Modelo de Projeto de intervenção

@direito-e-legislacao-social UNOPAR
#projeto

Pré-visualização

Projeto de intervenção
APRESENTAÇÃO
O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica da assistência social, objetivando prevenir situação de risco e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É o espaço onde os serviços de proteção social básica são executados de forma direta e articulada com outras redes e , “a Assistência Social, enquanto política pública que compõe o tripé da Seguridade Social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente inserir-se na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particularmente, as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, habitação, entre outras, para que as ações não sejam fragmentadas e se mantenha o acesso e a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos” (PNAS/2004) .
Para que a população tenha acesso a estes serviços é necessário uma ampla divulgação, que atinja um número considerável de famílias. Sendo assim foi elaborado este projeto de intervenção com o tema: Divulgação dos Serviços Ofertados pelo CRAS II para a comunidade, com a finalidade de disseminar estas informações para as famílias da área de abrangência territorial do CRAS II.
O referido projeto será desenvolvido nas escolas públicas, nos programas sociais, nos PSF – Programa Saúde da Família e também nos estabelecimentos comerciais localizados na área territorial do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II. Enfatizando-se que
a proteção social básica deve ser organizada de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa.
JUSTIFICATIVA
O Serviço Social tem sua especificação no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos grupos subalternizados, pauperizados ou excluídos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade oferece e o Centro de Referência de Assistência Social é a unidade por excelência onde o Assistente Social atua nas demandas que surgem oriundas destas necessidades e situações.
Durante o estágio supervisionado observamos que a Equipe de Referência do CRAS II desenvolve seu trabalho acolhendo os usuários, orientando-os, encaminhando-os para os programas e projetos e acompanhando-os de acordo com as demandas apresentadas. Há casos em que o serviço vai ao encontro dos usuários em seu domicílio para observar a realidade como um todo e assim, realizar um atendimento com qualidade e eficiência dando os encaminhamentos cabíveis a cada situação e , quando necessário articula-se com a rede socioassistencial para assim garantir os direitos aos usuários, pois segundo o PNAS/2004, “os serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica deverão se articular com as demais políticas públicas locais de forma a garantir a sustentabilidade das ações desenvolvidas e o protagonismo das famílias e indivíduos atendidos, de forma a superar as condições de vulnerabilidade e a prevenir as situações que indicam riscos potenciais”.
No entanto percebemos também a falta de informação que abrange a população da área territorial do
Centro de Referência de Assistência social – CRAS II, a acomodação e a precariedade de conhecimento das famílias sobre os serviços ofertados pelo mesmo, e isto foi objeto de estudo para a elaboração do projeto de intervenção intitulado: Divulgação dos serviços ofertados pelo CRAS II para a comunidade, com o intuito de fazer com que a maioria das famílias referenciadas e cadastradas conheçam e saibam que o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II é a casa das famílias, onde elas podem buscar apoio, orientações, informações, soluções, participação em cursos de geração de renda, garantia de direitos, entre outros.
Para o estagiário de Serviço social desenvolver este projeto é muito importante para sua formação, visto que o mesmo estará relacionando a teoria à prática, vendo a realidade social e as políticas sociais viabilizadas para a população, podendo fazer intervenções diante das necessidades observadas e acrescentando aos seus conhecimentos teóricos-metodológicos à prática técnica operacional proporcionando ao mesmo uma formação de qualidade para que na sua atuação como profissional seja capaz de proceder com coerência, eficiência, competência, qualidade e ética, contribuindo na construção de uma sociedade justa e igualitária.
Para o Centro de Referência de Assistência Social espera-se que com este projeto de intervenção as famílias da área de abrangência territorial desta unidade passem a ver os serviços como parceiros, como a casa da família e que ali elas podem ir em busca de garantia de seus direitos, de contribuição e/ou mediação nas relações e situações de conflitos e de vulnerabilidade social e que a equipe de referência
está a serviço delas para atendê-las da melhor forma possível, dando sempre uma resposta a demanda apresentada para que as mesmas possam usufruir de uma vida com dignidade, sabendo-se que o direito a assistência social não é uma esmola ou barganha e sim um direito garantido por lei a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros que necessitam desta.
.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Divulgar para a população da área de abrangência do Centro de Referência Assistência Social – CRAS II os serviços socioassistenciais ofertados pelo mesmo, para que possa obter mais conhecimento sobre os serviços e também os direitos socioassistênciais, dentre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
# Apresentar para a população atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II a localização, horário de atendimento, área de abrangência e equipe de referência com suas respectivas funções;
# Divulgar os serviços socioassistenciais ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II para a população de sua área de abrangência;
# Dirimir dúvidas das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, como também as outras famílias que fazem parte da área de abrangência em relação aos serviços prestados pelo CRAS II para a comunidade.
PÚBLICO ALVO
Este projeto está direcionado para as famílias da área de abrangência territorial do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, em especial as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e risco social e que também fazem parte dos programas sociais.
Atingirá diretamente os pais e/ou responsáveis pelos alunos das escolas
públicas, adolescentes , jovens e crianças de escolas públicas e programas sociais,como também coordenadores destes programas e professores, e a comunidade em torno do CRAS II.
METAS A ATINGIR
Atingir ao menos 50% da populaçao referenciada ao CRAS II.
METODOLOGIA
Visando atingir os objetivos propostos neste projeto, o qual tem por finalidade disseminar informações e conhecimentos a cerca dos serviços ofertados pelo CRAS II para a população de sua área de abrangência territorial serão desenvolvidas pelas estagiárias de Serviço social diversas atividades interna e outras junto ao público alvo conforme relataremos a seguir:
• Elaboração de questionário para entrevista com os usuários;
• Entrevista com alguns usuários na sala de espera da instituição, enquanto os mesmos aguardam atendimento;
• Tabulação dos resultados, avaliação e conclusão das entrevistas , partindo deste ponto para discussão da forma de como realizar este projeto. Esta etapa se desenvolverá durante seis dias, totalizando vinte e quatro horas.
A próxima etapa será visitas as escolas públicas da área de abrangência territorial ,aos programas sociais e aos programas de saúde da família para estabelecer parcerias para divulgação do projeto, esta etapa realiza-se-a em dois dias, perfazendo um total de oito horas.
Após firmada as parcerias, iniciará a elaboração e sistematização do projeto de intervenção, bem como a confecção dos materiais necessários para a viabilização
tais goncalves da silva fez um comentário
  • muito bom o projeto me ajudou bastante.
    • 0 aprovações
    margareth fez um comentário
  • vc tem o relatório de estagio 3 encima desse projeto de intervenção
    • 1 aprovações
    Gabriela Zanella fez um comentário
  • Ótimo projeto que pode servir como exemplo para futuras intervenções nas organizações.
    • 1 aprovações
    Taisis fez um comentário
  • Me ajudou mt. Obg!😃
    • 0 aprovações
    ELIZABETH FRAGA fez um comentário
  • muito bom o projeto!!
    • 0 aprovações
    Carregar mais