Buscar

Caso_Desconsideração PJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil
Professora: Ássima Farhat Jorge Casella
Estudo de caso:
No dia 11 de junho de 1996 houve uma explosão no Osasco Plaza Shopping, centro comercial localizado na cidade de mesmo nome, no Estado de São Paulo. O movimento de consumidores no shopping no momento da explosão era intenso, uma vez que se tratava da véspera do Dia dos Namorados. A explosão ocorreu no horário de almoço, nas proximidades da praça de alimentação. Segundo laudo técnico, a explosão ocorreu em decorrência de acúmulo de gás em espaço livre entre o piso e o solo. Como consequência do acidente, 40 pessoas foram mortas e mais de 300 ficaram feridas.
Foram propostas diversas ações indenizatórias contra a empresa que administra o shopping. Ao ser constatado que a mesma não mais possuía capital para ressarcir as vítimas do acidente, questionou-se a possibilidade de ser aplicada a desconsideração da personalidade jurídica, atingindo diretamente o patrimônio dos sócios da referida sociedade.
É possível a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica da empresa que explora a administração do shopping center em ações indenizatórias propostas por pessoas que sofreram danos por conta do acidente narrado? Justifique com base na legislação.
- Discorra sobre a desconsideração da personalidade jurídica, as teorias aplicáveis e a previsão do Código Civil e Código de Defesa do Consumidor.

Outros materiais