Buscar

Apol 5 Didática e Currículo Educacional Nota

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 5 Didática e Currículo Educacional Nota:100
Questão 1/5
Atente para a seguinte citação:
“As indagações sobre o currículo, presentes nas escolas e na teoria pedagógica, mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (Org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9.
Após a leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base, com relação à elaboração curricular, analise as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica.
II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, sendo sua aplicação direta, sem passar pela análise e reflexão dos profissionais envolvidos na sua práxis.
III. Os conteúdos curriculares devem distanciar-se do aspectos sociais e culturais, são selecionados pela escola de acordo com seus interesses políticos- partidários.
IV. A práxis pedagógica precisa ser pautada nos princípios estabelecidos pelo Projeto político-pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se concretiza no fazer.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Questão 2/5
Leia o extrato de texto a seguir:
“Embora as reformas educacionais feitas nas primeiras décadas do século XX no Brasil sejam associadas somente a John Dewey e ao movimento de educação progressivista, Kliebard [...] lembra que, nos Estados Unidos, aquele foi um período de grande efervescência na área educacional em busca de uma resposta à decadência da teoria da disciplina mental. Os reformadores educacionais do período divergiam consideravelmente, e as ideias educacionais de um Franklin Bobbit eram frontalmente opostas às de um John Dewey”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor. v. 12, nº 2, 2009, p. 217. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os autores às suas ideias:
Franklin Bobbit
John Dewey
 
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade de o professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) O foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) O foco está no aluno e para desenvolver habilidades nas coisas que ele deve fazer.
(  ) O currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta.
 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 1, 1
	
	B
	2, 2, 2,1, 1
	
	C
	1, 1, 2, 1, 1
	
	D
	1, 2, 1, 2, 2
	
	E
	1, 2, 2, 1, 2
Questão 3/5
Leia o de texto a seguir
O professor possui algumas atribuições que são próprias de seu trabalho pedagógico, o que inclui planejar, organizar e desenvolver conteúdos em consonância com os objetivos de cada etapa de ensino. O trabalho docente para ser eficiente e produzir bons resultados precisa contar com um planejamento coerente e flexível de acordo com o perfil e necessidades de seus alunos (NAUROSKI, 2016).
Considerando seus estudos e o livro-base, sobre as atribuições do professor é correto afirmar:
	
	A
	Precisa organizar seu trabalho com base no programa previamente elaborado, sendo secundário considerar  o perfil dos alunos.
	
	B
	Selecionar e organizar os conteúdos, é algo que ajuda os professores na elaboração de seus planos de ensino e a ter clareza de seus objetivos.
	
	C
	O trabalho docente precisa acontecer com liberdade, somente no improviso e na criatividade o planejamento acontece com segurança.
	
	D
	Os professores precisam ter em mente que a seleção dos conteúdos e a elaboração dos planos de ensino é uma tarefa externa, pensado por terceiros, cabe os professores executar as tarefas, não as planejar.
	
	E
	O professor faz, o pedagogo pensa. Esse duplo trabalho e divisão de tarefas é capaz de garantir sucesso e eficácia na aprendizagem escolar.
Questão 4/5
Leia o trecho de texto a seguir:
"Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 26,27.
Tendo em vista o conteúdo estudado nas aulas e o livro-base, analise as sentenças a seguir no que concerne ao currículo e suas definições, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) Os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem são transmitidos pela escola de forma ordenada a fim de possibilitar ao aluno a compreensão significativa destes conteúdos. 
II. (  ) O currículo é imparcial e neutro, sendo uma ponte entre a escola e a sociedade, principalmente quando elaborado pela administração escolar e aplicado pelos professores.
III.(  ) A sistematização e a organização curricular se dão sob a reflexão do que, como e para que ensinar determinado conteúdo.
IV.(  ) Questões econômicas, políticas, culturais e históricas envolvem a elaboração curricular, por isso, o currículo não pode ser considerado apenas como um conjunto de conteúdos e formas de ensinar. 
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	F, V, V, F
Questão 5/5
A questão do planejamento não pode ser compreendida de maneira desvinculada da especificidade da escola, da competência técnica e do compromisso político do educador e ainda as relações entre escola, educação e sociedade. O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir e assinale as corretas.
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, pois o planejamentoé o norte do processo educativo.
IV. Há diversas concepções de educação porque ela está diretamente relacionada ao contexto histórico no qual seus pensadores estão inseridos.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	 Afirmativa I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa III, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.

Outros materiais