Buscar

apol 1 ao 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia a seguinte citação:
“As contribuições de Ausubel, apesar de, ou precisamente por sua restrição a um espaço concreto, mas crítico, do âmbito da aprendizagem, são muito importantes para a prática didática. Ausubel aborda a aprendizagem escolar, que para ele é fundamentalmente ’um tipo de aprendizagem que se refere a corpos organizados de material significativo’”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SACRISTÁN, J. Gimeno; GOMEZ, A. L. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. p. 37.
No que diz respeito à aprendizagem na teoria ausubeliana, deve-se levar em consideração três conceitos: aprendizagem de representações, aprendizagem de proposições e aprendizagem de conceitos. Nesse sentido, relacione corretamente os conceitos às suas respectivas características: 
Aprendizagem de representações
Aprendizagem de proposições
Aprendizagem de conceitos 
(  ) Tipo de aprendizado relacionado ao significado dos símbolos aprendidos.
(  ) Tipo de aprendizado relacionado à apreensão dos conceitos dos símbolos.
(  ) Tipo de aprendizado relacionado aos símbolos e à sua representação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	2 – 1 – 3.
	
	C
	3 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	1 – 3 – 2.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estrutura cognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas de Pscicologia. v. 2, n. 3, p. 91-94, 1994. p. 91. Link:: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf. Acesso em 05 mar. 2015.
Considerando o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Ausubel no que diz respeito a levar em conta os conhecimentos que o aluno traz consigo, aproxima-se dos preceitos de qual outro teórico?
	
	A
	Piaget.
	
	B
	Wallon.
	
	C
	Vygotsky.
	
	D
	Freud.
	
	E
	Karl Rogers.
“[Para Marx Weber,] o verdadeiro professor, se quiser manter a sua ‘integridade intelectual’, há de separar suas situações. Por um lado, ‘apresentar os fatos, determinar as suas relações matemáticas e lógicas, ou a estrutura interna dos valores culturais’, ou seja, as conexões causais concretas dos fatos (compreender o sentido das ações sociais) e, por outro, responder a perguntas sobre o valor da cultura e seus conteúdos individuais e à questão de como devemos a agir na comunidade cultural e nas associações políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_3_2002.pdf. Acesso em 17 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a contribuição de Weber para pensar a educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Alguns conceitos de Weber, como tipo social, economia, dominação e carisma ajudam a compreender as relações sociais dentro da escola, naquilo que conservam de uma instituição funcional e totalizadora.
II.( ) Weber não elaborou uma Sociologia da Educação, mas seus conceitos de dominação, burocracia e especialização ajudam a pensar os limites da educação tradicional.
III. (  ) Para Max Weber, a escola é uma instituição de formação moral que organiza a distribuição dos bens culturais, institui o status social e permite a integração dos diferentes grupos e classes sociais.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V

Outros materiais