Buscar

Gestalt 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Teoria do self
self “é como um processo especificamente pessoal e característico de sua maneira própria de agir num dado momento e num campo, em função dos seu ‘estilo’ pessoal” (Ginger, 1995, p. 126)
Em cada situação o indivíduo é seu self, por isso varia conforme a situação e o agente de contato com o presente, realizando o ajustamento criativo com significado.
 
“Se não podemos compreender nem entender o que fazemos, não podemos pretender resolver nossos problemas nem esperar viver vidas gratificantes. Porém tal compreensão do self envolve mais que o entendimento intelectual habitual. Requer sentimento e sensibilidade”(Perls, 1988, p. 17).
self não é uma entidade fixa, nem uma instância psíquica e sim nosso modo pessoal e variável de envolvimento em qualquer processo. Determinado pelo estilo pessoal, não é o “ser”, mas o “ser no mundo”. 
 self (Goodman)possui três funções: a função id que se refere aos atos automáticos; a função ego ligada aos atos voluntários de escolha e rejeição; e a função personalidade à auto-imagem.
Suporte possibilita o contato ou afastamento desejados pelo cliente como energia, suporte corporal, respiração, informação, preocupação com os outros, linguagem, etc .... Yontef (1998).
Self-suporte como conceituação básica (o ser humano dispõe de todo o equipamento necessário para enfrentar a vida, precisando apenas de tomar consciência de sua força).
*
Funções do self:id, ego e personalidade
Id – o funcionamento é mais automático e descompromissado em relação ao meio.
Ex: necessidades não conscientes = fadiga, pulsão sexual, fome, etc.
Ego – representa o pólo do id. O id é solto no seu funcionamento e passivo. O ego é deliberado e ativo.
Atua como censor do organismo no processo de contato.Determinação, força de vontade e esforço são experiências do funcionamento do ego. O que faço deliberadamente, consciente.
Funcionamento do ego saudável – exerce sua vontade e vive na singularidade, faz o processo conforme suas escolhas e necessidades. O id minimiza a fronteira de contato e o ego a evidencia. Depende do id e da personalidade.
Personalidade = auto-imagem. “Representação que o sujeito faz de si mesmo,que se permite reconhecer responsável pelo que sente e o que faz” (Ginger, 1995, p.128).
esta função garante a integração das experiências anteriores, a assimilação do vivido ao longo da história pessoal – “o sentimento de identidade”
A psicose está ligada a um distúrbio das funções id e personalidade, não estruturando o ego; 
Na neurose há distúrbio da função ego.
 Nos dois casos há intervenção no início e no fim do ciclo de contato (pré-contato e assimilação);
*
Fases do ciclo contato-retração
aproximação – fuga 
funções e disfunções do contato
A noção de campo (K. Lewin), amplia a concepção referente à delimitação de fronteiras entre o indivíduo e o mundo/meio 
Contato é um processo essencial e permite a relação acontecer em duplo sentido: aproximação e separação das pessoas. Sem este movimento perderíamos a nossa identidade.
Ocorre em 3 direções comigo
 com o outro
 com o mundo/meio
 importante conhecer como o cliente faz contato consigo, de como entrar em relação, a manifestação de suas emoções e seus programas internos.
Considerando que o indivíduo não pode ser analisado fora do seu meio psicológico e que ele não está “diluído” nesse meio, todos os fenômenos importantes ocorrem num limite, numa fronteira de contato entre o corpo e os estados internos, ou entre a pessoa e o seu meio. O contato pode ocorrer nos níveis cognitivo, emocional e comportamental. Utilizamos os 5 sentidos,a fala e o corpo/ movimento neste processo.
*
Resistências - GESTALT
Distúrbios no ciclo de contato (interrupções, recuos, etc)
Reflexos provisórios de “segurança” - podem se tornar exagerados, inoportunos
“Mecanismos de defesa”
Ex: armadura – protege, mas pode aos poucos vir a incomodar.
Gestalt vai incentivar a delimitação desses reflexos e fazer a triagem – desembaraçar-me dos não mais necessários e se necessário, transformar minha armadura rígida em uma mais flexível e que se adapta melhor.
*
Resistências – GESTALT – mecanismos de defesa - neuróticos
Distúrbios no ciclo de contato (interrupções, recuos, etc)
Confluência (patológica ou não) – não existir fronteira entre eu e o outro. Ex: casal fusionado, guru, seitas, etc.Sadio = compartilhar momentos;
Introjeção- o que aprendi sem mastigar e digerir, regras sociais – necessárias para o convívio, mas pode me atrapalhar. Introjeções infantis – pode levar a autodesvalorização e a projeção.
Projeção – de desejos e temores (incs). Criam-se expectativas projetadas no outro que implicam em exigências de que o outro satisfaça todas as nossas necessidades: 
“Na projeção deslocamos a barreira entre nós e o mundo, exageradamente a nosso favor. Em vez de ser um participante ativo de sua própria vida, aquele que projeta se torna um objeto passivo, a vítima das circunstâncias” (Perls, 1988)
Sadio = Ex: “vou lhe oferecer isto, acho que vai gostar” - compreender o outro;
Retroflexão – Controla seus próprios impulsos, sentimentos e, em geral, não expressa emoções. Dirige os impulsos e sentimentos para si mesmo, controlando-se e culpando-se ou não admitindo-se vulnerável às atitudes, necessidades, sentimentos, enfim, ao ser do outro. Quem retroflexiona pode apresentar dificuldades em dizer não. Deixa de exprimir seus sentimentos – somatizações – doenças. Sadio = Ex: reter uma ação agressiva no momento apropriado;
Deflexão – A deflexão é uma maneira de evitar um encontro verdadeiro com a outra pessoa.Evitação ou desvio do meu desejo. não permite que o outro o conheça(intimidade) .Ex:retrofleti minha raiva em relação ao meu chefe, mas voltando para casa defleti gritando com meus filhos sem razão. Sadio =Defleti de uma pergunta incômoda que pode levar a um conflito em um momento inadequado (trabalho, p.ex) com uma piada ou como uma resposta genérica. 
* Proflexão – A característica básica deste mecanismo é a da pessoa que só faz aos outros o que quer que lhe façam. Há um fluxo de energia dirigido para fora, mas o objetivo é eliciar uma resposta previsível do outro. Sua intenção é que o outro a imite ou reaja de uma maneira desejada. Há dois tipos de proflexão: a ativa(busca satisfazer as necessidades alheias em busca de retorno), e a passiva(falsa bondade e falso altruismo).Buscam reconhecimento e satisfação própria em uma pseudo aceitação incondicional.
*
Resistências em GESTALT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais