Buscar

REVOLUÇÃO iNGLESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDO SUPERIOR DE IMPERATRIZ – CESI
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
DISCIPLINA HISTÓRIA MODERNA
ERNANI BORGES
IARLEY TELES
SAULO BRENO
WENNEDY DA MATA
A Revolução Inglesa e as pré- condições da industrialização
Conceitos
Revolução
O que é?
Vamos definir uma revolução como um processo de mudança das estruturas sociais.
 A palavra surgiu durante o Renascimento como referência ao movimento dos corpos celestes, ganhando um significado político apenas no século XVII, com a Revolução Inglesa. 
A Revolução Inglesa na “Era das revolução Burguesa”
Revolução significava retorno à ordem política anterior que tinha sido alterada por turbulências.
 Assim, naquele momento, a Revolução Inglesa não foi entendida como a guerra civil e a ascensão de Cromwell, mas a volta à monarquia. 
O próprio HOBBES, por exemplo, não usou o termo num sentido político, preferindo “revolta”, “rebelião” ou “subversão” ao invés da revolução
A explicação da Revolução Inglesa em termos constitucionais, isolada de seus aspectos econômicos e até sociais, resumindo-se a uma luta de partidos, marcou os trabalhos de G. M. Trevelyan.
Richard Tawney formulou a hipótese do descompasso econômicos entre a realidade econômica e a estrutura social para explicar a guerra civil. 
Dos trabalhos de Tawney fluiram duas vertentes:
C. Hill diz:
“ a Revolução Inglesa de 1640-1660, foi um grande movimento social, como a revolução francesa de 1789. O poder do Estado protetor da velha ordem essencialmente feudal, foi violentamente destruído e o poder passou para as mãos de uma nova classe, assim, o livre desenvolvimento do capitalismo tornou-se possível.[...]” (HILL apud ARRUDA, s.d: 52)
 Com isso o que faz uma revolução ser burguesa não é o fato de tal classe realizar a revolução, mas sim, abrir espaço ao capitalismo propriamente dito. 
Um grupo social importante nessa época eram os gentry.
Mas quem eram eles?
 O que faziam?
 Como viviam?
 Para Immanuel Wallersteine:
“ O termo gentry cobria um grupo de homens que tinham todos as mesmas relações com o meio de produções: proprietários de terras não arrendada produzindo para o mercado. Trata-se de uma classe capitalista emergente que foi recrutada a partir de variadas categorias.” (WALLERSTEIN apud ARRUDA, s.d: 54)
O autor afirma que apesar de não deterem o poder diretamente foram eles que conduziram o processo revolucionário.
Pelo seu resulta dessa revolução que foi o impulso da força produtivas que culminaria com a Revolução Industrial ela pode ser dita como a abertura da era das revoluções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais