Buscar

1ª SEMANA 2ªACQF MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
 
Pode-se dizer, então, que:
	
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	
	As afirmações I e V estão corretas.
	
	
	As afirmações II e V estão corretas.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações I e IV estão corretas.

Outros materiais