Buscar

AV - Administração de novos negócios

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0431_AV_201301251518 » ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	FERNANDO QUERUBIM SARDINHA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 0  Data: 14/11/2015 08:39:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201301999761)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao estudarmos sobre o Plano de Negócios, aprendemos sobre os principais setores da economia brasileira. Apresente em sua resposta quais são estes setores e cite um exemplo para cada um.
		
	
Resposta: Em relação aos setores da economia podemos identificar que diversas áreas atual em conjunto com as empresas, denominados como stakeholders, que são : Governo Acionistas Fornecedores Clientes com isso um empresa sofre influência em suas atividades, pois todos os stakeholders possuem um papel importante nas organizações. Governo - atuar no controle e criação de leis e diretrizes específicas, visando a manutenção e delimitação de áreas de atuação, auxiliando a regulação do fluxo de mercado e contribuindo para que haja crescimento sustentavel das atividades econômicas desempenhadas pelas organizações privadas e públicas. ( MT, TSR, ALERJ e etc ) Instituições financeiras - de auxiliar o processo financeiro, de modo a criar meios mecanismos para concessão de crédito e outros serviços visando a manutenção e desenvolvimento tanto de seus clientes ( empresas) quanto as mesmas . Mercado - como sabemos é um sistema aberto, de modo que diversas empresas atuam, sendo um fator que contribui para busca constante de aprimoramento, tendo em vista a competitividade e necessidade de expansão e objetivos traçados pelas mesmas ( industria, comercio, ONGs, sindicatos e cooperativas ) Os setores que atuam são : Industria - Siderurgicas, Metalurgicas, automobilisticas ( PSA, VOLWS, GM, CSN, VOTARANTIM) Comercio - Varejistas, rede de lojas, drogarias ( CASAS BAHIA, RENNER, MODERNA) ONGs - entidades regiliosas ( IGREJAS ) Cooperativas - costureiras, trabalhos artesanais Agronegócio - fazendas, empresas familiares.
	
Gabarito: Comércio e Serviços, Indústria e Agronegócio. Os exemplos deverão estar relacionados a qualquer empresa do ramo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301331448)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Roteiro de um plano de negócio, em especial o grau de detalhamento, é de opção do empreendedor, e depende do tipo de operação. Identifique os pontos centrais que o empreendedor deve observar para o planejamento e a implementação de um negócio.
		
	
Resposta: Os pontos principais para elaboração do planejamento e implementação de um negócio consistem na definição : # missão, visão e valores da empresa; # Definição de áreas de atuação; # Buscar apoio ( treinamento, troca de experiências, pesquisas de empresas similares que já atuam no mercado ) visando adquirir ou aprimorar conhecimentos para complementar e embasar suas ideias de negócio e garantir a sustentabilidade e perenidade do negócio; Esses são alguns dos principais temas que um empreendedor precisa saber e aplicar para obter sucesso em seu negócio.
	
Gabarito: RESPOSTA ESPERADA: Público-alvo, local, registro e legalização da empresa, levantamento de equipamento, moveis e utensílios, divulgação, acordos comerciais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301900631)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
		
	
	Ambiente Geral.
	 
	Ambiente de Tarefa.
	
	Ambiente maior.
	
	Ambiente interno.
	
	Macro-ambiente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301337346)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Mariana Bernardes uma estudante de Administração, iniciou-se no negócio de fabricação de bolinho de bacalhau congelado, voltado para a clientela de restaurantes finos e lanchonetes. No seu preparo final, dispensa o uso de óleo de cozinha, permitindo o seu cozimento em forno convencional ou de micro-ondas, característica essa que levou a ter uma clientela fiel. Ela levou quase seis meses no desenvolvimento do produto, envolvendo teste, inicialmente com seus familiares e posteriormente com um público selecionado para tal finalidade, onde ela colheu opiniões e sugestões para a melhoria do produto. Considerando os fatores críticos para o sucesso de novos produtos, o fator-chave desse sucesso é:
		
	
	Qualidade e preço adequado no lançamento.
	 
	Pesquisa adequada de marketing.
	
	Atendimento de uma necessidade.
	 
	Grande vantagem do produto.
	
	Escolha dos canais corretos de distribuição.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301999756)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existem diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda. A partir das opções apresentadas, identifique o método que não deve ser adotado.
		
	 
	Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo.
	
	Basear-se em parâmetros externos, efeitos tributários sobre as vendas e sobre a margem de lucro líquida desejada de tributos sobre o lucro.
	 
	Cálculo do mark-up.
	
	Basear-se no retorno dos investimentos.
	
	Analisar os preços que estão sendo praticados no mercado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301999360)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao analisarmos o trecho a seguir: "... é a união de duas ou mais empresas com objetivos comuns entre si, podendo unirem-se por um determinado período de tempo, ou permanentemente", podemos afirmar que o mesmo revela o conceito de:
		
	 
	Joint Ventures.
	
	Planejamento estratégico.
	 
	Cisão.
	
	Outsurcing.
	
	Análise SWOT.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301326416)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não importa o ramo de atividade ou o tamanho da empresa, mas, desde que tenha um número razoável de colaboradores, ela precisa ser organizada. No sentido administrativo, organizar significa:
		
	
	Elaborar e desenvolver um projeto.
	
	Arrumar as áreas de trabalho colocando cada objeto no seu devido lugar.
	
	Elaborar o plano estratégico da empresa.
	 
	Definir as responsabilidades de cada pessoa ou grupo de pessoas que trabalha para a empresa.
	
	Elaborar o plano tático da empresa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301326761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objetivo da função Marketing e Vendas, segundo Maximiano (2006), entre outros, é o:
		
	
	Desenvolvimento de fornecedores.
	
	Desenvolvimento dos canais de suprimento de matérias-primas.
	
	Desenvolvimento de processos produtivos de produtos novos.
	
	Desenvolvimento de padrões de qualidade dos produtos.
	 
	Desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301330509)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno consiste em buscar, no quadro de funcionários da própria empresa, pessoas qualificadas para ocupar outros cargos. Isso pode ocorrer por meio de:
		
	 
	Transferência e promoção.
	
	Apenas por transferência.
	
	Treinamento.
	
	Recrutamento e seleção externa.
	
	Apenas promoção.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301338450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma empresa, a maximização de lucro desconsidera:
		
	
	A possibilidade de que os resultados realizados realizados posssam ser diferentes daqueles esperados.
	
	A aversão ao risco e ao lucro.
	
	Apenas o risco.
	
	Apenas o fluxo de caixa.
	 
	Não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes