Buscar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0367» AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2016 19:11:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201307957842)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Prova Brasil foi idealizada para atender à demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. Qual é o objetivo dos resultados obtidos com essa avaliação?
		
	
Resposta: Verificar a qualidade do ensino aplicado nas escolas, afim de diagnosticar possiveis problemas e remanejar/ direcionar os investimentos publicos objetivando diminuir/ sanar os problemas apresentados. 22222
	
Gabarito: O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307283155)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Todo planejamento deve garantir em sua estrutura mecanismos de acompanhamento da execução de um projeto, principalmente quando este abarcar um universo complexo de relações e ações a serem implantadas. A avaliação é o mecanismo central para que se possa verificar se o cronograma está sendo cumprido, bem como, identificar os problemas e dificuldades e apontar soluções para que se possa realizar tal projeto. No caso do processo de ensino e aprendizagem, a avaliação é concebida a partir de visões diferenciadas de mundo, de sociedade, de ensino e de aprendizagem. Desta forma, explique em que consiste a proposta de uma avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem.
		
	
Resposta: A avaliação formativa odem ser identificados os pontos fortes e fracos, as potemcialidades e os limites da ação educativa para que se possa corrigir os rumos do trabalho que está se desenvolvendo.
	
Gabarito:
Se estrutura a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória, pois a avaliação se realiza durante o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, procura acompanhar o desenvolvimento do aluno e se os objetivos pretendidos em tal processo estão se configurando. Este modelo é fundamental para que se possa avaliar o desenvolvimento da prática docente e discente e permite identificar erros e acertos. Além disso, possibilita a reflexão, o diálogo e, portanto, a tomada de consciência dos todos os envolvidos no mesmo processo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307395583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	     Toda prática educativa é uma prática social resultante de um processo histórico e cultural produzido por homens e mulheres decorrentes da necessidade de sobreviver enquanto espécie. Logo, fica evidente que estamos estabelecendo uma relação direta entre sociedade, história e cultura, pois dissociá-las é tornar a prática educativa em algo inócuo, ou seja, que não permite a compreensão da realidade social concreta.
Leia as proposições abaixo:
I. Há um tronco comum indistinto entre conhecimento, cultura e sociedade( Edgar Morin)
II. A educação em si é inócua.
III. Não há processo educativo fora de um contexto histórico e social
IV. A cultura de uma sociedade é produzida por suas instituições educativas
V. A Educação é instrumento de compreensão da realidade social
VI. Dissociar a prática educativa da sociedade e da cultura que a produz e é por ela produzida, torna a educação um instrumento ineficaz de compreensão da realidade.
VII. Educação e cultura existem por si mesmos, são processos distintos e não dependem da sociedade.
Assinale a opção em que todas as afirmativas são coerentes com o texto:
		
	 
	 I, III,V,VI
	
	I,IV,V,VI
	
	II, III,IV,VII
	
	IV,V,VI,VII
	
	III,IV,V,VII
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307275284)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Luckesi (1994), a avaliação escolar deve ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, para que se tomem decisões satisfatórias que o levem a avançar no processo de aprendizagem. Para tanto, a avaliação deve ter a função:
		
	
	reprovadora
	
	antidemocrática
	
	conservadora
	 
	diagnóstica
	
	classificatória
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307275283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Momento importante do processo educativo é a avaliação, pois ela permite a identificação de como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e, ainda, que remanejamentos possam ser feitos para adequar o planejamento educacional e as atividades pedagógicas às necessidades dos alunos. Das funções abaixo, qual é a única que se enquadra nesta perspectiva de avaliação do processo educativo?
		
	 
	Na avaliação podem ser identificados os pontos fortes e fracos, as potencialidades e os limites da ação educativa para que se possam corrigir os rumos do trabalho que se está desenvolvendo.
	
	A avaliação escolar tem função meritocrática, identificando os melhores alunos de acordo com a sua posição num escalonamento formado pelas notas.
	
	Mecanismo que mede a capacidade de aprendizagem dos alunos ao ser usada como principal mecanismo de medição da inteligência.
	
	A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
	
	O processo avaliativo promove a divulgação de gráficos de desempenho para a instituição escolar ser incluída no ranking das melhores escolas e assim, receber mais alunos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307263422)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307263380)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. Estes, por sua vez, se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época. 
Qual o modelo avaliativo que prevaleceu neste período?
		
	
	Diagnóstico e Formativo por oferecer elementos para o desenvolvimento das políticas educacionais da época.
	 
	Classificatório como medida do conhecimento.
	
	Formativo por possibilitar um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.
	
	Classificatório por atender a todos os alunos de forma igualitária.
	
	Diagnóstico para se identificar a prática docente e discente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307275285)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), volume 1, orientam que a avaliação deve ser parte integrantee intrínseca ao processo educacional. Sendo assim, não se aplica apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas, também, às condições oferecidas para que isso ocorra. Segundo esse documento, avaliar a aprendizagem, portanto, implica avaliar o ensino oferecido, ou seja, avaliar a instituição educativa em sua globalidade.
 Segundo essa perspectiva, a avaliação institucional:
		
	
	Está interessada em identificar os erros, punindo os responsáveis e contribuindo para a melhoria do trabalho que está sendo realizado
	
	está empenhada em valorizar e premiar os profissionais responsáveis e competentes
	
	promove a divulgação de gráficos de desempenho para o estabelecimento ser incluído no ranking das melhores escolas
	 
	identifica os pontos fortes e fracos, as potencialidades e os limites da ação educativa para que se possam corrigir os rumos do trabalho que se está desenvolvendo.
	
	promove o julgamento dos sucessos e fracassos dos alunos, levando, com isso, à necessária melhoria dos padrões de qualidade oferecidos pela escola.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307923529)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Paulo Freire os seres humanos são os únicos seres que socialmente são capazes de aprender. Assim toda prática educativa demanda processos interativos que favorecem:
		
	
	o espírito negativo e o fechamento ao risco.
	
	o nível de adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas.
	 
	a construção, reconstrução, a constatação que para mudar é necessário abertura ao risco.
	
	a constatação que para mudar, é necessário práticas assistemáticas.
	
	a construção dos saberes do senso comum e a constatação que para mudar é necessário apenas do mérito individual.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307275302)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tendo como pressuposto a necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sócio-cognitiva dos educandos e considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino-avaliação-aprendizagem, é INCORRETO afirmar que
		
	 
	diversificar instrumentos avaliativos é simplesmente adotar vários instrumentos aleatoriamente, independentemente da intencionalidade da avaliação.
	
	A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.
	
	a diversificação dos instrumentos avaliativos favorece a compreensão do processo ensino aprendizagem.
	
	a avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
	
	a avaliação é espaço de mediação - aproximação - diálogo entre as formas de ensinar dos professores(as) e percursos de aprendizagem dos alunos.

Outros materiais