Buscar

AD2 ANÁLISE MACROECONOMICA 2015 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO AD2 Análise Macroeconômica 
Aulas 1 a 5
Cada questão vale 2 (dois) pontos.
As respostas não precisam de mais de 8(oito) linhas para alcançar a pontuação integral.
Questões:
A macroeconomia aborda os problemas econômicos através do estudo de um conjunto de variáveis agregadas. Pelo dito, explique o que é uma variável agregada e forneça dois exemplos de variáveis agregadas utilizada pela macroeconomia.
R: São as variáveis da economia medidas de forma agregativa. No caso da macro, as variáveis nacionais. A varíavel Consumo representa a soma dos valores do consumo das famílias de um país. A variável renda agregada representa a renda de todos os agentes econômicos como a renda do trabalho, do capital, dos aposentados.Outros exemplos são as variáveis Investimento, Moeda, Preços.
Desconsidere qualquer o efeito de inflação, ou seja, considere o PIB real. Podemos dizer que se o PIB de um País foi de “x” dólares, então, “x” dólares representa a riqueza desse País naquele período? Explique sua resposta.
R: PIB é uma variável-fluxo, representa tudo o que foi produzido em determinado período. A Riqueza Nacional é uma variável-estoque. Essa representa o conjunto de patrimônio de um pais em seus valores. Em termos análogos, o PIB seria como o salário que fornece um fluxo de renda a cada mês, mas a riqueza é a soma de ativos que uma pessoa tem e permanece por mais períodos, como um estoque.
Em que sentido é importante uma boa taxa de poupança para ocorrer um adequado nível de crescimento econômico em um país? 
A poupança reside nos meios financeiros para permitir o financiamento dos Investimentos. Os indivíduos ao pouparem deixam recursos aos bancos para canalizar volume de capital para os Investimentos. Um país que tenha uma boa taxa de poupança pode viabilizar o crescimento econômico por meio de mais investimentos.
Se uma função consumo keynesiana é dada por C = 50 + 0,7 Y, determine a função poupança e informe a taxa da propensão marginal a poupar.
S= - 50 + 0,3 Y. A taxa marginal a poupar é s = 0.7
Em uma situação de inflação em crescimento, os bancos podem emprestar cobrando taxa nominais de juros maiores, porém recebendo taxa reais de juros menores. Justifique essa situação.
R: A taxa real de juros pode diminuir se a inflação em crescimento não for devidamente prevista pelos bancos. Assim, imagine os bancos supondo que a inflação vá passar de 5 % para 8% ao ano. Se os bancos querem continuar sendo remunerados por uma taxa real de 3% eles terão de cobrar 11% de taxa de juros nominal, o que antes era dada por 8%. Só que nesse período a inflação subiu mais do que o previsto, foi para 10%. Então, embora a taxa nominal de juros tenha aumentado (passado de 8% para 11%), a taxa real caiu para 1%.

Outros materiais