Buscar

Breve resumo - Telemarketing

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
	Vamos observar algumas questões a respeito do assunto e ver quais seus conceitos, suas definições, e como foi a história do desenvolvimento do telemarketing no Brasil e no mundo. 
*
*
	Fora separado alguns pontos que são fundamentais para melhor entendimento do assunto em geral, tais como, seu histórico no decorrer do tempo ao redor do mundo todo, suas inúmeras vantagens, além de suas possíveis áreas de atuação, entre muitas outras curiosidades.
*
*
 O que é telemarketing?
*
*
	O telemarketing é a utilização técnica, planejada, coordenada, integrada e profissional do telefone como ferramenta de marketing e um método muito utilizado por pequenas e grandes empresas e, tem como função, o atendimento ao cliente, atuando de forma ativa ou receptiva como canal para comunicação e vendas. 
*
*
	
	Em 1880, quatro anos após o telefone ter sido inventado por Graham Bell, temos o que podemos chamar de as raízes do telemarketing que foi quando uma confeitaria nos EUA começara a utilizar o telefone como meio para oferecer seus produtos aos clientes.
*
*
 Graham Bell, “ O pai do telefone ”
*
*
	
	Entre 1920 e 1950 temos as primeiras aparições de call centers e a estratégia sendo utilizadas já em jornais e revistas no mundo todo.
*
*
	Mas foi somente em 1970, com a implantação do Fordismo de Henry Ford é que vemos a estratégia de vendas sendo utilizada em grandes escalas, com cerca de quinze mil donas de casa treinadas a ligar para lista de clientes diariamente e identificar pessoas com potencial para a compra de um carro.
*
*
Início da década de 1970 e na época esse tipo de atendimento telefônico não era conhecido e nem tinha os mesmos conceitos do que chamamos de call center.
*
*
	Em 1980 nasce o termo telemarketing, uma das ferramentas mais importantes do marketing. 
*
*
No Brasil, foi exatamente nessa época que o telemarketing ganhou notoriedade, com a chegada de corporações norte americanas no país, que eram as únicas que tinha total domínio técnico e dos conhecimentos para a aplicação da estratégia, dando a elas todas as vantagens dessa área. 
*
*
	
	E por ultimo de 2000 até os dias atuais houve grandes expansões nesse setor que agora conta com um novo integrante, o computador, tornando o mercado ainda mais flexível e competitivo.
*
*
	Utiliza o telefone como recurso para vender um produto e também atender ao cliente nas suas necessidades. Esta atividade divide-se em duas categorias, sendo elas ativo e receptivo
*
*
	O telemarketing é um sistema que trás grande retorno em curto espaço de tempo, podendo efetuar a comercialização de qualquer produto ou serviço.
*
*
 
	Esta atividade se divide em duas categorias:
Ativo: quando a empresa liga para os clientes.
Receptivo: quando o cliente aciona o serviço por conta própria.
 
*
*
	Ativo é quando a empresa entra em contato com o cliente, oferecendo seus planos e/ou produtos, com o intuito de vender. 
*
*
	É quando o cliente procura por serviços da empresa, por telefone, com intuito de obter informações e até mesmo os planos e/ou produtos.
*
*
	
	
	Com o aumento da competitividade do mercado, aumento da demanda de produtos e serviços contratados, uma ferramenta como o telemarketing tornou-se insubstituível nos dias de hoje, pois conta com uma série de vantagens muito impactantes e decisivas nos cotidianos das grandes empresas e do povo. 
*
*
1-Interatividade: O telemarketing constitui um meio muito pessoal e interativo com o cliente, sendo equivalente a uma experiência quase pessoal.
*
*
2-Flexibilidade: Muitas das operações podem ser executas num curto período de tempo e simultaneamente, atendendo com mais facilidade as exigências da empresa.
*
*
3-Replanejamento: A qualquer momento a estratégia de venda utilizada pelo operador de telemarketing pode ser alterada, já que há um número de informações muito grande trafegando nos sistemas.
*
*
4-Otimização: Com uma única ligação o atendimento e os produtos e serviços podem aumentar de um cliente para o outro, permitindo um maior um maior número de informações a serem repassadas.
*
*
5-Controle: É razoavelmente fácil controlar as informações de cada operação, já que você entra em contato interativo com o cliente e as informações trafegam em sistema.
*
*
6-Foco: Condições especiais de preços e também de conteúdo podem ser oferecidos para clientes duma mesma empresa. 	
*
*
7-Cobertura: As áreas que o operador de telemarketing pode atingir são muito grandes chegando a ser continentais.
*
*
8-Comodidade: Tanto para a empresa quanto para o vendedor, é muito mais fácil, já que não precisam se movimentar para as vendas, e par ao cliente, uma vez que também não precisa se movimentar para comprar.
*
*
9-Custo: É muito mais barato vender através de telemarketing, uma vez que os custos das comissões, estrutura, organização e logística são menores do que comprar em uma loja, o que acaba convindo também para o cliente que compra.
*
*
10-Velocidade: Um operador de telemarketing pode efetuar em média 70 contatos com diferentes empresas ou clientes num mesmo dia, já um vendedor operacional (de campo), pode, em média, visitar somente 12 clientes por dia, o que significa uma quantidade 5 a 6 vezes maior de vantagem para o telemarketing. 
*
*
	O telemarketing possui muitas áreas, desde as televendas, cobranças, pesquisa e até utilização pública. É uma das áreas de maior importância dentro das empresas atualmente
*
*
	Apoio aos vendedores externos: A empresa entra em contato com os clientes e fica a par dos pedidos e/ou necessidades, facilitando o fechamento de vendas através da visita de vendedores externos:
*
*
	
	Vendas: Se ativo, permite esclarecer melhor as qualidades da marca ou produto, assim podendo convencer o cliente. Se receptivo, esclarece dúvidas, busca melhoras na marca ou produto.
*
*
	
	Cobranças: Utilizado para fazer cobrança e/ou agendar visitas de cobradores.
*
*
	
	Fidelização de clientes: Conhece melhor o cliente e suas preferencias, usando da persuasão para derrubar as resistências do cliente e conseguir vender o produto, elevando o grau de satisfação dele, e colocando-o como prioridade.
*
*
	
	SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): Incentiva o aumento de consumo de um determinado produto/serviço ou uma marca, atuando de forma receptiva.
	
	
*
*
		
	Atualização de cadastro: Pode-se criar ou atualizar o cadastro de clientes e empresas, quer para uso próprio, ou venda para outras empresas.
*
*
	
	Campanha de publicidade e promoções: Possibilita que as empresas ofereçam determinadas promoções a um determinado público.
*
*
	Sendo assim, concluímos que o telemarketing é uma área muito importante e de imensa expansão, já que traz um retorno muito grande num curto espaço de tempo, dando vantagens tanto para as empresas quanto para os clientes, tornando um serviço indispensável dentro dos negócios. São muitos os agentes de telemarketing no atual mercado financeiro, e a tendência é continuar crescendo, levando em conta a grande competitividade entre as atuais empresas para venderem seus produtos ou serviços. 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais