Buscar

3ª SEMANA 2ªACQF MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O engenheiro Hélio Martins de Oliveira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, descreve no livro Materiais de Construção (L.A. Falcão Bauer) definições sobre materiais cimentícios. Ainda conforme discutido em sala de aula, pode-se considerar:
I)      Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clínquer constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
II)     O clínquer é um produto de natureza granular, resultante da calcinação de uma mistura de materiais argilosos e calcários, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
III)    O cimento Portland é um material granular proveniente da cominuição de rochas basálticas e pode ser empregado na construção civil.
IV)  Cimento Portland é o produto obtido pela calcinação do calcário a uma temperatura de aproximadamente 900ºC, depois dessa etapa esse material recebe a adição de proporções definidas de britas e areias.
V)   O clínquer é um produto de natureza granular resultante da pulverização de cloretos de sódio, com certa proporção natural, contendo, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Quanto às afirmações acima:
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	
	As afirmações III, IV e V estão corretas.
	
	
	As afirmações II e III estão corretas.

Outros materiais