Buscar

Av Praticas de RH I 2016.1

Prévia do material em texto

valiação: GST0533_AV_201407355228 » PRÁTICAS DE RH I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407355228 - HELEILDE PEREIRA ROCHA
	Professor:
	VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2016 17:07:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201407603744)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	- A fim de minimizar os conflitos funcionais, existentes entre as principais funções da empresa, cabe ao RH promover a aproximação dos diferentes setores da empresas, levando-os a trabalhar numa relação de clientes e fornecedores internos. Compete ao RH fazer com que os setores percebam que ora eles são fornecedores internos de algum outro setor, ora eles são clientes internos de algum outro. De acordo com o texto, como podemos estimular essa parceria ?
		
	
Resposta: Essa parceria pode ser estimulada através de treinamentos de administração de conflitos entre os departamentos afim de desenvolver nos colaboradores a empatia. Durante o treinamento de ambientação dos novos colaboradores é possível também quebrar esses paradigmas, valorizando as atividades dos departamentos.
	
Gabarito: O RH deverá desenvolver a integração funcional, aproximando as diferentes funções da empresa, dentro de uma perspectiva de cooperação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407635121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Idalberto Chiavenato (2010,p.130-131) as competências individuais são o resultado da conjugação de 4(quatro) fatores: Conhecimento, Habilidade, Julgamento e Atitude. Descreva o fator Conhecimento.
		
	
Resposta: Conhecimento é o saber. São as habilidades que o indivíduo adquire ao longo de sua trajetória.
	
Gabarito: Conhecimento - entende-se como sendo o saber.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407595682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à competitividade, segundo Marcos Felipe Magalhães a noção de competitividade está relacionada às estratégias das empresas ao tentar responder a perguntas sobre como vencer organizações rivais, reter a participação de mercado e melhorar a lucratividade, o que significa dizer que quando uma empresa não é competitiva, queremos afirmar que:
		
	
	Sua posição no mercado está incontrolável, porém ,não é necessário preocupar com sua concorrência.
	 
	Sua posição no mercado está insustentável e, a menos que o seu desempenho melhore, a expectativa é que tenha vida curta.
	
	Sua posição no mercado está bem posicionada e garantida não é necessário preocupações
	
	Sua posição no mercado está consolidada, não devendo preocupar com o que vai acontecer no futuro.
	
	Nenhuma das respostas apresentadas estão adequadas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407487005)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Antenor, Analista de RH de uma empresa multinacional, está trocando idéias com o seu supervisor Leandro a respeito dos elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde aos elementos facilitadores do processo ensino-aprendizagem:
		
	
	Repetição.
	
	Proximidade no tempo.
	 
	Mercado.
	
	Diversificação sensorial.
	
	Ausência de fadiga.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407597843)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são as etapas corretas de um Treinamento e Desenvolvimento?
		
	 
	Levantamento das Necessidades de Treinamento, Programação de Treinamentos, Execução dos Treinamentos, Avaliação dos Treinamentos.
	
	Programação de Treinamentos, Execução dos Treinamentos, Avaliação dos Treinamentos, Levantamento das Necessidades de Treinamento.
	
	Programação de Treinamentos, Levantamento das Necessidades de Treinamento, Execução dos Treinamentos, Avaliação dos Treinamentos.
	
	Execução dos Treinamentos, Programação de Treinamentos, Avaliação dos Treinamentos, Levantamento das Necessidades de Treinamento.
	
	Avaliação dos Treinamentos, Levantamento das Necessidades de Treinamento, Execução dos Treinamentos, Programação de Treinamentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407985138)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à função de treinamento na empresa é correto afirmar que:
		
	
	uma tarefa afeta apenas aos profissionais de RH.
	
	o melhor treinamento que um empregado pode ter é contar com uma supervisão severa e o controle imediato de suas ações.
	
	o treinamento não se aplica a todo o pessoal da empresa, em todos os níveis e funções.
	 
	o êxito da execução do treinamento não depende tão somente da qualidade dos instrutores, mas da qualidade dos seus recursos instrucionais e instalações.
	
	a despesa com treinamento de pessoal não é um investimento, o que não capitalizará dividendos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408135735)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando nos propusemos a realizar um treinamento, precisamos ter uma conversa com aquele que requisita o programa (Gestor) ou, mesmo quando identificamos que é preciso acontecer embora ele não tenha solicitado. Assinale a resposta que indica corretamente, a importância desta conversa com o Gestor (ou superior imediato) daqueles que serão treinados.
		
	
	É necessário estreitarmos o contato, para conhecermos um pouco mais sobre o ambiente de trabalho em que os futuros treinandos atuam
	
	É preciso que o superior imediato daqueles que serão treinados, se comprometa com o processo, viabilizando a liberação das pessoas para a participação no programa
	 
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	É fundamental que o superior compreenda que após o treinamento acontecer, as pessoas deverão ser estimuladas a praticar o que ouviram durante a formalidade do evento
	
	Esta conversa serve para que a parceria se torne mais intensa para que a etapa de Avaliação dos Resultados possa acontecer de maneira adequada, tempos depois que o treinamento for realizado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407966970)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O indicador mais relevante para a avaliação do resultado do treinamento tem como orientação:
		
	 
	Os objetivos estratégicos organizacionais
	
	satisfação dos subordinados
	
	dados tangíveis
	
	resultados intangíveis
	
	desempenho individual
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407967018)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A etapa de ambientação e integração é influenciadora da socialização e convivência do novo empregado ao ambiente de trabalho. Oferece menor eficácia quando:
		
	
	introduz a cultura organizacional
	
	apresenta o espaço de trabalho e equipe
	
	referencia a filosofia e ética institucional
	 
	desvinculado do subsistema de recrutamento e seleção
	
	orienta as políticas organizacionais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407574782)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitos problemas de comunicação em negociação podem ser atribuídos à falta de treinamento específico para se ouvir bem. Para ouvir bem, você tem que ser objetivo. Isso quer dizer que você tem que entender as intenções do seu oponente, o que ficou nas entrelinhas, e não somente aquilo que você quer ouvir. A cada nova frase dele, você deve se perguntar: Por que ele me disse aquilo? Como ele pensou que seria minha reação? Ele estava sendo honesto?, e daí por diante. Os melhores negociadores invariavelmente são os melhores ouvintes. Por que existe essa correlação? Quando eles estão negociando, prestam muita atenção na entonação, ritmo, altura e demais detalhes da voz. Negociadores experientes também observam atentamente os sinais não verbais e analisam se são condizentes com o que está sendo falado. Essa postura do negociador faz com que ele construa relacionamentos duradouros entre as partes, o que facilita alcançar objetivos que beneficiem a todos os envolvidos na negociação. MIRANDA, M. Saber ouvir: o segredo para uma boa negociação. Disponível em: www.novomilenio.inf.br/ano01/0101a010.htm.Acesso em: 10 jul. 2012 (adaptado). O texto aponta um dos grandes desafios na construção das habilidades de um bom negociador. A esse respeito e a partir do texto, avalie as afirmações abaixo: I. O bom negociador é aquele que lê nas entrelinhas para compreender as necessidades básicas do outro, com o intuito de tirar vantagem, e não de atender o outro, construindo, assim, uma relação de negociação que se pode denominar ganha-perde. II. É importante a postura racional do negociador, para que consiga articular suas habilidades humanas, técnicas e conceituais, tais como, objetividade no equacionamento dos problemas, a interpretação do comportamento das pessoas e a apresentação de propostas concretas. III. Negociação não é uma arte, como se considerou por muito tempo, mas uma habilidade que pode ser construída com treinamento comportamental e / ou técnico. IV. O autor do texto resgata a negociação como processo de comunicação bilateral cujo objetivo é, como anunciado, buscar decisões conjuntas que satisfaçam ambos os lados. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III e IV.
	
	I e III.
	 
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	I e II.

Outros materiais