Buscar

AV 2016 1 FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 0  Data: 17/06/2016 08:30:05
	 1a Questão (Ref.: 201201755602)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando afirmamos que os avanços na modalidade EJA ocorrem mais nos marcos conceituais e normativos do que nas políticas públicas e práticas docentes, significa dizer que o professor ainda encara a EJA de que forma?
		
	Resposta: De forma compensatória, quando deveria fazer um processo de inclusão, sendo o facilitador na construção do conhecimento, fazendo uma interação ativa entre professor e aluno e não apenas transmitir idéias e conceitos pré-determinados e sim proporcionar ao alunouma aprendizagem significativa, o tornando um cidadão crítico e ativo, atraves de debates e troca de experiências.
	
Gabarito: Em uma perspectiva compensatória.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658892)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O descompasso entre a cultura escolar e a cultura social vem evidenciando o caráter monocultural da educação, em que a escola ¿terminou por criar uma cultura escolar padronizada, ritualística, formal, pouco dinâmica, que enfatiza processos de mera transferência de conhecimento¿ (CANDAU, 2000). Além desse cenário estático apontado por Candau outra problemática advinda do nosso modelo de sociedade globalizada á a alteridade. Explique esta característica, considerando o tema em estudo.
		
	
Resposta: Sabemps que todo homem social interage e possui suas crenças, suas histórias de vida que muitas vezes não são consideradas no ambiente escolar, esta pluralidade passa a criar barreiras, pelo modelo escolar formal que poderia promover debates dinâmicos e não simplesmente transferir o conhecimento.
	
Gabarito: A alteridade é a capacidade que o indivíduo tem de se colocar no lugar do outro numa relação interpessoal nas relações com grupos variados como família, grupo de trabalho e lazer. É a relação que temos com os outros, com consideração, identificação e diálogo. Quando nos relacionamos com os outros, individualmente ou em grupo precisamos conhecer e compreender a diferença, aprender com a diferença e respeitar todo o indivíduo como ser humano psicossocial, ou seja, nas questões sociais e também psicológicas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A alteridade é a capacidade que o indivíduo tem de se colocar no lugar do outro numa relação interpessoal nas relações com grupos variados como família, grupo de trabalho e lazer. É a relação que temos com os outros, com consideração, identificação e diálogo. Quando nos relacionamos com os outros, individualmente ou em grupo precisamos conhecer e compreender a diferença, aprender com a diferença e respeitar todo o indivíduo como ser humano psicossocial, ou seja, nas questões sociais e também psicológicas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201201836388)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
		
	 
	para o mercado de trabalho
	
	para melhorar as relações sociais
	
	para se alfabetizar
	
	para um movimento de inclusão social
	
	para ler, escrever e contar
	 4a Questão (Ref.: 201201154123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Assinale a opção que NÃO reforça essa tendência político-pedagógica:
		
	
	Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte da população brasileira.
	
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
	
	Quando uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	 
	A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada.
	 
	Fortalece-se a ideia de que a alfabetização deveria contribuir para a formação de mão-de-obra para a industrialização.
	 5a Questão (Ref.: 201201745683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, em 1967, durante o regime militar surge o Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. Os militares tinham todo o controle do que seria ensinado. O MOBRAL organizou-se, a partir dos anos de 1970, em ação paralela ao ensino Supletivo do MEC. O ENSINO SUPLETIVO foi regulamentado pela Lei nº 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que compreendia quatro funções: suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação. Com essa regulamentação pela primeira vez, foi organizado em um capítulo próprio, diferenciando-o do ensino regular básico e secundário, abordando, inclusive, a necessidade da formação de professores especificamente para ele e trazendo avanços significativos para o ensino de Jovens e Adultos. Apesar de ter sido elaborada no auge do período de ditadura civil-militar, esse instrumento legal, contraditoriamente, representou a ampliação, em nível legislativo, das oportunidades educacionais.
Essa colocação sinaliza que a modalidade EJA está sendo reconhecido como modalidade, mas as funções mostram a fragilidades. Marque a resposta onde aparece  de forma clara essa limitação para a educação.
		
	
	Existe uma proximidade entre o conhecimento escolar e o conhecimento que tais sujeitos trazem da vida.
	 
