Buscar

Infraestrutura de TI da car Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Infraestrutura de TI da car.com impulsiona rápido crescimento do negócio
Se já tentou pesquisar ou comprar um carro on-line nos Estados Unidos, já deve ter visitado o site Cars.com, destino número um para os compradores de automóveis on-line norte-americanos. Com informações completas sobre preço, galeria de fotos, ferramentas de comparação lado a lado, vídeos e uma enorme seleção de carros novos e usados, o Cars.com oferece aos compradores as informações das quais precisam para tomar decisões de compra confiantes.
Não é surpresa, portanto, que a empresa tenha experimentado um crescimento explosivo. Em 2008, o site vivenciou um trafego recorde e foi líder de vendas, infelizmente, seus sistemas de informação não conseguira, acompanhar sua agressiva estratégia de negócios e expansão. A Cars.com estava repleta de um conjunto de tecnologias que evoluíram ao longo de dez anos e tornaram difícil a realização de qualquer trabalho. Ela utilizava múltiplas versões do Linux – inclusive a AGT, que já não é obsoleta – bem como servidores HP e Sun Microsystems ultrapassados nos quais funcionava Java BEA. De acordo com Manay Montejano, executivo-chefe de tecnologia da empresa, “nós não só possuíamos diferentes tecnologias de diferentes fornecedores, como também múltiplas versões dessas tecnologias”. Como resultado, a equipe de sistemas de informação da Cars.com gastava mais tempo tentando integrar sistemas e software legados do que desenvolvendo aplicações que atendessem às novas demandas do negócio.
Em conjunto com os consultores da Perficient, a gerencia da Cars.com decidiu que teria de substituir toda infraestrutura de Tida empresa para alcançar seus objetivos de negócios. O projeto teve início em janeiro de 2007. A Cars.com optou por uma plataforma IBM e uma arquitetura orientada a serviços (SOA – service oriented architecture). O servidor de aplicações IBM WebSphere funciona em quatro servidores da série IBM Power com microprocessadores P5 rodando AIX, a versão da IBM para o sistema operacional UNIX. Os servidores IBM reduziram significativamente os custos do centro de dados da Cars.com, pois possuem requisitos mais simples de energia, refrigeração e espaço.
A aplicação da Cars.com em funcionamento no servidor de aplicações é escrita em Java. O Information Server, da IBM, combina as informações de usuários finais e vendedores para que possa integra-las às aplicações da empresa. Com milhões de veículos no estoque do site, os compradores podem encontrar com precisão o que procuram. O software IBM Rational ajuda os programadores da Cars.com a projetar, desenvolver e testar aplicações Java rapidamente. O ambiente SOA permite que a empresa construa novas aplicações e serviços com maior agilidade através de tecnologia plug-and-play.
Até agora, os investimentos da Cars.com em nova infraestrutura de TI resultaram em retornos significativos. A empresa pode desenvolver novos sistemas com muito mais rapidez e, agora, o departamento de sistemas de informação dispõe de tempo e recursos para criar projetos que ajudem no crescimento da empresa. A nova infraestrutura permitiu, por exemplo, que a empresa participasse dos intervalos do Super Bowl, já que atualmente os sistemas da empresa conseguem suportar os altos picos de tráfego que ocorriam quando seus dois comerciais de 30 segundos apareciam na televisão. A infraestrutura também permitiu que a Cars.com se tornasse o fornecedor exclusivo da listagem de carros usados e de serviços exclusivos para vendedores particulares da Yahoo Autos. O fechamento das vendas aumentou 40 por cento ao longo de 2007. Gestão de estoque de 2.7 milhões de veículos, milhares de vendedores e milhões de visitantes únicos a cada mês; a nova infraestrutura de TI da Cars.com está claramente cumprindo seu papel.

Outros materiais