Buscar

CONT. MET E PRATICA. ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENTAL AV I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT.ENSINO. DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. AMBIENTAL
AV I
1 – Questão-Borges (1996) destaca que para o construtivismo, o conhecimento não se encontra em nós, nem fora de nós, mas é construído, progressivamente, pelas interações que são estabelecidas; sendo assim a ciência é vista como um processo dinâmico. Neste contexto, pode ser considerada uma das características da concepção construtiva:
R . Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.
2- Questão- Na educação contemporânea , o ensino de Ciência permite reconstruir:
 R.. I-A relação ser humano/ natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e universal.
III. O desperta nas crianças e jovens a curiosidade pelas coisas do mundo, pelos seus processos e fenômeno.---- I E III
3- QUESTÃO- Durante o período Militar de 1964, pretendia-se modernizar e desenvolver o país. O ensino de ciências passou a fazer parte da formação profissional, com a aprovação da lei 5692, de 1971. Houve grande expansão da rede privada do ensino superior, devido a movimentos estudantis. Quais foram os fatos que marcaram o período das décadas de 1970 e 1980 e que implicações eles tiveram para o ensino de Ciências?
R – O período foi de muitas crises sociais e econômicas e também marcado por uma crise energética que atingia todo mundo. Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época , levando o ensino de ciências a repensar seus objetivos e a considerar implicações sócias do desenvolvimento cientifico.
4- Questão- No que se refere ao conhecimento Escolar:
I-abrange conteúdos, métodos e técnicas específicas do espaço escolar.
R – somente a alternativa I esta correta
5 QUESTÃO- Quatro anos após a promulgação da constituição de 1988, aconteceu no Rio de Janeiro o mais importante evento sobre desenvolvimento sustentável:
R. A Rio- ECO 92
6- QUESTÃO- Nas décadas de 80 e 90, houve grande preocupação por parte dos educadores em pensar os currículos escolares a partir de contextos naturais e sócias onde as Ciências Naturais se aproximam das Ciências Humanas e Sócias. Isso culminou, em 1988. com a produção:
R- dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação.
7- QUESTÃO- Segundo Bizzo(2002), “ o domínio do conhecimento cientifico hoje em dia é indispensável para que se possa realizar tarefas triviais como ler o jornal ou assistir televisão. Da mesma forma, decisões a respeito de questões ambientais por exemplo, não podem prescindir da informação científica que deve estar ao alcance de todos”, da mistura do leite com manga ao preparo da mandioca até ao exemplo trágico e extremo que foi o acidente de 1987 em Goiânia (GO) quando um aparelho de radioterapia “ um cilindro” foi levado por dois catadores que o venderam a um ferro velho e nesse o dono distribuiu para a família causando mortes e contaminação de muitas pessoas. Qual o papel da escola frente a acontecimentos como esse ?
R- proporcionar acesso a todas as formas de conhecimentos ( seja ele cultural, científico e artístico).
8- QUESTÃO- Segundo Sato (2002), a Educação Ambiental “ sustenta todas as atividades e impulsiona os aspectos físicos, biológicos, sociais culturais dos seres humanos”. Sendo assim, podemos considerar que o trabalho com a Educação Ambiental apresenta-se como uma peça importante no currículo escolar. Há diferentes formas de incluir a temática ambiental nos currículos escolares, EXCETO.
R – Produção de matérias e utilização do livro didático como única fonte de informação.
9- QUESTÃO- A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92 trouxe Chefes de Estados de mais de 130 paises para o Raio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destacam-se a Carta da Terra e a Agenda 21. são características marcantes da Agenda 21:
I – A ORIENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA DIREÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL .
A AMPLIAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO PÚBLICA, COMPREENDENDOAÇÕES DESTINADAS ÁS COMUNIDADES.
R – I E II
10- Questão- Os PCNs estabelecem alguns critérios para a avaliação das capacidades desenvolvidas pelo estudante nos dois primeiros ciclos, para o primeiro ciclo, o aluno devera ser capaz de fazer.
R- Buscar informações em um grupo; identificar semelhanças e diferenças entre ambientes; identificar o material de que os objetivos são feitos.

Outros materiais