Buscar

Fungos - Candida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fungos - Candida
Acadêmicos: Doglas José Jorge, Jennifer Vrés e Theodora Mordaski. 
Micose oportunista;
Microbiota natural;
Espécies: C. albicans, C. tropicalis, C. parapsilosis, C. guilliermondii, C. pseudotropicalis, C. krusei, C. lusitaniae e C. rugosa.
Candida spp.
Candida albicans: É um patógeno humano e causa micoses superficiais e profundas. A candidiase, doença muito comum, é causada por esta espécie.
Dimórfica: levedura/micélio;
Espécie de micélio vista em microscópio ótico.
Espécie de levedura Candida albicans vista em microscópio ótico.
Paciente, sexo feminino, cor parda, 34 anos, apresentou-se ao consultório odontológico com queixa principal de dor na língua. Realizou-se a anamnese investigando a história odonto-estomatológica, hábitos, história médica e antecedentes pessoais e familiares. A paciente referia apenas história de gastrite, porém encontrava-se assintomática e havia suspendido o uso de antiácidos, que normalmente era prescrito por seu médico assistente. Foi aferida sua pressão arterial e temperatura corporal no momento da consulta, tendo como resultados 110/70 e 36,5oC respectivamente, valores considerados dentro dos padrões da normalidade. Realizou-se exame clínico, observando placas brancas com bordas eritematosas, distribuídas em toda extensão da cavidade oral, com diâmetros diferenciados, principalmente na borda lateral da língua, com aspecto de uma lesão confluente. 
Caso clínico
Observou-se a presença de todos os elementos dentários. O diagnóstico de candidiase bucal foi baseado nos sinais e sintomas clínicos. Para o tratamento da lesão, utilizou-se a suspensão oral de Nistatina através de bochechos 4 vezes ao dia. Após 24 horas do início do tratamento tópico, a paciente ainda referia sensação de ardência e dificuldades para se alimentar. Optou-se então por iniciar a medicação sistêmica, com uso de Fluconazol 300 mg por dia, mantido por quatorze dias, período esse necessário para melhora completa da lesão e remissão dos sintomas. A paciente foi orientada a retornar ao consultório de gastroenterologia e adotar medidas básicas de higiene oral e controle de estresse.
As cândidas são leveduras ovais com cerca de 5 micrômetros que se multiplicam sexuadamente e assexuadamente por gemulação.
A candidíase pode ser manifestada por imunidade baixa, isto é, baixa defesa do organismo (indicando alimentação pouco satisfatória em quantidade e/ou qualidade); podendo estar relacionada ao estresse, mas também transtornos de ansiedade e quadros depressivos, bipolares e outros, e a doenças como diabetes e Lúpus eritematoso sistêmico. 
Causas 
Coleta adequada 
Biópsia;
Exame direto; 
Leite; 
Diagnóstico 
Cortes corados com método de prata pode mostrar leveduras em brotamento, pseudohifas e hifas;
Cultura em ágar sabouraud;
Critérios para o diagnóstico; 
Crescimento em CHROMagar; 
Perfil bioquímico - Auxanograma/Zimograma 
Colônia com leveduras em brotamento. 
C. albicans pode produzir pseudo-hifas.
Correção da causa predisponente. 
Nistatina, sulfato de cobre, miconazol, fluconazol, etc. 
Tratamento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais