Buscar

PROVA ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
�� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 �� HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
	Processando, aguarde ...
	
	
Fechar
Avaliação: ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
Tipo de Avaliação: 
Aluno: 
Professor:
Turma: 
Nota da Prova: Nota do Trabalho: Nota de Participação: Data: 
�
1a Questão (Cód.: 48637)
3a sem.: CONJUNTURA ECONÔMICA
Pontos:0,5 / 0,5 
Os fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio são: crescimento econômico, inflação ou deflação e a taxa de juros. É correto afirmar que os empreendedores:
Não precisam se preocupar com os índices de crescimento econômico (PIB), nem com a inflação ou a taxa de juros, pois isso afeta apenas as grandes empresas. 
Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), mas a inflação e a taxa de juros não afetam seus negócios. 
Não precisam se preocupar no início dos negócios com esses três fatores, pois não afetam as atividades da empresa, pois o capital é próprio.
Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB), a inflação e a taxa de juros. 
Devem estar atentos para os índices de crescimento econômico (PIB) e para a inflação, mas a taxa de juros não afeta os empreendedores.
�
2a Questão (Cód.: 47948)
1a sem.: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Pontos:0,0 / 1,0 
A emergência das Classes C e D no mercado de consumo Brasil constitui uma das fontes de oportunidades de negócios, diante do crescimento de rendas dessas classes. Considerando as seguintes potenciais fontes de oportunidades de negócio: I - Novo conceito. II - Conceito existente. III - Necessidade dos consumidores. IV - Aperfeiçoamento do negócio. V - Observação de tendência. Está correta a afirmativa:
I.
V. 
II.
IV
III.
�
3a Questão (Cód.: 48088)
3a sem.: CONJUNTURA ECONÔMICA
Pontos:0,0 / 0,5 
Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência: concorrência perfeita, concorrência monopolística, oligopólio e o monopólio. Considerando os diferentes níveis de concorrência, no caso do Sr. João Santos da Silva, que cultiva diferentes variedades de verduras e comercializa suas mercadorias em uma feira-livre do município onde reside, ele atua em um mercado de:
Oligopólio, pois ele é o único produtor que vende os produtos na feira, apesar de existirem outros vendedores de verdura que compram e revendem esse produto. 
Monopólio, pois ele é o maior produtor individual de verdura da região.
Concorrência perfeita. 
Concorrência imperfeita, pois o Sr. João Santos da Silva produz e vende diretamente os seus produtos.
Concorrência monopolística, pois ele produz as melhores verduras da região. 
�
4a Questão (Cód.: 46848)
2a sem.: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Pontos:0,0 / 1,0 
�
5a Questão (Cód.: 60686)
5a sem.: PLANEJAMENTO E ESTRATEGIA
Pontos:0,0 / 1,0 
A Cia. Metalúrgica Belo Monte, uma empresa com cinco unidades em operação, pretende implementar a ferramenta conhecida como balanced scorecard - BSC, pois a mesma fornece uma visão do conjunto dos fatores críticos de sucesso, que são as perspectivas do cliente; perspectiva dos processos internos; perspectiva da inovação e aprendizagem organizacional e a perspectiva do desempenho financeiro. Considerando esses fatores de sucesso, pode-se afirmar que o balanced scorecard - BSC é uma ferramenta relacionada à:
Gestão de recursos empresarial.
Gestão de perspectivas empresarial.
Gestão estratégica. 
Gestão da Qualidade.
Gestão de custos. 
�
6a Questão (Cód.: 48047)
3a sem.: CONJUNTURA ECONÔMICA
Pontos:0,5 / 0,5 
Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimento e criação de empresas. Maximiano (2006) destaca, como importante na percepção de condições ambientais, os seguintes fatores: carga tributária justa; corrupção; estabilidade legal e atitude positiva em relação ao empreendedorismo. As seguintes afirmativas estão corretas:
A carga tributária não é fator importante, pois é igual em todo o Brasil, mas a atitude positiva em relação ao empreendedorismo é fundamental para os novos negócios. 
A corrupção não é um fator importante para o empreendedorismo, pois atinge apenas as grandes empresas, mas a estabilidade legal é fundamental para o sucesso de negócios. 
O excesso de carga tributária afugenta os empreendedores e a estabilidade legal é uma das condições para um ambiente econômico saudável. 
A estabilidade legal e o excesso da carga tributária não são fatores importantes para iniciar um negócio.
A carga tributária e a corrupção não são importantes para o empreendedorismo, já que existem em todos os países. 
�
7a Questão (Cód.: 47936)
2a sem.: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Pontos:0,0 / 1,0 
O Professor Carlos Andrade ministra matemática num colégio público na cidade onde reside. Como o Professor Carlos tem forte senso de cidadania, também ministra aulas de recuperação, como voluntário, nos finais de semana para os alunos do bairro onde ele reside, através da ONG Recuperando Talentos. Considerando a atuação do Professor Carlos e da ONG Recuperando Talentos, temos:
A ONG Recuperando Talentos e o Professor Carlos precisam se formalizar como pessoas jurídicas. 
A ONG Recuperando Talentos não precisa ser formalizada, pois é uma organização sem fins lucrativos, mas o Professor Carlos necessita se formalizar como uma empresa. 
A ONG Recuperando Talentos deve ser formalizada como empresa tradicional, pois recebe doações e repasses dos poderes públicos, e o Professor Carlos precisa ser registrado como empregado dessa ONG, pois atua profissionalmente, apesar de não receber remuneração. 
A ONG Recuperando Talentos deve ser formalizada, mas o Professor Carlos, como voluntário, que não recebe remuneração, não necessita se formalizar como uma empresa. 
A ONG Recuperando Talentos e o Professor Carlos não precisam se formalizarem como pessoas jurídicas. 
�
8a Questão (Cód.: 45415)
2a sem.: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Pontos:0,0 / 1,0 
A Cia. Industrial Rio Comprido, fabricante de bicicletas, com sede e fábrica localizada em Guarulhos (SP), está negociando a compra das Bicicletas Belo Monte Ltda., essa última empresa localizada em Porto Alegre, com vistas à ampliação da sua capacidade de produção, tendo em vista os mercados da Argentina e Uruguai, onde a Belo Monte já vinha exportando bicicletas e mantém estrutura para a distribuição. Considerando a aquisição de uma empresa com área de atuação congênere, pode-se considerar que essa compra corresponde a:
Desenvolvimento de novos negócios.
Política de crescimento através do aumento da margem de lucros
Ampliação da capacidade de produção da fábrica.
Política de crescimento da empresa através da aquisição de concorrentes
Empreendimento novo.
�
9a Questão (Cód.: 48688)
4a sem.: PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Pontos:1,0 / 1,0 
O sucesso de um novo negócio depende muito de planejamento, que consiste em tomar as seguintes decisões: Definir os objetivos; definir um ou mais cursos de ação e definir os meios de execução. O Sr. Cláudio Silveira que pretende iniciar os negócios na área de turismo rural, pois já possui uma fazenda que pode servir de base para tal atividade, está planejando quando:
Está definindo qual a situação deverá ser alcançada em um determinado período de tempo; os caminhos a seguir para atingir os objetivos e efetuando a previsão dos recursos necessários para realizar os objetivos. 
Está definindo qual a situação deverá ser alcançada em umdeterminado tempo; os caminhos a seguir para atingir os objetivos e negociando um empréstimo de R$50 milhões de reais, para possíveis usos no investimento. 
Está definindo qual a situação deverá ser alcançada em um determinado período de tempo; definindo a estrutura organizacional do empreendimento e os recursos necessários para realizar os objetivos. 
Está definindo qual a situação deverá ser alcançada em um determinado tempo; contratando consultores para lhe orientar nas operações de hospedagem e relacionado os potenciais clientes. 
Está definindo qual a situação deverá ser alcançada em um determinado tempo; recrutando a mão de obra para o novo empreendimento e negociando empréstimo com o gerente de um banco local.
�
10a Questão (Cód.: 47856)
2a sem.: ESCOLHA DO NEGÓCIO
Pontos:0,5 / 0,5 
O Sr. Antonio Rocha, lavrador, proprietário de um pequeno sitio que produz hortaliças, tem problema de comercialização, pois está sujeito a intermediários que compram seus produtos e ele tem percebido que a maior parcela dos ganhos fica com esses intermediários. Como ele trabalha basicamente com seus colaboradores, que são mensalistas, registrados, ele vem buscando estruturar melhor seu negócio, caso não disponha de capital para a compra de caminhão e atue também na distribuição. No caso do Sr. Antonio Rocha, a melhor alternativa de estruturar o seu negócio é:
Associar a uma franquia, caso exista.
Formalizar como empresa familiar
Criar um escritório doméstico. 
Criar uma empresa tradicional.
Formar uma cooperativa de produtores ou associar-se a uma já existente na região. 
	
	
Período de não visualização da prova: desde 16/04/2013 até 03/05/2013.
	A Cia. de Bebidas Guararapes - CBG, fabricante de refrigerante bastante popular, com rede de distribuição já estabelecida e consolidada em praticamente todos os estados importantes em consumo, pretende lançar um novo refrigerante com sabor de cupuaçu, uma fruta da região Amazônica, com sabor bem característico. Tendo-se como base os fatores críticos para o sucesso de novos produtos, expostos por Maximiano (2006), que são: I - Pesquisa adequada de marketing. II - Atendimento de uma necessidade. III - Grande vantagem do produto. IV - Qualidade e preço adequado no lançamento. V - Escolha dos canais corretos de distribuição. Para a Cia. de Bebidas Guararapes, são fundamentais levar em consideração os seguintes fatores críticos:
	
	
	I, IV e V.
	
	I, III e V.
	
	II, IV e V.
	
	I, II, V.
	
	I, III, IV. 
	
Parte inferior do formulário
_1442221485.unknown
_1442221487.unknown
_1442221488.unknown
_1442221486.unknown
_1442221483.unknown
_1442221484.unknown
_1442221481.unknown
_1442221482.unknown
_1442221480.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes