Buscar

HIPERGLICEMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIPERGLICEMIA
O que é? 
A hiperglicemia é a elevação da glicose no sangue, em geral acompanha-se também de altos níveis de açúcar na urina, causando excesso de urina e vontade frequente de urinar e por consequência, aumento da sede.
Ela é uma alteração comum na diabetes, que ocorre em virtude de uma alteração no pâncreas, que não produz, ou produz em quantidade insuficiente, o hormônio insulina, que é o responsável por adequar os níveis de glicose no sangue.
Como identificar a hiperglicemia
A hiperglicemia é facilmente identificada através do monitoramento do açúcar no sangue através do teste de glicose. O valor normal do açúcar no sangue é de até 110 mg/dl, sendo que valores superiores indicam hiperglicemia.
Causas 
Dose incorreta de insulina, se você tem o Tipo 1;
Dificuldade do corpo para utilizar a insulina que está 
 sendo produzida (resistência à insulina), no caso do Tipo 2;
Excesso de alimentação ou alimentação irregular – e carência de exercícios físicos;
Stress causado por uma doença, como uma gripe;
Outras fontes de estresse, na família, na escola ou no trabalho;
Sinais e sintomas
Boca seca;
Sede;
Muita urina;
Muita fome;
Cansaço;
Dor de cabeça;
Enjoo;
Sonolência;
Dificuldade para respirar 
Hálito de maçã ou acetona. (cetose)
Sinais e sintomas
Quando a glicose em nosso sangue ultrapassa 160 a 180 mg/dL, o nosso organismo arruma formas de excretá-la, e uma dessas formas é mandar a glicose para os rins, para eliminá-la na urina. Com isso, aparece um dos primeiros sintomas da hiperglicemia, chamado de poliúria, que é o excesso de urina. Quando a pessoa urina muito, ela vai eliminar glicose e água. Sendo assim, aparecerá outro sintoma da hiperglicemia, que é a sede (ou polidipsia).
 O corpo pode estar com excesso de glicose, mas no cérebro ocorre uma redução desse açúcar, causando muita fome, o que chamamos de polifagia. Isso ocorre porque o cérebro interpreta que o organismo não está alimentado.
O que fazer? 
Os diabéticos em caso de hiperglicemia devem aplicar uma injeção de insulina na barriga para regularizar a quantidade de açúcar no sangue.
O que fazer?
EM CASO DE EMERGÊNCIA
Acionar o serviço médico de emergência (SAMU 192) e, em seguida:
Monitorar cuidadosamente os sinais vitais em intervalos de alguns minutos.
Verificar se há sinais de traumatismo craniano ou lesão no pescoço que podem ter ocorrido se a vítima sofreu queda ao perder a consciência. Se houver quaisquer lesão, fornecer o atendimento apropriado.
Manter as vias aéreas desobstruídas e aplicar a respiração artificial; administrar RCP (ressuscitação cardiopulmonar) se necessário.
Ficar alerta para vômitos. Estar preparado para colocar a vítima deitada de lado, com a face voltada para baixo, para prevenir a aspiração e permitir a drenagem.
continuar monitorando os sinais vitais até a chegada da equipe de resgate.
Como prevenir?
Deve-se ter um bom controle do açúcar no sangue. Este teste deve ser feito diariamente, de preferência em jejum, mas pode ser feito a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. O resultado irá indicar se o indivíduo está controlado, hipoglicêmico ou hiperglicêmico.
Ter uma alimentação adequada e praticar exercícios leves com regularidade também são modos de tratamento eficazes para a diabetes
Bibliografia
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/hiperglicemia.htm
http://www.cabesp.com.br/home/Materia/Visualizar/68
http://www.lersaude.com.br/emergencias-diabeticas-o-que-fazer/
http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/hiperglicemia
http://www.tuasaude.com/hiperglicemia/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais