Buscar

Estelionato: Entenda o Crime

Prévia do material em texto

13/11/13
Estelionato
1. Obter vantagem ilícita
O STF considera que no estelionato a vantagem ilícita deve ser econômica, patrimonial
2. Em prejuízo alheio induzindo ou mantendo alguém em erro
Se faz mediante artifício ardil ou qualquer outro meio fraudulento.
	E aquilo que é ilícito civil não necessariamente constitui o crime de estelionato, ex inadimplemento civil, porque precisa de fraude. 
O estelionato, assim como o furto, pode ser insignificante.
As fraudes podem ser documentos falso, mas não necessariamente.
Fraude penal e fraude civil: se antes de celebrar o contrato ele já não iria cumprir, nunca teve intenção de cumprir o contrato, só queria lesar. É o dolo de causar prejuízo antes do negócio. 
O falido ou o insolvente não é necessariamente estelionatário. Mas, é claro, que pode abrir uma empresa de fachada, cujo único objetivo seria não cumprir suas dívidas e lesa patrimônio alheio.
Clonagem de cartão de crédito é estelionato? O simples fato de clonar não é estelionato, mas se utilizar o cartão, seja cartão de débito ou crédito há fraude. Se for cartão de débito, tira o dinheiro direto da pessoa, seria subtração de dinheiro por fraude e já a de cartão de crédito tira dinheiro direto da administração de cartão, então seria, propriamente estelionato. A linha entre subtração de dinheiro por fraude e estelionato é tênue. Estelionato foca mais na fraude em si e já a subtração foca mais no dinheiro.
3. Se o criminoso é primário o juiz pode substituir a pena por multa ou reduzir a pena.
4. Figuras equiparadas
	Constituem fraude comparada ao estelionato, parágrafo 2º: disposição de coisa alheia como própria, alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria, defraudação de penhor, fraude na entrega de coisa, fraude no pagamento por meio de cheque, fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro, duplicata simulada
	No caso do cheque, a jurisprudência exige prejuízo a vítima, se não houver o crime não foi consumado.

Continue navegando