Buscar

APOL 5 SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Embora se tenha reconhecido grande avanço na promoção da igualdade, quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, observou-se, na sequencia, que a promoção da igualdade não se dá na negação da diferença. As diferenças devem ser respeitadas e protegidas, para que se promova a verdadeira igualdade de direitos.
Certos públicos são considerados mais vulneráveis e precisam de maior investimento e apoio para que alcancem o mesmo patamar de igualdade dos demais.
Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta corretamente a terminologia que define o princípio em que se considera o maior investimento de recursos e proteções para os grupos mais vulneráveis, de modo que usufruam igualmente dos mesmos direitos que os demais:
	
	A
	igualdade
	
	B
	solidariedade
	
	C
	democracia
	
	D
	equidade
Você acertou!
Correta de acordo com o conteúdo estudado.
Questão 2/5
Na Constituição de 1988, grandes avanços no campo social foram obtidos. Marque a única alternativa, das apresentadas abaixo, que não foi uma estabelecida a partir da Constituição de 1988:
	
	A
	Redução da jornada de trabalho, que era de 48 horas semanais e passou para 44 horas semanais.
	
	B
	Extensão da obrigatoriedade do voto aos jovens com 16 anos.
Você acertou!
A única alternativa que não foi estabelecida pela Constituição de 1988 é a alternativa 02, pois não existe a obrigatoriedade do voto aos jovens de 16 anos. O voto aos jovens de 16 anos é opcional.
	
	C
	Instituição do décimo terceiro salário para aposentados
	
	D
	Garantia do seguro desemprego aos trabalhadores desempregados pelo sistema econômico.
Questão 3/5
O SUAS é o sistema descentralizado e participativo que organiza a política de assistência social no Brasil. Sua organização compreende o desenvolvimento de programas e projetos e a prestação de serviços continuados de Assistência Social. Programas, projetos e serviços, no SUAS, são ofertados mediante classificação por nível de complexidade.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os níveis de complexidade que compõe o SUAS:
	
	A
	atenção primária, atenção secundária e atenção terciária.
	
	B
	proteção social básica, proteção social especial de média ou de alta complexidade. 
Você acertou!
Está correta”. A alternativa 01 aponta formas de classificação das ações da política pública de saúde. A alternativa 03 apresenta os objetivos da assistência social. A alternativa 04 apresenta elementos de classificação de casos na área da saúde.
	
	C
	proteção social, defesa de direitos e vigilância socioassistencial.
	
	D
	urgência, emergência e prevenção.
Questão 4/5
Sobre a crise econômica na década de 1990, dado ao esgotamento das medidas governamentais impostas às populações latino-americanas, é correto afirmar que como medidas paliativas para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, os moradores da periferia e as famílias mais pobres, passaram a:
I. desenvolver seus próprios empreendimentos, assim como linha de créditos e moeda alternativa, tais como ocorreu na Argentina e, no Brasil, inúmeros empreendimentos sociais, p transformando a distribuição de alimentos em encontros de fomentação de geração de trabalho e renda.
II. receber apoio de empresas privadas e instituições não governamentais que forneceram habitações e salário-moradia aos desempregados e pessoas mais pobres dentro de um programa privado de erradicação da pobreza e da miséria implementado pelas grandes corporações multinacionais.
III. ser integradas em programas governamentais que estabeleciam empregos e casa própria para os desempregados pela crise e pobres marginalizados da sociedade. Dentre esses programas estavam os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
	
	A
	I, apenas.
Você acertou!
O item I é o único que apresenta a alternativa correta, pois as medidas paliativas encontradas pelas famílias mais pobres e os moradores da periferia para resolver o problema da recessão e da falta de dinheiro, são o desenvolvimento de empreendimentos, como linha de créditos e moeda alternativa. Os demais itens não possuem relação verdadeira com o que pede a questão, pois o item II apresenta o apoio de empresas privadas e instituições governamentais e, o item III apresenta como medida paliativa os programas “Salários aos Desempregados” e “Casas para os Pobres” implementados nos países sob a orientação do FMI e do Banco Mundial. Portanto, só a alternativa 01 está correta.
 
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Questão 5/5
O Estatuto do Idoso é uma das grandes conquistas de cidadania para a população idosa do Brasil. Observe com atenção o disposto em seu artigo 3º:
“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”
Sobre o Estatuto do Idoso, assinale dentre as alternativas a seguir aquela que apresenta afirmativa correta:
	
	A
	O Estatuto do Idoso foi aprovado pela Lei Federal nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994.
	
	B
	O Estatuto do Idoso foi aprovado pela Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003.
Você acertou!
Está correta . A lei citada na alternativa 01 refere-se à aprovação da Política Nacional do Idoso. O Estatuto do Idoso foi aprovado por lei federal, portanto não cabe a cada estado a sua aprovação. O Estatuto do Idoso é uma Lei independente da LOAS e não se trata de um capítulo desta
	
	C
	O Estatuto do Idoso é aprovado em cada unidade da federação por Lei Estadual própria.
	
	D
	O Estatuto do Idoso é um dos capítulos da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, aprovada em 1993.

Outros materiais