Buscar

Aula 02 EXERCICIO_2016

Prévia do material em texto

Aluno: MICHELE SUELY DA SILVA E SILVA 
	Matrícula: 201201390141
	Disciplina: CEL0125 - METOD. DA PESQUISA  
	Período Acad.: 2016.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		1.
	
		Escolha do tema e delimitação deste são os dois primeiros passos de uma pesquisa acadêmica pois:
		
	
	
	
	
	
	o professor orientador definiu isso com o aval do MEC
	
	
	não são essenciais para constituição do TCC como um todo
	
	
	a Universidade em que estudamos determina isso
	
	
	nenhuma das respostas acima
	
	
	definem o encaminhamento geral (o foco da pesquisa) e qualitativo do TCC
	Gabarito Comentado
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		2.
	
		Ao escolher um determinado tema, deve-se levar em consideração alguns aspectos relevantes a realização da pesquisa científica: 
I. O interesse pessoal do pesquisador pelo assunto. 
II. O domínio que o pesquisador tem ou pode vir a adquirir sobre aquele assunto. 
III. A preferência por dedicar-se a alguma coisa totalmente desconhecida ou muito distante do domínio prévio do pesquisador. 
IV. Evitar assuntos muito vastos ou muito restritos. Assinale a afirmativa correta: 
		
	
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas 
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas 
	
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas 
	
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
	
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		3.
	
		Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. CASO 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. CASO 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria. 
		
	
	
	
	
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser genérico; no caso 2, não observou que o tema deve ser viável.
	
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	
	
	O caso 1 mostra que o tema pode ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	
	
	O caso 1 mostra que o tema não precisa ser delimitado no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser factível.
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		4.
	
		A ____________________ é considerada o segundo desafio que o pesquisador enfrenta na trajetória de elaboração de um trabalho científico, conforme estudado na aula 2. Esta fase costuma exigir experiência na área a ser investigada, implicando em vivência pessoal e profissional. Complete a lacuna com a opção correta: 
		
	
	
	
	
	
	Revisão de Literatura
	
	
	Bibliografia
	
	
	Problematização do tema
	
	
	Delimitação do tema
	
	
	Escolha do tema
	Gabarito Comentado
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		5.
	
		Um das maneiras de ajudar pesquisadores/estudantes a trabalhar a delimitação de um tema está em perceber a natureza e o papel dos conceitos, bem como as relações entre eles, formando ideias-chave hierarquicamente organizadas, mediadas por palavras ou verbos de ligação. Esta técnica é denominada de: 
		
	
	
	
	
	
	estrutura cognitiva
	
	
	fontes primárias 
	
	
	anteprojeto 
	
	
	mapa conceitual 
	
	
	trabalho de conclusão de curso 
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	
		6.
	
		Um trabalho de pesquisa exige uma elaboração cuidadosa que se inicia com a definição de um tema que precisa ser delimitado adequadamente. Qual das opções abaixo corresponde ao ato de delimitação temática de um trabalho de pesquisa científica?
		
	
	
	
	
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, precisamos estruturar o trabalho de pesquisa segundo múltiplas concepções sem determinar um recorte temático específico.
	
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito teórico, precisamos abranger todas as suas possibilidade a fim de conseguirmos nos aprofundar menos a respeito.
	
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, precisamos fazer o recorte temático deste, selecionando uma parte específica a fim de podermos nos aprofundar a respeito.
	
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito mais abrangente, não precisamos recortar uma parte deste, de forma mais específica, a fim de evitarmos nos aprofundar mais a respeito em termos qualitativos.
	
	
	Ao escolhermos um assunto, que é um conceito menos abrangente, não precisamos recortar uma parte deste, pois o critério quantitativo é o único possível na realização de uma pesquisa acadêmica.

Continue navegando