	Essas funções mostram a educação pelo viés compensatória (que tinha o papel de suprir a escolarização não realizada na infância e na adolescência), tendo como referencial pedagógico o modelo de escolarização de crianças e adolescentes.
	
	O educador funciona como elemento facilitador do conhecimento e o educando, participa ativamente do processo da aprendizagem.
	
	A escola é concebida como um espaço sócio-cultural de aquisição de conhecimentos, espaço de socialização, de trocas culturais e de construção significativa do conhecimento escolar e social.
	
	Os conteúdos fazem parte do universo experimental do jovem ou adulto e levam em consideração as experiências e o universo já vivido pelo educando.
	6a Questão (Ref.: 201201292048)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Conforme As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB 11/2000 e Resolução CNE/CEB 1/2000), as funções dessa modalidade de ensino são:
		
	
	Reparadora, Sistematizadora e Política
	
	Reparadora; Reflexiva e Equalizadora
	 
	Equalizadora, Qualificadora e Política
	 
	Reparadora, Equalizadora e Qualificadora
	
	Sistematizadora, Reparadora e Reflexiva
	 7a Questão (Ref.: 201201658270)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a opção CORRETA que apresenta a abordagem complementar a frase de Paulo Freire, descrita abaixo. Ferraro (2003, p. 197) destacou no texto publicado por Paulo Freire, em ocasião do exílio no Chile, o seguinte item que sintetiza a concepção da sociedade acerca do analfabeto. ¿A abordagem dessa questão, ao longo de nossa história, sempre foi marcada
		
	
	Pelo difícil acesso às escolas.
	
	Pela garantia tardia dos direitos.
	 
	Pela associação do analfabetismo à marginalidade.
	
	Ela ruptura na família
	 
	Pelo preconceito, discriminação e estigmatização.
	 8a Questão (Ref.: 201201154796)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que a juventude, ao longo da existência humana, é conceitualmente apresentada como um período intermediário e transitório da vida do indivíduo. Assinale a opção que destaca o papel Educação de Jovens e Adultos na formação da juventude:
		
	
	A EJA tem o importante papel de mostrar ao aluno os limites necessários para uma formação que forme trabalhadores adaptados e dóceis ao sistema produtivo.A sociedade e a família são as instâncias que favorecem o amadurecimento da juventude no que tange aos processos de escolhas da vida. Não cabendo à escola, assim, educar para a tomada de decisões, posto que esta seja uma atribuição exclusiva da família.
	
	A EJA procura mostrar que a escola tem obrigação profissionalizar.
	
	A juventude deve buscar sozinha o sentido e o significado da aprendizagem escolar. Para isso, precisa estar mais interessada e dedicada, posto que a escola lhes tenha oferecido uma infinidade de instrumentos que os jovens não valorizam.
	 
	A EJA deve favorecer o processo de autoconhecimento do jovem e o seu amadurecimento facilitando-o na construção de um projeto de vida pessoal.
	 9a Questão (Ref.: 201201271397)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sistema Fordista/Taylorista ao implantar a linha de produção e reduzir a participação do trabalhador a procedimentos repetitivos e mecânicos, processa a separação entre o sujeito e o saber, entre o pensar e o fazer. Objetivando aumentar seu controle sobre o trabalhador e sobre o processo produtivo, o capitalista vai impor uma divisão social no local da produção. Esse modelo produtivo, ao fracionar o processo de produção, consubstanciou a divisão entre:
		
	
	Trabalho qualificado e trabalho desqualificado
	
	Trabalho rápido e trabalho lento
	
	Trabalho instrumental e trabalho repetitivo
	
	Trabalho para a produção e trabalho para a indústria
	 
	Trabalho manual e trabalho intelectual
	 10a Questão (Ref.: 201201163003)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo Freire trouxe para a educação brasileira alguns conceitos que se tornaram referência para o Brasil e para outros países. Dentre eles podemos citar: a. Leitura de mundo b. Conscientização c. Feedback d. Libertação e. Autonomia Estão corretos apenas os itens:
		
	 
	II. a,b,d,e
	
	III. a,c,d
	
	IV. a,b
	
	I. a,b,c,e

Outros materiais