A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
exercicio supervisão aula 7

Pré-visualização | Página 1 de 1

Podemos observar que as formações propostas pelos sistemas de educação não têm alcançado os resultados esperados e os motivos podem ser, marque a resposta certa:
		
	
	
	
	 
	Os planos de formação acabam trabalhando com carências e urgências técnicas, buscando receitas, não dedicando o tempo necessário e não escolhendo formadores competentes.
	
	
	Necessidade de programas que favoreçam a necessidade da equipe de gestão.
	
	
	Ausência de impacto nos resultados escolares, análise das causas, novos enfoques e impulso voluntário.
	
	
	Visão micro e macro das necessidades dos pais e famílias.
	
	
	Elaboração de inúmeros planejamentos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Para nortear as ações do Supervisor pedagógico, destacamos que nos processos de formação continuada, três elementos são fundamentais, quais são eles? Aponte a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	O desejo, a ação e a avaliação.
	
	 
	A necessidade de analisar as carências formativas dos professores, de elaborar um plano geral de formação permanente e de liderar, acompanhar e continuar a formação.
	
	
	O fazer confuso, a indisposição com os colegas e o mau uso do planejamento.
	
	
	A proposta dos professores, a constatação de negligência e a avaliação.
	
	
	A Secretaria de educação e a escola autorizarem, também os alunos faltarem.
	
	
	
		3.
		Quando afirmamos que a Supervisão Pedagógica deve deixar de ser um recurso meramente técnico, para se tornar político, estamos nos referindo:
		
	
	
	
	
	Ao cumprimento das demandas específicas da escola.
	
	
	À necessidade da equipe de gestão ter um olhar para a ação do Supervisor pedagógico.
	
	
	Ao envolvimento do Supervisor pedagógico nos movimentos políticos do bairro.
	
	
	A um fazer que envolva, principalmente, o sistema de ensino como um todo.
	
	 
	À necessidade do Supervisor pedagógico ampliar seu campo de visão, trabalhando na melhoria das estratégias docentes com foco na melhoria da qualidade de vida dos alunos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		4. Participar e comprometer-se com a prática de valores que estimule os princípios educativos no âmbito escolar exige muito mais do que uma compreensão da realidade. Exige transparência e consciência da verdadeira função que cada ator tem em estruturar as suas ações e seus diálogos. Sendo assim, uma escola que tem como foco uma boa relação interpessoal, NÃO deve ser caracterizada por:
		
	
	
	
	
	Altos padrões éticos.
	
	
	Dialigicidade
	
	 
	Ênfase nos erros pessoais
	
	
	Tolerância.
	
	
	Respeito mútuo
	
	
	
		5.
		Observe a frase: "O Supervisor Pedagógico, por conta de sua posição estratégica, pode ser o elemento que melhor efetive a formação dos professores no próprio ambiente escolar, em situação de trabalho, pois assim esse processo ganhará sentido". Esse sentido a que estamos nos referindo se justifica pois:
		
	
	
	
	
	A formação na escola torna mais possível tornar esses professores especialistas em métodos e programas, com equipes multidisciplinares e também se torna mais fácil fazer diagnóstico das dificuldades.
	
	
	Na escola encontramos maior flexibilidade na organização com administrações e supervisões competentes e famílias acompanhando na formação de hábitos e atitudes.
	
	 
	A mudança concebida no próprio local de trabalho poderá expressar de forma mais fidedigna as necessidades e intenções de todos que ali atuam e, consequentemente, promover maior comprometimento, produzindo mudanças mais efetivas.
	
	
	Na escola teremos maior incentivo à participação permanente dos pais.
	
	
	A escola além de oferecer formação permanente, também pode aumentar a dedicação e estabilidade docente, compartilhando projetos educativos com os centros universitários.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Orsolon (2001) listou onze atuações/ atitudes do Supervisor Pedagógico desencadeadoras de mudanças. Essas ações contribuiriam para a transformação da escola a partir de um movimento conjunto de seus membros. Assinale a alternativa cuja a ação não contribui para favorecer esta transformação, almejada por Orsolon:
		
	
	
	
	 
	Evitar incentivar práticas curriculares inovadoras, inibindo a criação conjunta do currículo, pois seria um foco desarticulador da escola;
	
	
	Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar, visando inclusive o fortalecimento do trabalho pedagógico;
	
	
	Criar oportunidades de integração da pessoa do professor à escola, ampliando atuações e espaços de compartilhamento de experiências.
	
	
	Realizar um trabalho coletivo, integrando com os atores da escola;
	
	
	Investir na formação continuada dos professores na própria escola, possibilitando a percepção de que a proposta de transformação faz parte do projeto da escola;
	
	
	
 FINALIZAR AVALIANDO O APRENDIZADO 
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.