Buscar

9ª ACQF Materiais de Construção Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9º ACQF – Materiais de Construção Civil I
Questão 1	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
As tintas possuem em sua composição os aditivos que são substâncias adicionadas em pequenas proporções na tinta – entre 0,1 e 2%. Eles proporcionam funções específicas tais como funções biocidas e funções reológicas. Assim como os aditivos e outros componentes, as tintas então têm suas formulações específicas. Com relação as formulações dos diferentes tipos de tintas, considere.
I) A formulação das tintas está atrelado ao que realmente difere uma tinta da outra. Para a formulação é necessário um trabalho de desenvolvimento de novos produtos, onde a proporcionalidade das matérias primas podem obter propriedades desejáveis.
II) De uma forma geral, mas não uma regra, a formulação envolve um elevado número de matérias primas, sendo aproximadamente 15 substâncias diferentes.
III) O conhecimento da formulação nos permite prever algumas propriedades, porém é necessário a realização de ensaios de desempenho para uma correta e precisa avaliação. Duas propriedades importantes são a porosidade e a durabilidade.
IV) A fabricação da tinta envolve um elevado número de matérias-primas, um fabricante, por exemplo, pode chegar a ter algo entre 750 a 1000 diferentes matérias primas em seu estoque. Parte delas é usada para a fabricação de produtos intermediários, como resinas e emulsões.
V) Uma fórmula típica para a fabricação de esmalte sintético ou tinta látex necessita mais de 10 componentes para a sua produção.
Em relação às afirmações acima:
	
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações III e V estão corretas
Apenas a afirmação I está correta
 Questão 2	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
A tixotropia seria a capacidade de um gel se liquefazer à medida que lhe aplicamos uma determinada quantidade de calor ou uma força mecânica, como cisalhamento ou vibrações. Após a cessação do calor ou da força aplicada, esse mesmo gel, então liquefeito, possui a capacidade de voltar ao seu corpo original. (COSTA, 2006)
Como existem tintas tixotrópicas, considere as sentenças.
I) As tintas tixotrópicas tornam-se fluídas sob a pressão de um pincel e formam uma película menos sujeita a formar gotas ou manchas.
II) A tixotropia destas tintas deve ser tal que a gelificação não se processe antes que as manchas do pincel tenham desaparecido. 
III) Podem conferir propriedades tixotrópicas a uma tinta pela adição de resinas, sabões ou pela incorporação de pequenas quantidades de água.
IV) As tintas tixotrópicas tornam-se fluídas quando ficam em repouso e formam uma película menos sujeita a formar gotas ou manchas quando submetidas à pressão do pincel.
V) As tintas tixotrópicas tendem a escorrer na parede, o que é inviável sua aplicação. Por isso este tipo de tinta não são mais fabricadas.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações III, IV e V estão corretas
Apenas a afirmação I está correta
As afirmações I, II e III estão corretas
Todas as afirmações estão corretas
As afirmações II, III e IV estão corretas

Outros materiais