mercado a classificação de Lucia envolve as variáveis:
		
	 
	Demográfica e geográfica;
	
	Comportamental e psicográfica;
	
	Comportamental e geográfica;
	 
	Demográfica e comportamental;
	
	Psicográfica e demográfica.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201508545147)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O esforço sistematizado de transformação de competências individuais para otimizar o desempenho coletivo e atingir os fins desejados corresponde a qual atividade da Administração de Recursos Humanos (ARH):
		
	 
	Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
	
	Beneficiar Pessoas
	
	Recrutamento e Seleção de Pessoas
	
	Remuneração de Pessoas
	
	Recompensar Pessoas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes