Buscar

APOL MOD B F I

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Algumas proposições pedagógicas medievais — e especificamente da escolástica — são visíveis ainda hoje na prática educativa. Tome-se como exemplo a educação baseada na instrução verbal e o ensino a partir da literatura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BALBINOT, Rodinei. Educação e medievalidade: sobre se o ser humano pode conhecer e ensinar. In: DALBOSCO, Cláudio A.; CASAGRANDA, Edison A.; MÜHL, Eldon F. (Org.). Filosofia e pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 51.
Com base nos conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da educação na Idade média, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Nas intituições escolares medievais, os ensinamentos tinham por base a fé, porém, a razão era o cerne dos processos pedagógicos.
II. ( ) Somente durante a Idade Média se constituiu educação escolarizada enquanto modelo que conhecemos na atualidade.
III. ( ) Enquanto teoria, era o método experimental que permeava o fazer pedagógico das escolas da Idade Média.
IV. ( ) Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram intelectuais de destaque no campo educacional durante a Idade Média.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V.
	
	B
	V – F – F – V.
	
	C
	V – V – F – F. ok
	
	D
	F – V – F – V.
	
	E
	F – V – V – F.
uestão 2/10
Considere a seguinte afirmação: 
“Não que Weber não estivesse interessado em compreender manifestações coletivas, mas, segundo ele, essas manifestações têm origem nas ações individuais. [...] A lógica que Weber seguia era a seguinte: se meu objetivo é compreender, por exemplo, o papel de uma escola em uma comunidade, é necessário que eu compreenda as ações daqueles que formam essa escola, ou seja, daqueles que a fazem funcionar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 16 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação relativo à teoria de Weber sobre o funcionamento da escola, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola, como uma instituição plural, representa o universo multidimensional da cultura e do fazer dos indivíduos.
	
	B
	A escola enquanto instituição opera pela formalização e racionalização de seus processos.
	
	C
	A escola é o ambiente das relações sociais por excelência onde predominam ações mobilizadas pelos valores e pelas tradições da comunidade incorporadas nas ações escolares.
	
	D
	A escola possui uma grande similaridade com a família. Para Weber, ambas as instituições operam com igual peso: a conformação dos indivíduos.
	
	E
	Escola, Estado, Família e Igrejas possuem em comum a organização intencional formal e instrumental de suas lógicas e processos.
Questão 3/10
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France (1977 - 1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 131.
Existem funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault. A esse respeito, conforme os conteúdos livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola tem a função de promover a socialização, educando e formando seus alunos para a vida social integrada e positiva.
	
	B
	A escola em sua natureza burocrática desenvolve processos pedagógicos uniformizados que visam permitir a progressão dos saberes e a formação cultural de seus alunos.
	
	C
	O modo como funciona a escola favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.
	
	D
	O processo educativo, embora disciplinador e restritivo, tem como escopo a autonomia e a individualidade de seus atores. É pelos limites e disciplina que se descobre a liberdade.
	
	E
	Para Foucault, a escola possui uma ambivalência intrínseca, tanto pode castrar e frustrar as subjetividades quanto pode ser progressista e revolucionária.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Assim, além de sua perspectiva histórica, a sociologia weberiana apresenta outra inovação, a saber: um novo objeto de estudo sociológico. Esse objeto de estudo seriam as ações sociais. Podemos dizer que ação social é toda ação cujo sentido subjetivamente pensado pelo ator social, ou seja, pelo indivíduo, faz referência a outro indivíduo ou grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 17 nov. 2015.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação, considere os tipos de ações propostos por Weber e identifique o conceito e sua explicação, relacionando corretamente as colunas:
1. Ação direcionada a fins racionais
2. Ação racional orientada por valores
3. Ação motivada pela tradição
4. Ação motivada pela afetividade 
(  ) Fazer um curso superior para melhorar de vida.
(  ) Ir sempre à Igreja aos domingos com a família.
(  ) Fazer o curso de direito para assumir o escritório da família.
(  ) Envolver-se em movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
(  ) Contribuir em uma campanha para doação de sangue.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4 – 2
	
	B
	2 – 3 – 4 – 3 – 1
	
	C
	1 – 3 – 3 – 2 – 4
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	E
	3 – 1 – 1 – 2 – 4
Questão 5/10
Leia a seguinte citação:
“As contribuições de Ausubel, apesar de, ou precisamente por sua restrição a um espaço concreto, mas crítico, do âmbito da aprendizagem, são muito importantes para a prática didática. Ausubel aborda a aprendizagem escolar, que para ele é fundamentalmente ’um tipo de aprendizagem que se refere a corpos organizados de material significativo’”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SACRISTÁN, J. Gimeno; GOMEZ, A. L. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. p. 37.
No que diz respeito à aprendizagem na teoria ausubeliana, deve-se levar em consideração três conceitos: aprendizagem de representações, aprendizagem de proposições e aprendizagem de conceitos. Nesse sentido, relacione corretamente os conceitos às suas respectivas características: 
Aprendizagem de representações
Aprendizagem de proposições
Aprendizagem de conceitos 
(  ) Tipo de aprendizado relacionado ao significado dos símbolos aprendidos.
(  ) Tipo de aprendizado relacionado à apreensão dos conceitos dos símbolos.
(  ) Tipo de aprendizado relacionado aos símbolos e à sua representação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	2 – 1 – 3.
	
	C
	3 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	1 – 3 – 2.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O ponto de partida da teoria de ensino proposta por Ausubel é o conjunto de conhecimentos que o aluno traz consigo. A este conjunto de conhecimentos, Ausubel dá o nome de estruturacognitiva e, segundo ele, é a variável mais importante que o professor deve levar em consideração no ato de ensinar”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas de Pscicologia. v. 2, n. 3, p. 91-94, 1994. p. 91. Link:: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf. Acesso em 05 mar. 2015.
Considerando o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Ausubel no que diz respeito a levar em conta os conhecimentos que o aluno traz consigo, aproxima-se dos preceitos de qual outro teórico?
	
	A
	Piaget.
	
	B
	Wallon.
	
	C
	Vygotsky.
	
	D
	Freud.
	
	E
	Karl Rogers.
Questão 7/10
Considere a seguinte citação: 
“Neste período que se estende dos 7 aos 12 anos, as operações mentais da criança ocorrem em resposta a objetos e situações reais. A criança usa a lógica e o raciocínio de modo elementar, mas os aplica apenas na manipulação de objetos concretos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BARROS, Célia Silva Guimarães Barros. Psicologia e construtivismo. São Paulo: Ática, 1996. p. 61.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre o “estágio operacional concreto” de Piaget, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Piaget define o estágio das operações concretas como uma etapa que é decisiva na vida e no desenvolvimento da criança.
II. ( ) Piaget lembra que nessa etapa do desenvolvimento a criança utiliza mais a intuição do que a razão para a resolução de problemas.
III. ( ) Piaget define que nesta fase a inteligência prática é muito importante, já que facilita as ações da criança.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	V – F – F.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – F.
	
	E
	F – F – V.
Questão 8/10
Considere a afirmação a seguir: 
“Ao se solicitar mapas conceituais aos alunos, é preciso partir da premissa de que jamais pode existir um único mapa conceitual correto, uma vez que são inúmeras as variáveis do conhecimento próprio de cada aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: ANTUNES: Celso. Antiguidades modernas: crônicas do cotidiano escolar. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 208.
Referente ao conceito de mapa conceitual nas proposições teóricas de David Ausubel, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Mapas conceituais devem ser construídos com base na ordem hierárquica dos conceitos.
II. ( ) Mapas conceituais podem ser definidos como diagramas que objetivam relacionar conceitos.
III. (  ) Mapas conceituais devem basear-se na realidade social dos alunos, de onde se originam os conceitos.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – V – F.
	
	E
	V – V – F.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[Para Marx Weber,] o verdadeiro professor, se quiser manter a sua ‘integridade intelectual’, há de separar suas situações. Por um lado, ‘apresentar os fatos, determinar as suas relações matemáticas e lógicas, ou a estrutura interna dos valores culturais’, ou seja, as conexões causais concretas dos fatos (compreender o sentido das ações sociais) e, por outro, responder a perguntas sobre o valor da cultura e seus conteúdos individuais e à questão de como devemos a agir na comunidade cultural e nas associações políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_3_2002.pdf. Acesso em 17 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a contribuição de Weber para pensar a educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Alguns conceitos de Weber, como tipo social, economia, dominação e carisma ajudam a compreender as relações sociais dentro da escola, naquilo que conservam de uma instituição funcional e totalizadora.
II.( ) Weber não elaborou uma Sociologia da Educação, mas seus conceitos de dominação, burocracia e especialização ajudam a pensar os limites da educação tradicional.
III. (  ) Para Max Weber, a escola é uma instituição de formação moral que organiza a distribuição dos bens culturais, institui o status social e permite a integração dos diferentes grupos e classes sociais.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’, são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Deste modo, segundo o mesmo autor as referidas tendências pedagógicas, perfaziam caminhos diversos, se aliando às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação deste modo era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202. Acesso em 17 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação às tendências pedagógicas e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar que:
	
	A
	A perspectiva tradicional coloca como fundamento do saber o processo de construção que envolve alunos, professores e meio social.
	
	B
	O foco é ação relacional e interativa. O fundamento epistemológico da visão tradicional centra-se no processo neurobiológico pelos múltiplos estímulos à inteligência.
	
	C
	Trata-se de uma ação não diretiva; o fundamento epistemológico é a experiência empírica dos alunos em diálogo com o conceitual.
	
	D
	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para a vida urbana e produtiva.
	
	E
	Todo processo é autogerido pelos alunos que são artífices de seu próprio desenvolvimento moral, intelectual e operacional.
 
Pré-visualização
Questão 1/5
 Leia o trecho a seguir:
 “Os valores éticos não nascem com a gente, não pertencem ao que se possa chamar de “natureza humana”. O ser humano, segundo Saviani (2003), não nasce humano, mas se torna ao ser acolhido no meio social, no convívio afetivo com outras pessoas”.
Chaui, Marilena. Cultura e democracia .En: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de CienciasSociales. Año1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires : CLACSO, 2008- . -- ISSN 1999-8104. 55
  
 Com base no livro da disciplina, explique o que significa humanizar-se.
 Nota: 20.0
humanizar-se é um processo concreto que ocorre no interior das relações humanas, que são por excelência relações sociais. Humanizar-se em sociedade é a única condição para que isso ocorra. (p. 50)
Resposta:torna-se social aprender a a ser humano através do convívio em sociedade,na família escola etc.conhecer e adquirir os valores impostos pela sociedade no meio em que vivemos ter o conhecimento afetivo e produtivo a fim de trazer benefícios futuros satisfatórios.
 Questão 2/5
 Leia o caso abaixo:
  
 Jorge está no segundo ano do Ensino Fundamental (de nove anos) e precisa estudar para a avaliação de Ciências. Ele pede ajuda para sua mãe, que monta um mapa conceitual (conforme abaixo) com informações sobre um dos conteúdos da prova: o uso da água. 
 Essa forma de organizar o estudo, chamada demapa conceitual, foi criada pelo psicólogo Ausubel. Discorra sobre o que são os mapas conceituais.
 Nota: 16.0
 Os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Seu objetivo é mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados (p. 147). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:são representações gráficas semelhantes a diagramas e mostram a relação entre conceitos ligados por palavras em um dominio especifico de conhecimento,consistindo na organização hierarquica dos conceitos partindo dos mais abrangentes aos que se ramifica para os mais específicos e menos inclusivos
 Questão 3/5
 Leia o trecho a seguir:
 “No entanto, numerosos estudos e pesquisas têm evidenciado como essa perspectiva termina por veicular uma visão homogênea e padronizada dos conteúdos e dos sujeitos presentes no processo educacional, assumindo uma visão monocultural da educação e, particularmente, da cultura escolar. Essa nos parece ser uma problemática cada vez mais evidente. O que está em questão, portanto, é a visão monocultural da educação. Os "outros", os "diferentes" - os de origem popular, os afrodescendentes, os pertencentes aos povos originários, os rappers, os funkeiros etc., mesmo quando fracassam e são excluídos, ao penetrarem no universo escolar desestabilizam sua lógica e instalam outra realidade sociocultural.”
 MOREIRA, A. CANDAU, V. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In Revista Brasileira de Educação. Nº23, Rio de Janeiro: Maio/Agosto de 2003. p. 156-168.
 De acordo com o texto, o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina argumente sobre como o interculturalismo pode combater a visão monocultural de educação.
 Nota: 16.0
através da promoção da inter-relação entre grupos culturais diferentes; adotando uma concepção de cultura dinâmica, mas sem negar suas raízes; afirmação da hibridização cultural como veículo da constituição das identidades culturais abertas e avessas à ideia de pureza cultural. Consciência de que as relações culturais também são relações de poder; privilegiando a transformação das relações sociais, culturais e institucionais. (p 92-93)
Resposta:porque ele oferece uma interação entre as culturas de uma forma reciproca favorecendo seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo
 Questão 4/5
 Com base nos apontamentos de Nogueira e Leal (2012) e nos conteúdos abordados durante as teleaulas da disciplina, discorra sobre a importância de estudar os fundamentos psicológicos da educação para a sua futura formação.
 Nota: 16.0
 Os fundamentos psicológicos nos dão base sobre algumas concepções que nos auxiliam na compreensão de como ocorre o desenvolvimento humano, bem como a base que elas oferecem para a compreensão dos mecanismos de aprendizagem (p. 11). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:pois é atraves da psicologia que é possivel compreender a amplitude das ações e comportamentos humanos, visando entender a visão dos alunos em sala de aula,como interações sociais ,metas a serem alcançadas e uma e o objetivo de incluir culturas diferenciadas em um ambiente satisfatória,aponto de pelo menos tentar integrar diferentes culturas em um único ambiente social.
 Questão 5/5
 Vygotsky se propôs a construir uma nova psicologia, capaz de unificar as perspectivas das correntes psicológicas que dicotomizam o sujeito do objeto. Para tanto, utilizou as ideias de Marx e Engels, das quais era adepto. Com base nessas informações, discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
 Nota: 16.0
 Para Vygotsky, devia-se buscar uma nova unidade de análise, que explicasse desde as relações estímulo-resposta até a mais elevada produção humana: a cultura. Ele almejava, portanto, compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos que constituem o homem ao longo da própria história e da de sua espécie (p. 49). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Resposta:propôs a teoria que busca superar a divisão acentuada do dualismo entre mente e corpo,natureza e cultura, consiência e atividade por meio de uma nova psicologia baseada no método e nos princípios do materialismo dialético

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes