Buscar

AVS Gestão da qualidade 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301464910)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1903 Henry Ford, fundou da Ford Motor Company que produzia massivamente automóveis de forma padronizada e uniforme, criava grandes estoques para abastecer a produção, testava a qualidade do produto no final da linha de montagem e reduzia custos através do controle de salários. Surge então o Fordismo, que determina então os Paradigmas Industriais. Em nosso estudo, verificamos que os Paradigmas Pós-Industriais são antagônicos aos Paradigmas Industriais. Sendo assim, relacione abaixo 4 Paradigmas Pós-Industriais.
		
	
Resposta: Os paradigmas pós industriais estão relacionados com o toyotismo, como seguem: Ausência de estoque; Estoque somente de matéria prima em todo o processo; A produção se dava em torno da demanda; Produção em pequenos lotes.
	
Gabarito: Produção em pequenos lotes, Produção flexível de uma variedade de tipos de produtos, Não existe estoque, Controle de qualidade integrado ao processo, Integração horizontal ou Aprendizagem na prática integrada ao planejamento a longo prazo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301436427)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O sistema da qualidade documentado é geralmente descrito como um conjunto de documentos de três níveis. O nível superior é o Manual da Qualidade, que fornece um guia para o auditor e fornece as evidências de que todos os requisitos do cliente estão sendo atingidos. O que deve descrever um Manual da Qualidade?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O Manual deve descrever como o sistema da qualidade atende a cada tópico dos requisitos. Tópicos não aplicáveis aos requisitos do cliente deverão ser identificados. A razão pela qual esses tópicos não se aplicam deve ser especificada
	
Fundamentação do(a) Professor(a): NÃO RESPONDIDA.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301464926)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos grandes desafios encontrados pelas empresas, é que os funcionários percebem que as mesmas, atuam de forma segmentada, setorizada, caixinhas que não se inter-relacionam. A visão de integração não é praticada e consequentemente percebida pelos funcionários. Dessa forma, pensando na saúde organizacional das empresas, como elas devem ser vistas por seus funcionários?
		
	
	Como um conjunto de pequenas partes em constante organização, atuando isoladamente com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que não se relacionam entre si, buscam a interação com o cliente de forma isolada, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	 
	Como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que funcionam de forma isolada em constante desagregação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes atuando com objetivos específicos e não interagindo internamente com outras partes da organização, atendendo um fim específico e bem determinado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301475389)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Depois do encerramento da reunião semanal a respeito do programa de qualidade, o gestor da unidade pensou em desenvolver um painel para enfatizar uma mensagem a respeito da atenção em produzir com qualidade. Pensou muito e relembrou da frase do autor Philip Crosby: "qualidade significa conformidade com os requisitos..." Essa frase quer dizer:
		
	
	Fazer e refazer faz parte da produção.
	
	Fazer e refazer para melhorar
	
	Fazer faz parte de um risco do erro
	
	Fazer certo reduzindo o tempo.
	 
	Fazer certo na primeira vez
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301890289)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes está a MISSÃO da organização. A MISSÃO é a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma e porque ela existe. Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que representa a MISSÃO de uma organização.
		
	
	¿Ser o melhor laboratório farmacêutico do Brasil, preferido pelos consumidores e profissionais de saúde, por viabilizar o acesso a produtos e serviços inovadores que proporcionam saúde e bem-estar para toda a população.¿ (Aché Laboratórios S.A.)
	
	"Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse". (Petrobras)
	
	"Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários." (Walmart)
	
	"Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo". (Avon)
	 
	"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável." (McDonald's)
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301494984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão de processos:
		
	
	privilegia a visão funcional da organização.
	
	tem como foco a alta gerência.
	
	impede o envolvimento dos funcionários de todos os níveis.
	
	dificulta o balanceamento do uso dos recursos.
	 
	possibilita uma visão mais ampla e horizontal do negócio.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301459398)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
Com relação à ISO, podemos afirmar que:
I. A ISO é conhecida por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
II. A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado através de permanente transferência de tecnologia, melhoria na qualidade de vida, na saúde, na segurança e na preservação do meio ambiente. 
III. A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	 
	os itens I, II e III
	 
	apenas o item I
	
	apenas o item II
	
	apenas os itens I e II
	
	apenas os itens II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301986770)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando procuramos uma empresa que tem reconhecimento como líder em certo processo e a contratamos para nos fornecer treinamento para adequação do mesmo processo na nossa empresa, estamos procurando aproveitar aquele conhecimento já adquirido para melhorar nossa qualidade. Dessa maneira, estamos empregando qual das ferramentas da Qualidade?
		
	
	Empowerment.
	
	Matriz GUT.
	
	Terceirização.
	 
	Benchmarking.
	
	Diagrama de Ishikawa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301418371)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Selma está utilizando o BSC em sua empresa. Ela ficou responsável por avaliar os seguintes indicadores: percentual de produtos defeituosos e quantidade de produto final. Qual perspectiva do BSC Selma está trabalhando?
		
	
	Financeiro
	
	Crescimento e Aprendizado
	 
	Processos Internos
	
	Mercado e Produção
	
	Clientes
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301462608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Premio Nacional de Qualidade-PNQ é concedido pela:
		
	
	Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
	 
	Fundação Nacional da Qualidade.
	
	Governo Federal, atraves do Ministerio do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
	
	Governo Federal através do Ministerio da Ciência e Tecnologia.
	
	GovernoFederal.

Outros materiais