Buscar

AV Gestão social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  GESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CARLA RABELO BARRIGIO
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: X   Av. Parcial X  Data: XX/06/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201411322812)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Business for Social Responsibility Institute ¿ BSRI (organização norte-americana, sem fins lucrativos, dedicada à divulgação de responsabilidade social nos negócios), fez um estudo da RSC onde aborda a importância para a empresa em considerar em seu processo decisório os valores éticos que contemplem uma perspectiva de respeito e concordância à legislação, as comunidades, aos indivíduos e meio ambiente. Para isto qual deve ser a atitude a ser adotada pelas empresas para que ela mostre, na prática, que de fato é socialmente responsável?
		
	
Resposta: OPOSTO A GESTÃO TECNOBUROCRÁTICA E MONOLÓGICA DAS EMPRESAS TRADICIONAIS, VOLTADA PARA UM GERENCIAMENTO PARTICIPATIVO, PAUTADA NO DIÁLOGO, PREOCUPADA COM O MEIO AMBIENTE E VALORES ÉTICOS,SOCIAIS.
	
Gabarito: R.: as empresas devem buscar interagir de forma harmônica e transparente, deixando claro os seus propósitos de maneira a gerar um ambiente de confiança e credibilidade com os stakeholders. Dessa maneira permite que a empresa alcance os seus objetivos conciliando os aspectos econômicos, legais, éticos e comerciais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201411266160)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que a organização que queira competir no mercado globalizado em que vivemos, terá que manter uma reputação sólida de comportamento ético?
		
	
Resposta: PORQUE OS CONSUMIDORES, COM A GLOBALIZAÇÃO, SE TORNARAM MAIS EXIGENTES QUANTO AS QUESTÕES ÉTICAS E SOCIAIS E ESCOLHEM COMPRAR OS PRODUTOS DAS ORGANIZAÇÕES QUE MANTÉM SUA REPUTAÇÃO VOLTADA PARA ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO.
	
Gabarito: É importante que seja inserido em sua estratégia de negócios, atitudes que apóiem objetivos de ordem social e de preservação do meio ambiente, aliada a práticas gerenciais, de modo a fortalecer sua imagem, sua reputação, sua marca, perante o mercado consumidor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201411255410)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual o entendimento que você tem a respeito dos stakeholders?
		
	
	é o conjunto de atores que se juntam no sindicato e nas associações de classe, e pressionam as empresas a aderirem a essas entidades sob pena de serem por elas retaliadas.
	
	é o conjunto de trabalhadores que se reúnem nos sindicatos e resolvem pressionar as empresa para que elas aumentem os seus salários via participação nos lucros.
	
	é o conjunto de bancos que se reúnem e formam uma associação para emprestar dinheiro as empresas, e elas podem pagar, também, com os lucros auferidos.
	
	é o conjunto de parceiros que colocam dinheiro na empresa e, portanto, querem dividir o lucro.
	 
	é o conjunto dos atores que agregam valor na produção: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e comunidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201411255434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como as empresas são vistas na visão clássica da Gestão Empresarial?
		
	 
	são vistas como entidades econômicas produtoras de bens e prestadoras de serviços que precisam vender para clientes cada vez mais exigentes, em um mercado de acirrada concorrência.
	
	são vistas como agentes entidades que operam para agregar com os vários atores que participam do processo de geração de valor.
	
	são vistas como agentes de transformação social, que usa o lado econômico para gerar riqueza, mas tem preocupações, também, com o social e o ambiental.
	
	são vistas como organizações que pensa e age de forma sustentável, a busca pelo máximo lucro tem como propósito gerar a eficiência que vai gerar mais valor social.
	
	são vistas como agentes maximizadores do bem estar social envolvendo todos os stakeholders.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201411322745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gestão Social é parte integrante da área de Administração, pois recebe o termo gestão antes do social. No entanto, não se limita a ¿gerir¿ alguma coisa especificamente, até porque o conceito de social é amplo e abrange vários atores, ligados a um recorte histórico e cultural. Nessa perspectiva, o adjetivo social qualificando o substantivo gestão é entendido
		
	
	Como o espaço privilegiado de relações políticas e culturais entre os atores que formam a parte mais marginalizada da sociedade.
	
	Como o espaço de construção de relacionamento entre governo e o setor privado ¿ os responsáveis pela geração da riqueza.
	
	Como o espaço econômico onde quem tem fala são aqueles que tem poder econômico ou as ONGs que recebem doações de empresas ¿ a fala responsável.
	 
	Como o espaço privilegiado de relações sociais onde todos têm direito a fala, sem nenhum tipo de coação.
	
	Como o espaço representativo de ação social entre governo e a sociedade, representada pelas organizações do terceiro setor, sobretudo, as financiadas pelo setor privado ¿ as mais profissionais e responsáveis.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201411305703)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta incorreta:
		
	
	Entender Gestão Social significa ir além da gestão de políticas públicas, é pensar em estabelecer as articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social, e que não se restringe à esfera público-governamental.
	 
	Determinada pela solidariedade, a Gestão Social é um processo que deve primar pela concordância, onde o outro deve ser incluído e a competição deve ser o seu motivo.
	
	Considera-se que a economia social não é o cálculo utilitário, mas o consenso solidário.
	
	É necessário reforçar os laços comunitários e trabalhar em prol da recuperação da identidade cultural e dos valores coletivos da sociedade em questão.
	
	Pensar em Gestão Social é ir além da gestão de políticas públicas, estabelecendo as articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201411312103)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a resposta incorreta:
		
	
	O aparato institucional das políticas sociais caracteriza-se como um somatório desarticulado de instituições responsáveis por políticas setoriais extremamente segmentadas.
	
	Novas tecnologias constituem, junto com a urbanização, os dois eixos fundamentais de transformação da gestão social.
	
	No Brasil, a excessiva rigidez das tradicionais estruturas centralizadas de Estado e a trágica inadequação do setor privado na gestão do social têm levado a uma situação cada vez mais caótica.
	 
	A problemática social mudou radicalmente com a urbanização e o Estado aumentou, porque diminuiu a demanda por bens públicos.
	
	O aparato institucional das políticas sociais, caracteriza-se como um somatório desarticulado de instituições responsáveis por políticas setoriais extremamente segmentadas, que acabam por desperdiçar os recursos provenientes de uma diversidade desordenada de fontes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201411266117)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das duas alternativas abaixo, qual traduz melhor o quadro proposto pelas situações caracterizadas a seguir: (1) o cidadão associado à gestão da saúde do seu bairro está interessado em não ficar doente e está consciente de que se trata da sua vida; (2) ou um pai, associado à gestão da escola do seu bairro, não vai brincar com futuro dos seus filhos.
		
	 
	A forma mais eficiente de atendimento ao direto do cidadão, apontando para novos paradigmas onde o desenho sugere desenhar uma forma desburocratizada e flexível de Gestão Social.
	
	A forma mais correta é onde os cidadãos assume o controle do governo e os governantes acatam 100% o que a população determina.
	
	A forma mais adequada sugere um novo paradigma, onde o cidadão assume a gestão dos recursos arrecadados e executaa sua aplicação.
	
	A forma mais eficiente é a adotada pelo países da Europa, que por serem mais antigas conseguir conciliar os novos modelos com as antigas tradições.
	
	A forma adotada pelos países ricos tem mostrado ser a mais adequada, pois não existe miséria entre eles, basta ver o exemplo dos EUA.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201411312115)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a resposta incorreta:
		
	
	As empresas estão sendo mais cobradas pelo resultado de suas ações sociais e ambientais.
	 
	Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social.
	
	O surgimento de novas tecnologias, a rapidez como as informações circulam e a urbanização acelerada estão fazendo com que os empresários se preocupem cada vez mais com as questões éticas.
	
	Cada vez mais aumenta sobre as empresas a cobrança da sociedade por mais ética, transparência, participação, políticas efetivas de responsabilidade social, programas sociais efetivos, respeito aos colaboradores.
	
	Não basta as empresas buscarem o melhor resultado econômico, cumprirem as leis, pagarem salários e recolherem os impostos, mas mostrarem que estão comprometidas com a sustentabilidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201411322808)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ONGs vêm a cada ano ampliando a sua área de atuação, seja no mundo ou no Brasil. Em face disto, o compromisso com resultados tem crescido para que essas organizações ganhem maior credibilidade e legitimidade os seus doadores e outros potenciais investidores das causas sociais, ambientais, culturais, humanitárias, etc. Nesse sentido, a profissionalização tem requerido novas estruturas e várias outras competências organizacionais. Marque a opção INCORRETA.
		
	
	Implementação de inovação social, além de atuação pelas técnicas de gestão social.
	
	Capacidades de parceria e articulação; além de poder de influência em espaços públicos.
	
	Práticas de gestão e planejamento, além de estratégias de atuação comunitária.
	 
	E grande capacidade de fazer composição política para receber recursos orçamentários por meio de emenda de parlamentares.
	
	Sistemas de monitoramento e avaliação; somados a mecanismos de sustentabilidade financeira.

Outros materiais