Buscar

Av Consultoria Interna de RH 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_201407355228 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407355228 - HELEILDE PEREIRA ROCHA
	Professor:
	ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2016 17:10:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201407956742)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em artigo publicado em meio digital WWW.consultoriainternaderh.com, pela autora Elizenda Orlikas "A consultoria interna de RH é um processo que exige que cada profissional, dentro de uma estrutura organizacional, atue de forma multidisciplinar, funcionando como elo de ligação entre o cliente interno e a direção de RH. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, sugere sugestões e críticas." A autora relata ainda sobre as fases da implantação da consultoria interna de RH. Com base nos estudos realizados, cite no mínimo duas fases do processo de implantação da consultoria interna de Recursos Humanos.
		
	
Resposta: Realização de bencmarking, identifica e analisa situações problemas, formula pareceres, propõe soluções e sugere melhorias.
	
Gabarito: Resposta: O aluno deve citar no mínimo duas fases do processo de implantação da consultoria interna de Recursos Humanos, sendo Fazer um Benchmarking, Conscientização de todos; Desburocratização e racionalização; Políticas de RH definidas; Certificação pelas normas ISO 9000; Aplicação do Job Rotation; Apoio administrativo e funcional;Formação de cada profissional de RH; Definição do papel do consultor interno; Profundo comprometimento com a alta direção; Os gestores de linha como gestores de RH; Tornar a área de RH numa área de negócios; Acompanhamento constante; Adequação de perfis; Valorizar o background e a competência individual; Revisões e reavaliações; Gerir os obstáculos. .
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407629591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O mundo tecnológico em que vivemos tem proporcionado muitas facilidades para a sociedade. Por outro lado, a tecnologia também criou uma certa urgência para tudo, pois ela facilitou a comunicação. Então, de repente, tudo é "para ontem". Essa velocidade pressiona as organizações que são, em boa parte, agentes dessa urgência, em contrapartida, elas são obrigadas cada vez mais a se aperfeiçoar e a mudar para continuar no negócio. Curiosamente, estamos percebendo que não são os computadores, , nem mesmo a tecnologia, os principais recursos, mas as pessoas. É o capital humano, e não o capital patrimonial que faz a diferença nas organizações. De forma clara e objetiva: a) defina o que significa a expressão capital humano; b) qual a importância do capital humano para as organizações; e, c) quais os meios para se valorizar ainda mais o capital humano nas organizações?
		
	
Resposta: a) O capital humano pode ser considerado um bem intangível da organização, onde o conhecimento estão nas pessoas que ali desenvolvem suas atividades. b) O capital humano para as organizações é muito importante, pois é através de colaboradores bem preparados e qualificados que as organizações tornam-se competitivas no mercado. Não adianta ter tecnologia avançada se a organização não dispõe de pessoas qualificadas para manusear esses equipamentos. c) através de boas práticas de RH, com a valorização desse profissional, ou seja, boas condições de trabalho, remuneração adequada, reconhecimento de suas atividades etc.
	
Gabarito: a) O conjunto de pessoas que cada organização possui, seus empregados, b) são as pessoas que formam o caráter da organização, diferencial que não pode ser copiado por outra. c) programas de benefícios, treinamento e desenvolvimento, premiação por desempenho e afins.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu ao esperado na questão
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407486994)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A consultoria pode ser vista, de forma simplista, como uma relação de ajuda. Pode-se afirmar que a consultoria sustenta-se sobre três pilares:
		
	
	Parceira; assistencialismo; confiabilidade
	
	Profissionalismo; assistencialismo; parceria
	
	Experiência; confiabilidade; cliente
	
	Assistencialismo; experiência; cliente
	 
	Profissionalismo; confiabilidade; parceria
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407487162)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que:
		
	
	Consultoria associada é exercida por profissional que atua sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto, dispondo de home offices para a execução de seu trabalho
	
	A consultoria autônoma é uma atividade solitária que visa pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para entidades estatais e que atuam em parceria de negócio.
	
	A consultoria organizacional é a atividade metódica de pesquisa e identificação de situações-problema referentes apenas à estratégia de empresas privadas
	
	A consultoria autônoma é usualmente exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração
	 
	A Consultoria associada é praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407487517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São objetivos da consultoria interna, exceto:
		
	 
	Tomar decisões estratégicas
	
	Propor soluções para os problemas identificados
	
	Formular pareceres
	
	Realizar diagnósticos
	
	Sugerir melhorias
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407623468)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	 
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	
	Mesmo muito próximo aos empregados, o consultor interno tem suas limitações de ordem hierárquica e técnica, visto que não domina todas as atividades de todas as áreas da organização. Sua atuação, portanto, fica limitada à área de RH de onde partem as ordens para que os gestores de áreas, ou de departamentos, viabilizem as mudanças por eles requeridase necessárias identificadas por seus colaboradores. Cabe ao consultor interno de RH avaliar se tais mudanças são possíveis com base nos seus conhecimentos sobre a cultura organizacional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407660257)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Carla Uchoa, em seu texto publicado no site da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, "O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações." Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial." Com base no processo de implantação da consultoria interna, assinale a única alternativa que não observa exemplos de fatores críticos de sucesso na implementação do modelo:
		
	
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos;
	 
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Crença no trabalho alternativo e sem planejamento, acreditando no processo criativo e de improviso do indivíduo;
	
	Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno; Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo;
	
	Criação do cargo de consultor interno de nível gerencial focado nas necessidades do negócio; Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno;
	
	Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos; Monitoramento constante e mensuração do resultado;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407487202)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma empresa possui uma vantagem competitiva bem sucedida e sustentável quando consegue:
		
	 
	Implementar uma estratégia que agregue valor, tendo como base seus recursos, capacidades e competências essenciais.
	
	Que seus objetivos garantam um melhor posicionamento mercadológico
	
	Levar em conta complexidade de uma estrutura organizacional
	
	Mobilizar informações e conhecimentos controlados por empresas concorrentes de forma a conceber e implementar estratégias que aperfeiçoem sua eficiência e eficácia
	
	Utilizar adequadamente os recursos disponíveis no mercado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407545050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando mencionamos: amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica; plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria, estamos nos referindo a:
		
	 
	conhecimentos.
	
	habilidades.
	
	intuições.
	
	potencial.
	
	organização.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407963023)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na era da comunicação em que vivemos, é sabido que a evolução tecnológica contribuiu muito para o avanço das organizações, pois muitas delas estão mais modernas e com tecnologia de ponta. Contudo, se as pessoas não alcançarem tal nível de competências necessárias para lidar com tanta inovação tecnológica e sistemas modernos, não utilizaremos plenamente a capacidade instalada da empresa etc. Diante de tal afirmativa, subentendemos que as pessoas são a nova riqueza das organizações e precisam desempenhar tarefas considerando a complexidade das organizações para manter a empresa competitiva. De acordo com o texto, considere as afirmativas abaixo:
I. Podemos afirmar que a consultoria é uma atividade auxiliar da gerência e somente é necessária eventualmente.
II. A Consultoria Interna de RH é importante por ser responsável pela descentralização das políticas e dos procedimentos da gestão de RH.
III. Estudiosos prenunciam que a função de RH assumirá atuação cada vez mais voltada para consultoria interna.
IV. A atuação de dirigentes e gestores será cada vez mais ampliada, pois terão que gerir, efetivamente, os recursos humanos sob seus cuidados de acordo com as políticas emanadas pelo RH central.
		
	 
	Estão corretas as opções II, III e IV.
	
	Estão corretas as opções I e IV
	
	Estão corretas as opções I e II
	
	Estão corretas as opções III e IV
	
	Estão corretas as opções I, II e IV

Outros materiais