Buscar

simulado passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com as teorias psicanalíticas de Freud (1920), a instância da personalidade que consiste de impulsos inatos regida pelo princípio do prazer é:
		
	
	a pré-consciência
	
	o superego.
	 
	o id.
	
	a consciência.
	
	o ego.
	
	
	
	
	Na teoria da Gestat, o campo psicológico é entendido como um campo de forças que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã (a força de atração ou repulsão). Esse campo psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas. Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios: I - PROXIMIDADE ¿ os elementos mais próximos tendem a ser agrupados. II - SEMELHANÇA ¿ os elementos semelhantes são agrupados. III - FECHAMENTO ¿ ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	
	
	Nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma tão clara que permita sua percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem, porque não permitem uma clara definição da figura-fundo, impedindo a relação parte-todo. Acontece, às vezes, de estarmos olhando para uma figura que não tem sentido para nós e, de repente, sem que tenhamos feito qualquer esforço especial para isso, a relação figura-fundo elucida-se. A esse fenômeno a Gestalt dá o nome de:
		
	
	Percepção: O que o indivíduo percebe e como ele percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
	 
	Insight. O termo designa uma compreensão imediata, enquanto uma espécie de entendimento interno.
	
	Fechamento: Ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão.
	
	Campo psicológico: é entendido como um campo de forças que nos leva a procurar à boa-forma.
	
	Meio Comportamental: É o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção.
	
	
	
	Um professor solicita a participação dos alunos no fórum de debate da disciplina on-line, recomenda que as aulas sejam assistidas com bastante atenção e a leitura da bibliografia recomendada seja feita aula-aula. Sugere a participação em diversas atividades, por exemplo, um fórum de dúvidas, exercícios, permitindo os alunos colocarem-se em situação de desempenho frente às diversas atividades sugeridas, visando uma melhor mediação com o conhecimento. As solicitações visam auxiliar ao discente (aluno) adquirirem novos comportamentos que vão integrar o seu repertório comportamental na rotina dos seus estudos durante um curso à distância. À aprendizagem de comportamentos complexos, dividindo-os em partes simples até o total aprendizado através de um reforçamento diferencial chama-se:
		
	
	Behaviorismo
	
	Aprendizagem Respondente (S ¿ R)
	 
	Modelagem
	
	Aprendizagem por insight
	
	Associacionismo
	
	
	
	Considerando o behaviorismo, um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer chama-se:
		
	
	Associacionismo
	 
	Reforço
	
	Modelagem
	
	Insight
	
	Positiva
	
	
	
	
	George Berkeley é um representante da escola empirista inglesa (associacionismo) e dedicou-se dentre outros temas ao estudo da percepção. Um problema aparente nos estudos de Berkeley era a relação do Ser e Ser Percebido e do princípio de que Ser, é Ser Percebido. Como explicar a existência de uma cadeira e uma mesa na cozinha quando ninguém está em casa para percebê-la? A percepção também foi um objeto de estudo da escola da Gestalt na Alemanha, mas diferente da abordagem filosófica de Berkeley, esta dispunha de outra abordagem e métodos científicos, por exemplo, o estudo dos componentes da percepção como proximidade, semelhança e fechamento, através de experimentos. Marque a opção correta:
		
	 
	A psicologia científica constituiu-se basicamente de três escolas: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo. A psicologia científica tem seu marco fundante em Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	
	A psicologia científica se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise, pois esses sistemas teóricos passaram a produzir em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição, suas teorias.
	
	A psicologia científica constituiu-se de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A psicologia científica nasce com Wundt com o uso de instrumentos de medição e observação em laboratório.
	 
	A psicologia cientifica nasce a partir de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. A Psicologia enquanto ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século XX, Wundt preconiza a Psicologia sem alma.
	
	Observamos em Berkeley as especulações filosóficas necessárias para a evolução dos alicerces necessários para o surgimento de uma psicologia científica e esta se constituiu de três escolas: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise.

Outros materiais