Buscar

2º Estudo Dirigido Psi em Saude Nutricao 20161

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2º Estudo Dirigido
Disciplina: Psicologia em Saúde
Curso: Nutrição
QUESTÕES
A principal tese de Canguilhem é sobre a relação entre o normal e o patológico, se contrapondo à idéia de normalidade da racionalidade médica. 
Como se dá esta relação para o autor? 
RESPOSTA: Canguilhem dividiu o conceito de saúde em normal e patológico. Esses dois conceitos são qualitativos, além disso depende do contexto e do indivíduo. Normalidade é quando o indivíduo realiza suas atividades habituais e possui a capacidade de criar novas normas. Entretanto, o patológico é quando o indivíduo não responde as exigências do meio, ou seja, possuem normas, mas, inferiores ou possui apenas uma norma.
Como ele entende o binômio normalidade e anormalidade? 
RESPOSTA: Normalidade é a capacidade do indivíduo de construir novas normas. Já anormalidade é quando o indivíduo possui uma anomalia, porém ela não interfere em suas atividades habituais. Uma anormalidade pode se tornar uma norma de vida. 
O que significa a afirmação de que “vida é capacidade normativa”?
RESPOSTA: Possuir capacidade normativa é ter saúde, ou seja, ter a possibilidade de criar novas normas e ultrapassar o normal momentâneo. 
Como você descreveria e exemplificaria os processos de medicalização, farmacologização e sanitarização?
RESPOSTA: Medicalização é o processo de transformação de um problema considerado não médico ou de saúde, em problema médico em forma de transtorno ou doença. Um exemplo é a transformação do déficit de atenção em um distúrbio médico.
Farmacologização é a transformação de uma capacidade humana em uma oportunidade de intervenção dos fármacos e ocorre sem diagnóstico médico. Um exemplo é o remédio para emagrecer, tornando mais fácil tomar essa droga lícita do que praticar exercício e alimentação saudável diariamente. 
Sanitarização é a “saudificação” da vida, ou seja, a busca pela saúde completa. Tem como sinônimo de “vida saudável” o mínimo de doença, sem considerar o prazer. Um exemplo é o crescimento da busca por produtos saudáveis/orgânicos, consequentemente o crescimento do mercado fitness.
O que significa fazer uma reflexão ética acerca de tais processos?
RESPOSTA: Uma reflexão ética sobre tais processos é analisar que está diminuindo a preocupação com a saúde do paciente e maximizando os interesses financeiros. Entretanto, existe uma ética justificável, como no processo de medicalização da AIDS, o qual surgiram métodos de prevenção e conscientização entorno da doença. 
Quais os possíveis impactos de tais processos na vida cotidiana?
RESPOSTA: Torna os indivíduos numa busca incontrolável pela perfeição, significando para eles a saúde completa. Além disso, ocorre o crescimento do mercado farmacêutico, academias de ginásticas, mercado de comida saudáveis e suplementação. 
A discussão sobre a Clínica Ampliada, ou Clínica do Sujeito, aborda três “tipos” ou dimensões da clínica. 
Quais são elas? 
RESPOSTA: Clínica Oficial, Clínica Degradada e Clínica do Sujeito.
Clínica Oficial: é a clínica que apenas observa o aspecto biológico do paciente, não leva em consideração o sociocultural do indivíduo. Além disso, ela é fragmentada em especializações, ou seja, o paciente é dividido em partes que juntas forma um todo.
Clínica Degradada: é a que visa o interesse econômico antes do cuidado com o paciente.
Clínica do Sujeito: é a que olha para o sujeito de forma integral e coloca a doença entre parênteses, ou seja, o paciente é tido como o protagonista da terapêutica. 
Quais as principais mudanças propostas pela Clínica Ampliada e como ela se caracteriza?
RESPOSTA: A principal mudança da Clínica Ampliada é tornar o foco no paciente e não na doença. Ela caracteriza-se pela relação horizontal entre o paciente e o médio, o qual ambos participaram da terapêutica para a efetivação da mesma. Além de quebrar a hierarquia entre os profissionais do ambiente hospitalar. 
O que é a “clínica nutricional ampliada”?
RESPOSTA: É a proposta da clínica do sujeito refletindo na área da nutrição. Esta clínica propõe a ampliação do olhar nutricional para o sujeito de forma integral, levando em consideração a psicobiossocialcultural de cada um. Além disso, colocar em prática a Nutrosofia (valor do alimento para o paciente).
