Buscar

apol 3 sistemas de informações gerenciais sandro 80 %.

Prévia do material em texto

Questão 2/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Um sistema ERP segue o modelo Cliente/Servidor, sendo composto por três camadas. Correlacione a primeira coluna que contêm o nome da camada de acordo com a segunda, que possui o conceito da mesma e assinale a alternativa que contêm a sequência correta de cima para baixo: 
 
 A 3 – 1 – 2 
 B 2 – 3 – 1 
 C 3 – 2 – 1 
 D 1 – 2 – 3 
Questão 1/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL O processo de avaliação e seleção de um produto ERP deve ser tratado com uma atenção muito especial e deve envolver, além da área de TI, todos os responsáveis pelas áreas de negócios que serão afetadas. Em relação aos fatores críticos de sucesso (FCS pessoas), analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
 A Custos elevados. 
 B Cultura organizacional. 
 C Envolvimento e motivação. 
 D Sistemas legados. 
Questão 3/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 
Para Turban, Rainer Junior e Potter (2003, p. 41), “Não é possível criar de forma eficiente uma empresa do século 21 com tecnologia do século 20, que é orientada funcionalmente”. Isso porque a estrutura funcional tende a não permitir que os departamentos comuniquem-se através de sistemas. Muitas vezes, os dados de vendas, produção e estoque são incluídos separadamente, em sistemas isolados, no entanto, o processamento deve ser realizado simultaneamente. Daí a importância de os sistemas serem integrados. Muitos benefícios tangíveis e intangíveis são advindos da integração de sistemas de informações. Desta forma, relacione a coluna 1 com suas respectivas características (Coluna 2) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. COLUNA 1 1 - BENEFÍCIOS TANGÍVEIS 2 - BENEFÍCIOS INTANGÍVEIS COLUNA 2 ( ) Satisfação dos clientes ( ) Flexibilidade e agilidade ( ) Aumento das receitas / lucros ( ) Entregas pontuais 
 A 2 – 1 – 2 – 1 
 B 1 – 1 – 2 – 2 
 C 2 – 2 – 1 – 1 
 D 1 – 2 – 1 – 2 
Questão 4/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Observamos no decorrer da disciplina que o desenvolvimento dos sistemas ERP foi baseado nas melhores práticas adotadas pela indústria. Portanto, a implantação de um ERP envolve não apenas a instalação de um software, mas também a reestruturação dos processos existentes na empresa. O início do processo de implantação de um sistema de ERP pode acontecer de duas formas: por big-bang ou por abordagem de fases. No que se refere ao processo por fases, marque V para as alternativas corretas e F para as alternativas erradas, em seguida, identifique a opção com a sequência correta de resposta: ( ) Existe o risco de que as operações da empresa sofram uma paralização causada pela entrada em produção dos módulos ERP. ( ) Não há necessidade de se desenvolver interfaces entre os processos contemplados no projeto e não há remodelamento do sistema. ( ) A implantação contempla todos os módulos de um ERP sem uma definição de 
prioridades ou sequenciamento lógico. ( ) Deve-se desenvolver interfaces e, o risco de implantação é menor, já que os módulos são colocados em produção gradativamente. 
 A V – F – V – F 
 B F – V – V – V 
 C V – V – F – F 
 D F – F – F – V 
Questão 5/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL O desenvolvimento dos sistemas ERP foi baseado nas melhores práticas adotadas pela indústria. Portanto, a implantação de um ERP envolve não apenas a instalação de um software, mas também a reestruturação dos processos existentes na empresa. O início do processo de implantação de um sistema de ERP pode acontecer de duas formas: por big-bang ou por abordagem de fases. Marque V para as proposições Verdadeiras e F para as Falsas e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta no que se refere ao processo por big-bang. ( ) A implantação contempla todos os módulos de um ERP sem uma definição de prioridades ou sequenciamento lógico. ( ) Remodelamentos podem ser necessários em virtude da entrada gradativa dos módulos. ( ) Não há necessidade de se desenvolver interfaces entre os processos contemplados no projeto e não há remodelamento do sistema. ( ) Existe o risco de que as operações da empresa sofram uma paralização causada pela entrada em produção dos módulos ERP. 
 A F – V – F – V 
 B V – V – V – V 
 C F – F – V – V 
 D V – F – V – F 
Questão 6/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL O objetivo maior de um ERP é a integração dos dados organizacionais e sua disponibilidade em tempo real. Para isso, opera por meio de um banco de dados único, que é compartilhado por todas as aplicações. No que se refere às principais vantagens de um ERP, relacione a coluna 1 com a 2 e, em seguida, assinale a alternativa que 
apresenta a sequência correta. 
1. Elimina a redundância ( ) Sempre que um dado é alterado no sistema, esse reflete em todos os módulos do sistema, permitindo, assim, que a informação esteja sempre atualizada. 2. Maior integridade das informações ( ) Como os dados que são digitados no sistema ficam armazenados em um banco de dados único e compartilhado, é possível evitar a ocorrência de dados suplicados e o retrabalho de digitação.3. Maior segurança sobre os processos de negócios ( ) Para se tornar usuário do sistema, deve-se possuir um login e uma senha. Dessa forma, as transações efetuadas ficam armazenadas em um arquivo “log”, possível de auditoria.4. Permite rastreabilidade de informações ( ) A arquitetura de um ERP, que tem base nas boas práticas, concede aos processos de negócios maior segurança. 
 A 1 – 2 – 4 – 3 
 B 2 – 1 – 4 – 3 
 C 4 – 3 – 2 – 1 
 D 3 – 4 – 1 – 2 
Questão 7/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Para Polloni (2000, p. 23), sistema corresponde a um “conjunto de partes coordenadas que concorrem para realização de um conjunto de objetivos”, sendo assim muitos benefícios tangíveis e intangíveis são advindos da integração de sistemas de informações. Desta forma, relacione a coluna 1 com suas respectivas características (Coluna 2) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: COLUNA 1 1 - BENEFÍCIOS TANGÍVEIS 2 - BENEFÍCIOS INTANGÍVEIS COLUNA 2 ( ) Redução de pessoal ( ) Aumento de produtividade ( ) Aprimoramento dos processos ( ) Padronização de processos 
 A 2 – 1 – 2 – 1 
 B 1 – 1 – 2 – 2 
 C 2 – 2 – 1 – 1 
 D 1 – 2 – 1 – 2 
Questão 8/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Quando se tem sistemas compostos por banco de dados que não possuem integração entre si, diversos problemas empresarias podem surgir. Desta forma, identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: “Consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Tem como uma de suas consequências mais graves a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois estes, ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam-se em digitar dados repetidos, por exemplo.” 
 A Redundância de dados 
 B Retrabalho 
 C Falta de integridade de informações 
 D Falta de recursos financeiros 
Questão 9/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Pelo ERP ser um pacote de software adquirido pronto, a empresa que implanta um sistema desse tipo tem que se adaptar às funcionalidades do produto e adequar seus processos de negócios à modelagem imposta pelo novo sistema. É bem verdade também que customizações podem ser realizadas de acordo com as necessidades da empresa, mas algumas regras de negócios devem ser mantidas visando fidelizar a proposta inicial de um sistema ERP. O mercado apresenta diversos fornecedores de sistemas ERP. Após a escolha do produto ERP mais adequado a uma determinada empresa, o próximo desafio é vencer os obstáculos que podem surgir no momento da sua implantação. Neste contexto, identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: “Grande parte das empresas são orientadas por função (finanças, marketing, produção etc.) e, consequentemente, uma visão integrada deveser desenvolvida. Essa tarefa não é simples, pois envolve mudança de cultura na organização.” 
 A Resistência à mudança 
 B Cultura organizacional 
 C Treinamento inadequado 
 D Altos custos com consultoria 
Questão 10/10 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Baseado nos conceitos sobre o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Uma opção para a empresa que busca integração entre as áreas funcionais são os chamados sistemas integrados de gestão, denominados sistemas ERP – Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. ( ) A utilização dos sistemas ERP difundiu-se rapidamente a partir do pós-guerra, na década de 1960. ( ) O objetivo maior de um ERP é a integração dos dados organizacionais e sua disponibilidade em tempo real. ( ) Com a utilização do ERP é possível evitar a ocorrência de dados duplicados e o retrabalho na sua inserção. 
 A V – F – F – F 
 B V – F – V – V 
 C F – V – V – V 
 D F – V – F – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes