Buscar

Trabalho sobre Estado e Estado de Bem-Estar Social de Luiz Antônio Leite Ramos

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
Luiz Antônio Leite Ramos, RU 807133
PORTFÓLIO
CICLO 01– MÓDULO B– FASE I
Serviço Social
MINAS NOVAS/MG
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
PORTFÓLIO
CICLO 01– MÓDULO B– FASE I
Serviço Social
Relatório do Portfólio do Ciclo01, Módulo B, Fase I apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.
Tutor Local: Maria Cláudia Andrade
Centro Associado (PAP):Pólo de Capelinha/MG
MINAS NOVAS/MG
2016
ESTADOE ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL – WELFARE STATE
Introdução
O presente trabalho tem por finalidade esclarecer a origem e o conceito de Estado e sua correlação com os fatores econômicos, políticos e sociais. Outro tema abordado é sobre a Organização Política econômica denominada Welfare State, também conhecido como Estado de Bem-Estar Social. 
ESTADO
2.1. Desenvolvimento
Estado é uma sociedade politicamente organizada, composta fisicamente por um contingente populacional (povo) abrigado dentro de uma área territorial com objetivos determinados. Os elementos essenciais à formação do Estado são: o território, a população e a soberania. Esse último garantido através das leis que regem o país e delimitam suas fronteiras. O Estado representa tudo que é público dentro de um país, como por exemplo: escolas, hospitais, forças armadas, polícia, órgãos estatais, entre outros.
No que tange a Estado, vale ressaltar a diferenciação existente entre o mesmo e Governo, sendo esse último apenas mais uma das instituições que compõem o Estado, ou seja, é a esfera pública responsável por administrá-lo. Outra grande diferença entre Governo e Estado está na questão da hierarquia entre ambos. O primeiro predomina a transitoriedade, ressalvados alguns casos, já no segundo o caráter permanente predomina.
Outra confusão corriqueira está na associação inequívoca que se faz entre Estado e Nação. Esse último se refere a um conjunto inexato de pessoas que convivem no mesmo espaço territorial, que falam o mesmo idioma e estão ligadas pelos mesmos traços culturais que os identificam, o que se denomina povo.
Não é regra que dentro de um mesmo Estado só exista uma única nação. Como vemos na Espanha, onde existem varias nações com traços culturais distintos dentro de um mesmo país, como por exemplo: bascos, catalães, navarros, espanhóis entre outros. Outro fato que pode ocorrer é o chamado Estado sem Nação, ou seja, sem território constituído, onde temos na figura dos Curdos um exemplo prático.
O escritor Roosevelt Queiroz, em livro de sua autoria entitulado Formação e Gestão de Políticas Públicas conceitua (2012, p. 27). “É possível que o Estado, que entendemos como o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação, tenha surgido como instrumento por meio do qual os homens exercitariam a força da cooperação entre eles e, assim, conseguiriam enfrentar com melhores resultados as adversidades do meio ambiente.” Nesta mesma obra, Roosevelt pondera: “deforma simplificada, podemos perceber o Estado como um contrato social (representado por uma Constituição) que os homens fazem entre si e no qual cada um cede uma parte de sua liberdade, para que este possa regular as relações entre eles e, assim, prover a prosperidade de todos.”
O economista e cientista social Luiz Carlos Bresser Pereira define Estado como (1995b, p. 8) “uma organização burocrática ou aparelho que se diferencia essencialmente das demais organizações, porque é a única que dispõe de poder extroverso – de um poder político que ultrapassa os seus próprios limites organizacionais”.
ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL – WELFARE STATE
3.1. Desenvolvimento
Esta medida organizacional surgiu com grande veemência, Pós-Segunda Guerra Mundial com o objetivo de recuperar a estrutura financeira dos países afetados pela guerra.  Ela tinha como objetivo reestruturar a economia financeira dos países atingidos pela crise. Essa medida foi baseada na Teoria Geral do economista britânico John Maynard Keynes, cuja essência consistia em suprir as necessidades básicas da população tais como: saúde, trabalho, educação e assistência previdenciária. Após a implantação desta medida, o Estado torna-se responsável direto a dirimir os problemas de ordem social, fazendo assim um atributo de suas funções.
Antônio Gasparetto Júnior dissertando sobre Estado de Bem-Estar Social diz “que o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção e defesa social. O Estado atua ao lado de Sindicatos e Empresas Privadas, atendendo as características de cada país, com o intuito de garantir serviços públicos e proteção à população.”
O autor supracitado em uma de suas ponderações diz que “no Brasil houve um esboço de implantação do Estado de Bem-Estar social nas décadas de 1970 e 1980. Todavia, o modelo não seria aplicado como investimento produtivo na sociedade, mas de forma assistencialista. Logo, o que se verificou foi à manutenção da acentuada desigualdade social, os elevados índices de pobreza e o insucesso no Índice de Desenvolvimento Humano.”
O portal cibernético Toda Matéria diz que o Estado de Bem-Estar Social “é uma perspectiva de Estado para o campo social e econômico, na qual a distribuição de renda para a população, bem como a prestação de serviços públicos básicos, é visto como uma forma de combate as desigualdades sociais.”
O referido Portal conceitua como característica principal do Bem-Estar Social “a defesa dos direitos dos cidadãos à saúde, à educação, etc.; A despeito disso, o modelo mais conhecido de políticas públicas é o Keynesiano, de John Maynard Keynes (1883-1946), que rompe com a visão de livre-mercado em favor da intervenção estatal da economia.” Mais à frente, o referido portal diz que “a principal causa que precipitou a implementação de Estados de Bem-Estar Social pelo mundo foi a crise do Liberalismo, o modelo que pregava a liberdade de mercado em relação ao Estado.”
4. Conclusão
Conclui-se, portanto, do presente trabalho que o Estado é de suma importância para a formação de uma sociedade organizada e bem estruturada. Muito disso se deve à implementação de leis e medidas organizacionais que regem o convívio social, promovendo o bem comum entre as pessoas de maneira civilizada e ordeira através das políticas assistenciais oferecidas pelo Estado.
Referências
Queiroz, Roosevelt Brasil de. Livro Formação e Gestão de Políticas Públicas. Coritiba: Intersaberes, 2012.
Pereira, Luiz Carlos Bresser - (1995b, p. 8)
Júnior, Antônio Gasparetto. Estado de Bem-Estar Social. Link:http://www.infoescola.com/sociedade/estado-de-bem-estar-social/
Portal Toda Matéria. Estado de Bem-Estar Social. Link:http://www.todamateria.com.br/estado-de-bem-estar-social/

Continue navegando