Qual a relação feita por Demétrio et al. entre esta proposta e a humanização?
RESPOSTA: A proposta da clínica nutricional ampliada está dentro da prática de humanização. A PNH prega conceitos e interações no ambiente hospitalar que refletem na área nutricional. Em consequência disso, na prescrição nutricional tem que ser levada em considerações os conceitos técnicos científicos aliados com as características socioculturais de cada indivíduo.
A respeito da Política de Humanização ou o HumanizaSUS
Reflita sobre as principais questões que motivaram sua formulação.
RESPOSTA: A formação da PNH ou HumanizaSUS foi uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde para mudar os processos de trabalho, os modelos de gestão/atenção do SUS e fazer valer o verdadeiro princípio do SUS (universalidade, integralidade e qualidade). 
Quais os seus princípios?
RESPOSTA: Os princípios da PNH é de transformar a relação do profissional com o paciente, o qual ambos farão parte da terapêutica, o foco passa a ser no paciente e não na doença. Além disso, existir um vínculo horizontal dos profissionais, ou seja, sem hierarquia. 
Qual sua relação com a Clínica Ampliada?
RESPOSTA: A Clínica Ampliada é o tipo de clínica que pratica os ideais da PNH.
Ao longo da história, a alimentação vem possuindo diversos significados. Alvarenga, neste sentido, traz o debate sobre os fenômenos da desnutrição e da obesidade que se relacionam à transição nutricional. 
Discorra brevemente sobre eles, trazendo suas principais características. 
RESPOSTA: A doença nutricional do passado era a desnutrição que caracterizava-se pela carência e a falta de nutrientes. Com a mudança do conceito de alimentação, a atual doença nutricional é a obesidade, sendo causada pelo excesso de alimento e pelos errôneos estilos de vida. 
O que é esta transição?
RESPOSTA: A transição nutricional é a mudança na forma de se alimentar, antes era uma questão de sobrevivência e agora tornou-se uma forma de prazer. O surgimento da industrialização, globalização e a entrada da mulher no mercado de trabalho aumentaram a disponibilidade de alimentos, consequentemente trouxeram resultados maléficos e imediatos a saúde e ao estado nutricional. Além disso, o aumento a economia dos países subdesenvolvidos tem reflexão na alimentação de sua população. Dessa forma, ocorreu a transição da desnutrição para a obesidade
Sobre os aspectos psicológicos do comportamento alimentar, responda: 
Como a alimentação se relaciona à formação de personalidade dos sujeitos?
RESPOSTA: Cada indivíduo possui um psiquismo (experiências com o alimento ao longo da vida) que influência a formação da sua personalidade. O ato de se alimentar tem função na nossa personalidade, por ser um dos caminhos que estabelecemos entre o nosso mundo interno e externo.
Um exemplo é quando é ensinado ao bebê que não se pode consumir um determinado alimento, de imediato ele tem uma frustação. Essa ação, fará com que ele lide com esse conflito e aprenda isso para a formação de sua personalidade perante outras situações da vida.
Debatemos sobre a anorexia, a bulimia e a obesidade. Descreva como se caracterizam cada um destes transtornos. 
RESPOSTA: Anorexia é quando a pessoa se enxerga de uma forma que não condiz com sua realidade e quer sempre manter um corpo infantil. Possui um vazio existencial, sentindo que não tem nada de bom por dentro e tenta ocupar o mínimo de espaço, dessa forma não se alimentando. 
A Bulimica sente um vazio existencial e desconta-o na comida, não sentindo prazer ao comer. Após isso, essa angústia é diminuída momentaneamente e em seguida sente um sentimento de culpa e tenta expulsar o que foi comido.
Obesidade é comer sem vontade, mas sentem prazer. Sentem que a camadade gordura protege-as de seus medos e inseguranças, tendem a ter depressão por achar que ninguém irá querer se relacionar com elas. 
Quais os impactos, para avaliação do comportamento alimentar por nutricionistas, dos aspectos psicológicos associados a este comportamento, na sua opinião?
RESPOSTA: Os impactos são totais. Esses transtornos demonstram os conflitos e as dificuldades emocionais que esses indivíduos possuem. Trazendo como consequência a agressividade e dificuldade de controlar seus impulsos na alimentação, assim, gerando os transtornos alimentares.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes