Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	1a Questão (Ref.: 201601741600)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise a seguinte afirmativa: Tomando-se como referência os tipos puros de poder especificados por Weber, o poder carismático se confunde com o poder tradicional já que em ambos os modelos a legitimidade se constrói a partir da crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre". A afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique:
		
	
Resposta: Errado, pois o poder carismática é atraido
	
Gabarito: A afirmativa está ERRADA. O PODER TRADICIONAL se funda na crença do caráter sacro do PODER existente "desde sempre" - neste caso, a fonte do PODER é a que impõe vínculos aos próprios conteúdos das ordens que o senhor comunica aos súditos. Já no caso do PODER CARISMÁTICO, ele se caracteriza pela dedicação afetiva à pessoa do chefe e ao caráter sacro, à força heróica, ao valor exemplar ou ao poder do espírito e da palavra que o distinguem de maneira especial - neste caso a fonte do PODER diz respeito a TUDO O QUE É NOVO, AO QUE NUNCA EXISTIU, NÃO SUPORTANDO, PORTANTO, VÍNCULOS PREDETERMINADOS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601518446)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O capítulo 63 da novela mexicana "Rebelde", produzida pela rede Televisa e transmitida/dublada pelo SBT, trouxe o seguinte diálogo: Mia: Tipo assim, eu gosto muito de comprar. Bolsas, sapatos, maquiagem...tudo para ficar bem linda. Miguel (namorado da personagem): Ah, meu amor, você deve fazer o que gosta. Tem que pensar em você, Só tenha cuidado para que suas amigas não se aproveitem de você. Mia: Há! Mas isto é claro para mim, na hora que a gente precisa é cada um por si, não tem ninguém para ajudar. É por isso que eu penso primeiro em mim, segundo em mim e depois em mim.. Miguel: E em mim você não pensa? Mia: Só para carregar meus embrulhos!!!! Roberta: Essa barbie descerebrada não faz outra coisa senão comprar, comprar! É uma egoísta, uma individualista que só pensa em si. 1 - Os indivíduos compartilham, por viverem em sociedade, dos mesmos códigos de sentido, valores e significados. Tais características estão presentes em diversos eventos do cotidiano: brincadeiras, músicas, novelas. O trecho acima revela um valor presente na sociedade contemporânea. Neste sentido, segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique. 2- O texto apresenta a ideia de "pensar só em si mesmo", exemplo típico do individualismo crescente. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
		
	
Resposta: o Individualismo faz com que as pessoas compre tudo que ver para se esquivar de algo que lhe encomoda. Uma maneira de aliviar ou esquecer algum problema.
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: O objeto da sociologia para Weber é o sentido da ação social, que deve ser buscado pela apreensão da totalidade de significados e valores atribuídos pelos indivíduos. Nesse sentido, ele procura mostrar que não há apenas uma causa dos fenômenos sociais; através da ideia de "adequação de sentido", Weber mostra a convergência da ação em duas ou mais esferas que compõem o todo social (a economia, a política, a religiosa etc.), ou seja, a ação social é determinada por mais de uma causa, sendo que cada causa tem importância variada sobre a determinada ação. A ação social que vemos no texto é a: Ação Social com Relação a Fins Motivada pelo Cálculo Preciso do Objetivo de benefício Pessoal, Obtenção de Vantagens, Lucro Individual. 2.Proposta sugestiva de resposta: Weber afirma a absoluta singularidade histórica do capitalismo, e aponta a racionalidade econômica e a separação entre os produtores e os meios de produção como elementos de definição do sistema. Nesta perspectiva, vê o individualismo e a racionalização de condutas como elementos centrais da modernidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602134766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuído de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possui entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
	
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
	
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602330566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Enquanto as chamadas Ciências Naturais estudam a realidade natural, isto é, fatos simples, as que são denominadas de Ciências Sociais estudam:
		
	
	Fatos sociais denominados de fenômenos sincrônicos;
	
	Fatos naturais denominados de fenômenos sincrônicos;
	
	Fatos sociais denominados de fenômenos diacrônicos;
	
	Fatos naturais denominados de fenômenos fáceis;
	 
	Fatos sociais denominados de fenômenos complexos;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602108383)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atitude de interpretar uma cultura a partir do ponto de vista de uma outra cultura dominante, configura-se como :
		
	
	Atitude passiva
	 
	Atitude relativa
	
	Atitude cooperativa
	 
	Atitude etnocêntrica
	
	Atitude compreensiva
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601673966)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carta Capital - 06/03/2013 - Multidão acompanha cortejo de Hugo Chávez Brasília " Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde começou a ser velado. (...) A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana."Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez". A multidão que acompanhou o funeral de Hugo Chaves e as expressões do tipo "Chávez é nosso pai", reportada na notícia acima, nos recorda qual conceito central na teoria dos tipos puros de dominação elaborada por Max Weber?
		
	
	Dominação política.
	
	Dominação bolivariana.
	
	Dominação capitalista.
	
	Dominação protestante.
	 
	Dominação carismática.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601760561)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considere as seguintes afirmações: I. Durante o século XIX as potências europeias usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo capitalista II. O Positivismo era uma doutrina de característica psicológicas, filosófica e política que surgiu a partir do desenvolvimento do Iluminismo. III. O Darwinismo social é um dos elementos metodológicos da tríade conceitual materialista dialética, juntamente com o organicismo e o evolucionismo. IV. Organicismo compara a sociedade a um organismo vivo e considera os elementos constitutivosda sociedade como órgãos que devem contribuir para o equilíbrio e sobrevivência de todo o conjunto social. V . Evolucionismo social é uma teoria onde as sociedades são julgadas pelo seu nível de progresso, de desenvolvimento. São corretas as seguintes afirmativas:
		
	 
	I, IV e V
	 
	II, III e V
	 
	I e III
	 
	II, III e IV
	 
	I, II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602086968)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com Durkheim, ao estudarmos o comportamento do individuo, as maneiras de fazer algo, de sentir, como se portar ou pensar e que se localizam no exterior das consciências individuais, ainda que nelas opere alguma repercussão, sendo sempre movidos por energias sociais de origem coletiva, nunca individual, estamos nos referindo:
		
	 
	aos fatos sociais
	
	às ações sociais
	 
	às relações sociais
	
	às dominações sociais
	
	às reações sociais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602277476)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	
	Representa as ideias de uma classe dominante.
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais
	
	Está subordinada às condições materiais de existência
	
	É concebida como uma falsa consciência da realidade.
	 
	Pertence ao campo da superestrutura.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602175443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Isso é coisa de veado; Fulano parece uma bicha. Essas expressões, recorrentemente utilizadas, expressam que tipo de preconceito?
		
	
	Preconceito de classe
	 
	Preconceito de orientação sexual
	
	Preconceito de nacionalidade
	
	Preconceito de raça
	
	Preconceito de gênero

Outros materiais