Simulado Educação Física
8 pág.

Simulado Educação Física


DisciplinaFundamentos de Redes175 materiais1.087 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Simulado Educação Física
Considere a seguinte afirmação:
\u201cOs jovens de hoje que circulam nos cursos de Educação Física são frutos deste momento de diferença em que vive a sociedade como um todo, e como não poderia deixar de ser, a escola. Com isso e independente disso, a Educação Física Escolar vive também seu momento de descrédito perante a comunidade escolar e a sociedade geral\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: MONTENEGRO, P.C.A. Formação, (de)  formação ou formatação?: Reflexões sobre a formação do professor de Educação Física, ano I, n. 2, 1994. p. 39.
Embora a educação física tenha se desenvolvido nos campos científicos, epistemológico e acadêmicos, bem como acompanhado a educação nas mudanças sociais e políticas, todo esse processo ainda é muito contraditório, principalmente, porque tal discurso não chegou a influenciar definitivamente a prática pedagógica. Nesse contexto, conforme os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, percebe-se que a disciplina de Educação Física é muitas vezes excludente. Por que isso ocorre? Analise as afirmativas abaixo:
 
I. Isso ocorre quando o objetivo do professor é a formação de equipes esportivas para representar a escola em competições.
II. Isso ocorre quando a prática pedagógica efetiva acaba contribuindo para que o aluno se exclua das aulas, pois nela, são enfatizadas as técnicas e táticas do esporte.
III. Isso ocorre porque o aluno não pode participar das aulas realizando aquilo que deseja e da forma como sabe e quer.
Agora, marque a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.
Leia o seguinte fragmento:
\u201cA educação física deveria ter mais prestígio no currículo escolar, em especial, por se tratar de uma disciplina que tem a possibilidade de ser desenvolvida fora e dentro de sala; também por tratar de temas que estimulam o pensar, refletir, questionar sobre os problemas educacionais, sociais e culturais enfrentados pela sociedade, bem como, interferir com propostas inovadoras para solução de tais problemas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: GÓES, F.T.; MENDES, C.L. Currículo e hierarquia: onde está a educação física? 32ª Reunião Anual da ANPED, GT 12: Caxambu: ANPED, 2009. p. 10. 
Sabe-se que no início da inserção da educação física na escola, não houve consenso entre os profissionais sobre os tipos de atividades físicas que deveriam ser ministradas nas escolas. Assim sendo, de acordo com os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, qual era a temática central dessa discussão?
	
	A
	A discussão discorre sobre a ginástica e a recreação, posteriormente, o esporte passou a fazer parte dessa polêmica.
	
	B
	A discussão dava-se em torno do esporte, considerado como a única atividade que deveria ser abordada nas aulas de educação física.
	
	C
	A discussão dava-se em torno da ginástica, no sentido de a considerar como unanimidade para a educação física.
	
	D
	A discussão dava-se em torno da recreação, uma vez que a educação física aborda a recreação somente dentro da escola.
	
	E
	A discussão, primeiramente, discorre do esporte, e, posteriormente, passa a se importar com a ginástica e a recreação.
Considere a seguinte citação: 
"A constituição dos saberes escolares específicos a cada disciplina do currículo é resultado de um processo complexo que envolve consentimentos, conflitos, diferentes tipos de mediação entre diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Na Educação Física [...] esse processo parece marcado por uma busca permanente de legitimidade".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no artigo: SOUZA Júnior, M. & GALVÃO, A. M. de O. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.391-408, set./dez. 2005. p. 405,406.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobreo que a escola precisa fazer para ter a educação física como prática pedagógica educativa efetiva, analise as afirmativas a seguir:
I. É necessário que os conhecimentos tematizados nas aulas sejam contextualizados e abordados de forma mais atrativa e próxima das atividades físicas e esportivas que os alunos apreciam e praticam em outros espaços.
II. A escola precisa fazer com que os alunos tenham acesso a conhecimentos mais aprofundados cientificamente, o que lhes possibilitará ir além do nível de informação do senso comum, diferenciando o espaço da escola dos demais em grau de importância.
III. A escola precisa trabalhar com o método desportivo generalizado, pois, com esse método, os alunos terão mais vontade de praticar esporte na escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.        
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.
Leia a seguinte citação:
\u201c[No Brasil, a Educação Física] foi inserida como componente curricular na escola oficialmente no século XIX, para ser mais preciso em 1851, desde a reforma Couto Ferraz, na qual tornou obrigatória nas escolas do município da Corte a prática de Educação Física\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: PAULA, A.S.N. Reflexões sobre o currículo da Educação Física: saberes e especificidade. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, Nº 166, mar. 2012. Site: http://www.efdeportes.com/efd166/curriculo-da-educacao-fisica-saberes-e-especificidade.htm. Acesso em 30 maio 2016.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre a educação física no século XVIII e XIX ser fortemente influenciada pelas instituições médica e militar, analise as afirmativas a seguir:
I. Nessa fase, o intuito da educação física era formar corpos saudáveis.
II. A educação física tinha como um dos principais objetivos o desenvolvimento de hábitos saudáveis e higiênicos.
III. Nessa concepção de educação física, o corpo era igualado a uma estrutura mecânica e controlado de acordo com a sua eficiência.
IV. Nessa fase, havia a valorização para as práticas educativas físicas escolares voltadas para as crianças.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.
Leia a seguinte citação: 
\u201c[Nos PCN], o documento de Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área [e] incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 15. Site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em 30 maio 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre a concepção relativa à Educação Física presente nos PCN, analise as afirmativas a seguir:
I. Essa concepção teve como inspiração o modelo educacional espanhol.
II. Essa concepção traz ideias das concepções críticas.
III. Essa concepção aponta encaminhamentos metodológicos diferenciados no trato do conhecimento da educação física escolar.
IV. Essa concepção vem ao encontro da proposta do método fechado para o ensino da educação