Buscar

AD1 Comportamento do Consumidor 2016-1

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação aDistância1 – AD1
Período - 2016/1º
Disciplina: Comportamento do Consumidor
Coordenador: Marcos Aguiar de Souza
ALUNO: MATR:
1) "[...] Um profissional de marketing, além de um analista de mercado, tem de ser um analista de cultura de consumo" (p. 9, aula 1). Tendo em mente esta afirmação, disserte sobre a importância do estudo da cultura para o profissional de marketing, explicitando em sua resposta quais são as influências internas e externas sobre o consumidor. (3 pontos)
	A corrida das empresas na busca de consumidores em dias contemporâneos tornou cada vez mais explícito e necessário para se conquistar ainda mais espaço no mercado. O marketing de uma empresa tem papel fundamental nessa busca por consumidores, e para que essa busca se torne cada vez mais eficaz o profissional dessa área se viu em um cenário em que precisa entender mais o consumidor para assim inserir os produtos no mercado. Daí tem o surgimento do Marketing etnográfico.
	Este método utilizado pela antropologia, que permite identificar resposta aos vários questionamentos que surgem durante toda a vida de um produto/ serviço e sua relação com os consumidores.
2) Você estudou até aqui conteúdos que devem lhe auxiliar na tomada de decisão frente a um problema prático. Sendo assim, imagine que você foi contratado para atuar no setor de Marketing de uma empresa de alimentos fast-food. A empresa está com as vendas baixas e lhe contratou para implementar ações de marketing visando atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Sugira uma ação de marketing e a justifique utilizando ao menos um conceito visto na disciplina. Lembrando que vimos até aqui a relação entre 'Marketing e consumo', 'O comportamento e os tipos de decisões de compra', 'O processo de compra', 'Fatores psicológicos/motivação', 'Fatores psicológicos/personalidade', ‘Percepção’, ‘Aprendizagem’ e ‘Atitude’. (4 pontos) 
3) "Para interagir com o mundo, os consumidores utilizam os chamados fatores psicológicos: motivação, personalidade, percepção, aprendizado e crenças e atitudes. [...] esses conceitos, por vezes chamados categorias analíticas, são fundamentais para explorar o comportamento de compra das pessoas" (p. 64, aula 4). Escolha uma teoria psicológica sobre motivação e uma teoria psicológica sobre personalidade e explique brevemente a sua importância para o profissional de marketing. (3 pontos)

Outros materiais

Perguntas Recentes