Buscar

AV INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0251_AV_201404082311 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	CLOVIS DE OLIVEIRA PARADELA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 14:21:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201404321561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A direção é uma das quatro funções da administração e está relacionada com todas as atividades organizacionais que envolvem a interação entre a administradores e trabalhadores. Descreva o que se entende por dirigir.
		
	 Resposta: A direção busca liderar, motivar, estimular, apoiar e orientar os trabalhadores para que sejam atingidos os objetivos traçados no planejamento.
	
Gabarito: Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum. Trata-se de uma tarefa desafiadora, uma vez que busca a harmonia em uma relação geralmente conflituosa: a compatibilidade entre os objetivos e interesses individuais com os objetivos e interesses organizacionais.
	
	 2a Questão (Ref.: 201404333547)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atividade de marketing está presente desde o momento da concepção dos produtos e serviços até o ato final, quando da sua entrega ao consumidor. A correta gestão do marketing possui três eixos de ação. Comente sobre estes três eixos.
	
	Resposta: Os três eixos de ação do marketing são o preço, que corresponde ao valor do produto tendo como parâmetros os clientes, concorrentes e demais fatores externos; a propaganda, que entre as prática estão comerciais na mídia (TV, rádio, internet) ou banners, etc... e a promoção, como por exemplo brindes e amostras grátis.
	Gabarito: O aluno em seu comentário deve mencionar sobre o foco na satisfação do cliente, a integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente e a realização dos objetivos organizacionais.
	
	 3a Questão (Ref.: 201404769710)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entender o processo administrativo é a essência do enfoque funcional da Administração. O processo administrativo engloba os seguintes subprocessos ou funções administrativas:
		
	
	Programar, Otimizar, Dirigir e Controlar.
	
	Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Avaliar.
	 
	Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
	
	Programar, Organizar, Dirigir e Avaliar.
	
	Programar, Organizar, Dirigir e Controlar.
	
	 4a Questão (Ref.: 201404322471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização são denominados:
		
	
	táticos
	
	funcionais
	
	departamentais
	
	operacionais
	 
	estratégicos
	
	 5a Questão (Ref.: 201404108363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Samuel C. Certo (2005), "Planejamento é o processo de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los". O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	O planejamento tático é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é menos genérico e mais detalhado.
	
	O planejamento operacional é feito para longo prazo, aborda a organização como um todo e é genérico e sintético.
	
	O planejamento estratégico é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é detalhado e analítico.
	
	O planejamento operacional é feito para curto prazo, aborda a organização como um todo e é detalhado e analítico.
	
	O planejamento tático é feito para longo prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é genérico e sintético.
	
	 6a Questão (Ref.: 201404319577)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No processo administrativo "organização", por que departamentalizar?
		
	
	Número crescente de colaboradores na Organização
	
	Surge pela necessidade do espaço e da cultura na organização
	
	Dificuldade no entendimento das áreas para um melhor desempenho
	
	Carência de mão de obra nos processos administrativos
	 
	Diferenciar e especializar as áreas no desenvolvimento dos processos
	
	 7a Questão (Ref.: 201404839362)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Qual a função administrativa que trabalha dando esta orientação?
		
	
	Técnicas
	
	Planejamento
	
	Controle
	
	Organização
	 
	Direção
	
	 8a Questão (Ref.: 201404331308)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a função da administração que busca ajustar-se a certos requisitos (baseia-se em planos e requer uma estrutura organizacional) para avaliar e monitorar o desempenho global da empresa, por intermédio de resumos e relatórios contábeis e orçamentários, assim como por meio da análise do retorno sobre o investimento, etc.?
		
	
	Coordenação.
	
	Direção.
	
	Planejamento.
	 
	Controle.
	
	Organização.
	
	 9a Questão (Ref.: 201404667312)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Depois de estabelecer definições sobre as prioridades competitivas, a área de administração de operações precisa fazer o planejamento das operações da empresa de modo que concretize os objetivos estratégicos, tomando decisões em relação a alguns aspectos. Marque a afirmativa FALSA referente a esses aspectos e seus principais objetivos:
		
	
	PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE: Depois de tomar a decisão sobre os produtos e serviços a serem produzidos, a próxima etapa do planejamento das operações trata da decisão sobre a capacidade do sistema de operações. Esse planejamento relaciona-se diretamente com as expectativas da demanda futura da organização.
	
	PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO: Esta etapa do planejamento cuida da definição dos métodos ou técnicas de produção mais adequados para as operações de uma empresa.
	
	PROJETO DE PRODUTO OU SERVIÇO: Esta atividade consiste na tomada de decisão em relação aos produtos ou serviços que a organização quer produzir.
	 
	PLANEJAMENTO DO ARRANJO FÍSICO: Esta primeira etapa do planejamento estratégico do sistema de operações trata do planejamento do arranjo físico ou do "layout", ou seja, envolve a decoração das salas.
	
	PLANEJAMENTO DA LOCALIZAÇÃO: Este tipo de planejamento trata da decisão quanto à localização geográfica das instalações de uma empresa.
	
	 10a Questão (Ref.: 201404356283)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Janaína, Gerente Financeira da empresa Guloseimas, está querendo preencher as vagas existentes em sua área mediante a realocação de funcionários da empresa por meio de promoções ou transferências. Neste caso, a Gerente deve utilizar qual tipo de recrutamento:
		
	
	Fechado
	
	Externo
	
	Semiaberto
	
	Aberto
	 
	Interno

Outros materiais