Buscar

Av2 ADM Homem cultura e sociedade 1 sem

Prévia do material em texto

Av2 - Adm/cco - Homem, Cultura e Sociedade / Sociologia
Questão 1:
 __________ é mais que um sentimento espontâneo. É uma ideologia. Pois formula racionalmente o ponto de vista específico de um grupo, que busca convencer a todos de que seus argumentos valem universalmente. Com isso, ________ legitima estereótipos e preconceitos. Assinale o conceito que complementa a ideia da frase.
Alternativas
1 - A diversidade
2 - A relativização
3 - O multiculturalismo
4 - O racismo
5 - A alienação
Questão 2:
Uma educação que valorize a diversidade cultural deve ter por base:
Alternativas
1 - A necessidade de desenvolver processos para se compreender os conflitos, no sentido de fortalecer a identidade cultural de cada pessoa e de cada grupo, construindo processos de cooperação entre eles.
2 - Incutir em todos os sujeitos um modo de pensar único.
3 - Valoriza a cultura dos grupos excluídos historicamente, pois os mesmos já perderam bastante tempo e dinheiro.
4 - Construir as mediações para que cada um possa desenvolver sua autonomia em  sociedade, independente da vontade coletiva.
5 - Garantir direitos aos sujeitos historicamente excluídos via políticas públicas, só para os mais pobres. 
Questão 3:
Como a sociedade pode auxiliar no processo de desconstrução dos preconceitos existentes na sociedade ?
Alternativas
1 - Realizando atividades e discussões que reforcem as diferenças entre meninos e meninas, pois o preconceito e discriminação estão vinculados somente a questão da cor de pele.
2 - Realizando atividades e discussões que valorizem as diferenças existentes, colocando que todos os grupos são importantes, que não existe normas e regras sociais.
3 - Realizando atividades e discussões que valorizem os grupos culturais historicamente excluídos, como o negro e o índio, pois sabemos que a cultura branca já está instituída e não precisa ser trabalhada.
4 - Realizando atividades e discussões que valorizem as diferenças culturais existentes em sociedade, demonstrando que as diferenças são passageiras, que não tem vinculações históricas.
5 - Realizando atividade e discussões que valorizem as diferenças, dando voz a todos os grupos existentes na escola (brancos, negros, índios, homossexuais...) e mostrando que as diferenças são históricas. 
Questão 4:
Giddens (2001) alegando que o termo “_____________” serve para referir-se coletivamente a grupos que tenham sofrido preconceito nas mãos da sociedade “majoritária”. Esse termo trás a atenção para a difusão da discriminação. Podemos utilizar aqui também, o exemplo das crianças e adolescentes, dos idosos, dos homossexuais, dos negros, índios....ou seja, que tem menor valor dentro da sociedade. Assinale a alternativa que corresponde a esse conceito:
Alternativas
1 - Minoria cultural
2 - Relativização
3 - Racismo
4 - Evolucionismo
5 - Relativização
Questão 5:
Segundo Giddens (2001, p.205) o conceito que refere-se ao conjunto de relações sociais que permitem situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos ou competência com base em aspectos biologicamente  fundamentados é:
Alternativas
1 - raça
2 - etnia
3 - relativização
4 - classe social
5 - alienação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes