Buscar

acet-isopentila

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte Experimental:
	Foram colocados 15ml de álcool isopentílico e 20ml de ácido acético em um balão de fundo redondo. Em seguida, foram adicionados 4ml de H2SO4 e pedras de ebulição. O balão foi acoplado em um sistema de refluxo e aquecido para refluxar por 1 hora. 
	A mistura foi resfriada e transferida para um funil de separação contendo 55ml de água gelada. A amostra foi extraída e o balão foi lavado com 10ml de água gelada para certificar de que a extração tivesse um rendimento maior. A fase aquosa foi descartada e seguiu-se o experimento com a fase orgânica, a qual foi transferida para um béquer e adicionados 25ml de solução aquosa de bicarbonato de sódio 5%. A solução foi transferida para o funil de separação e extraída novamente a fase aquosa.
	Descartada a segunda fase aquosa, a fase orgânica foi transferida para um béquer, na qual se adicionou mais 25ml de solução aquosa de bicarbonato de sódio 5%. A solução voltou para o funil e foi extraída a fase aquosa. Foi medido o pH com papel tornassol dessa terceira fase aquosa, o qual indicava estar básica. Sendo assim, pode-se dar continuidade no experimento com a fase orgânica. 
	Na fase orgânica foram adicionados 25ml de água, 5ml de solução de cloreto de sódio e extraído novamente. Essa quarta fase aquosa foi descartada. A fase orgânica foi colocada em um erlenmeyer de 250ml e adicionados 2g de MgSO4. Agitou-se até a solução ficar límpida e a mesma foi guardada para a outra parte da prática.
	Na outra semana, a fase orgânica foi filtrada em papel pregueado, sendo o filtrado recolhido em um balão de fundo redondo. Em seguida, a fase orgânica foi colocada em sistema de destilação simples para que o álcool fosse separado do éster produzido. Anotou-se os valores de pressão atmosférica do laboratório e a temperatura registrada no termômetro,a fim de se fazer a correção do ponto de ebulição, como descrito na discussão. 
Conclusão:
O processo de destilação pode ser utilizado para se separar duas substancias ou uma substancia de uma solução. Nesse experimento, utilizamos a destilação simples na tentativa de separar o acido isopentílico do acetato de isopentila. Entretanto, o processo não foi muito eficiente e pouco apropriado, uma vez que as duas substâncias tem pontos de ebulição próximos. Um sistema de destilação fracionado seriado mais apropriado para a separação do acetato de isopentila. 
De acordo com os cálculos apresentados na sala de aula e com a massa de éster produzido nesse experimento, obteve-se um rendimento de 37%. Embora o rendimento seja baixo, o que deve-se a perda de solução durante a execução do experimento, esse procedimento é muito utilizado para purificação de substâncias produzidas no laboratório.

Outros materiais