AP1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 2016.1
1 pág.

AP1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 2016.1


DisciplinaComportamento do Consumidor1.310 materiais16.166 seguidores
Pré-visualização1 página
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação Presencial 1 \u2013 AP1
Período - 2016/1º
Disciplina: Comportamento do Consumidor
Coordenador: Marcos Aguiar de Souza

ALUNO: MATR:

1) Marque a alternativa CORRETA em relação ao consumo:
( ) O consumo é algo individual inerente apenas a história do individuo, assim o profissional de marketing deve estar atento a individualidade de cada consumidor.
( ) O consumo é um fenômeno cultural, mas não tem relação com a vida das pessoas em si, logo o estudo da cultura não se faz fundamental para o profissional de marketing.
( ) O consumo é individual, pois não importa a cultura onde o consumidor esteja inserido, ele toma as decisões sozinho, de acordo unicamente com sua personalidade.
( x ) Todo consumo é cultural e diz respeito à vida das pessoas e aos modos como elas se percebem como indivíduos, seus valores, prioridades e também suas dificuldades.
( ) A cultura influencia no consumo, mas nem todo consumo é cultural.

2) \u201cEstudar o consumidor significa pesquisar sobre seus mecanismos de aceitação, seus bloqueios, sua forma de ser, de pensar, agir e reagir. Os clientes podem falar uma coisa e fazer outra, ou então podem responder a influências que façam com que mudem de idéia no último instante. Por isso, conhecer o comportamento do consumidor e \u201cconhecer os clientes\u201d não são tarefas fáceis. O consumidor demonstra vários comportamentos para várias situações, no momento em que procura, quando compra, quando usa, quando avalia e quando descarta um bem ou serviço. Em cada uma das situações encontra-se um comportamento, em geral diferente\u201d (pág. 28).
Assim, marque a opção CORRETA sobre o estudo do comportamento do consumidor:
( ) No estudo do comportamento do consumidor aprende-se que cada venda é única, não sendo possível observar um padrão de consumo dos indivíduos.
( x ) O estudo do comportamento do consumidor permite ao profissional de marketing compreender os pensamentos, sentimentos, atitudes e forças que determinam o padrão de consumo dos indivíduos.
( ) O estudo do comportamento do consumidor se restringe ao momento da compra, ou seja, não se leva em consideração o padrão de consumo do consumidor.
( ) Não é importante para os profissionais de marketing entender o porquê das decisões dos compradores.
( ) As ações de marketing devem levar em consideração unicamente as características do produto e não o comportamento do consumidor.

3) \u201cSegundo McDaniel et al. (2004), envolvimento é o tempo e o esforço que um consumidor investe nos processos de busca, avaliação e decisão de compra. Também é defendido que a percepção de algum risco no processo de compra representa outra influência sobre o grau de envolvimento do consumidor. Isto quer dizer que a intensidade de risco que o consumidor percebe na decisão de compra, relacionada à incerteza sobre a decisão e às potenciais conseqüências de uma decisão errada, é uma das principais condições para o envolvimento do consumidor.\u201d (p. 32. Aula 2). Cite e defina três tipos de riscos envolvidos no consumo.
Entre os riscos estariam os seguintes:
\u2022 Funcional: o produto pode não ter o desempenho esperado.
\u2022 Risco financeiro: referente ao desencontro entre o valor pago e os benefícios alcançados.
\u2022 Risco físico: o produto poderá ser perigoso para a saúde ou segurança.É percebido como um perigo à integridade física de quem o possui ou utiliza.
\u2022 Risco social: quando o produto não é socialmente aceito. Ele é julgado, gerando um risco social com a opinião desfavorável ao consumidor. Está relacionado com a preocupação do consumidor com o que os outros vão pensar a seu respeito, caso consuma o produto.
\u2022 Risco psicológico: quando o produto não satisfaz plenamente às necessidades de auto-estima. É particularmente percebido nos produtos que possuem alto grau de benefícios sociais e pessoais, como a moda e os cosméticos. Está relacionado com o que o consumidor \u201cvai pensar de si próprio\u201d, caso consuma o produto.
\u2022 O grau de envolvimento do consumidor em relação ao processo de decisão de compra varia em função de inúmeros e complexos fatores, tais como: preço do produto, interesse do consumidor pela categoria do produto, grau de risco percebido na aquisição do produto, momento/situação em que o produto será comprado/usado, repercussão social gerada pela aquisição e uso do produto, entre outros.

4) "Para interagir com o mundo, os consumidores utilizam os chamados fatores psicológicos: motivação, personalidade, percepção, aprendizado e crenças e atitudes. [...] esses conceitos, por vezes chamados categorias analíticas, são fundamentais para explorar o comportamento de compra das pessoas" (p. 64, aula 4). Sendo assim, disserte sobre a Teoria de Maslow a respeito da motivação. (2 pontos)
Com freqüência, os livros de marketing trazem o conceito de Hierarquia de Necessidades do psicólogo Abraham Maslow. Ele afirmou que o que motiva as pessoas a agir são as necessidades não atendidas e que as pessoas satisfazem certas necessidades básicas antes de se sentirem altamente motivadas a satisfazer outras. Daí surgiu a famosa \u201cpirâmide de Maslow\u201d, que classifica as necessidades em uma hierarquia de cinco níveis, sendo:
1º nível: fisiológico (alimentação, moradia, conforto físico)
2º nível: segurança (amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho)
3º nível: afetivo-social (respeito, aceitação, interação com colegas)
4º nível: auto-estima (reconhecimento, promoções, ser prestigiado)
5º nível: auto-realização (desafios complexos, trabalho criativo, autonomia)

5) \u201cComo em qualquer tipo de interação, a interação social está diretamente relacionada com nossa vontade de satisfazer algumas metas. Estas, geralmente, sinalizam sobre o papel que desempenhamos em sociedade e a posição que ocupamos nela.\u201d (pág. 196).
Defina o que é grupo social e disserte brevemente sobre a importância do grupo social no processo de tomada de decisão do consumidor.
Um grupo social é um conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma sociedade que se relacionam com o fim de alcançar objetivos comuns e compartilhar os mesmos interesses; daí depreende-se que elas partilham idéias que condicionam as suas compras, pois se presume existir certa inter-relação entre os indivíduos e que, portanto, permitem uma influência relativamente duradoura entre eles. Os grupos sociais partilham idéias e valores e desempenham funções de utilidade para os indivíduos, como a de formação, desenvolvimento profissional, no caso dos trabalhos, e o desenvolvimento de certas capacidades, no caso de clubes artísticos ou desportivos. É importante lembrar que dentro dos grupos sociais, cada um dos indivíduos desempenha uma função, um papel, o que faz com que vínculos e expectativas sejam criados. São esses papéis que determinam o grau de influência entre os indivíduos.