Buscar

Aula Ensino Médio As relações Comerciais do Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Ciências Humanas e suas 
Tecnologias - Geografia
Ensino Médio, 3ª Série
Relações Comerciais no Brasil
*
*
Geografia, 3º ano
 
Objetivos:
Compreender as questões comerciais brasileiras; 
Comparar a situação econômica atualmente do Brasil e de outros momentos históricos.
Perceber que na atual sociedade do consumo, o ser industrial se tornou o homem anúncio itinerante, movido pelos apelos emocionais da propaganda modelizante, que modela o comportamento das pessoas e que aos poucos acabam perdendo a própria identidade.
Relações Comerciais No Brasil
*
*
Conteúdos
Organização Econômica Brasileira;
Comércio.
*
*
Comércio no Brasil
Apesar de ser industrializado e grande produtor de alimentos e de matérias-primas, o Brasil ocupava no comércio internacional, em 2001, o 27º lugar entre os países exportadores e sua participação percentual era de menos de 1% (0,80%). Portanto, juntamente com outros países periféricos, está em uma posição ainda pouco vantajosa no mapa-múndi do comércio.
*
*
No entanto, não é a toa que na fase atual, a da globalização, países como a Índia, a China e o Brasil são chamados de mercado emergentes - são muitos populosos e com enorme potencial de mercado. Porém, enquanto os dois primeiros apresentam elevada população, nas cidades o Brasil apresenta maior índice (81,2%), segundo o último Censo (2010), é o quinto país mais populoso. Embora milhões de seus habitantes Vivem abaixo da linha de pobreza, sem condições de atender às suas necessidades básicas, o Brasil apresenta uma classe média numerosa, pronta para o consumo. 
*
*
Já os países da Europa, em geral, têm crescimento populacional limitado e são considerados mercados maduros, em que o consumo cresce no mesmo ritmo de crescimento da população, ou seja, lentamente.
*
*
Figura 1
Atividade muito antiga, o comércio pode ser feito em grandes lojas de departamentos. Na foto, Shopping em Recife.
Imagem: Fm-pas / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.
*
*
Figura 2
 Ou pode ser realizado em grandes Centros da Cidade como o de Gurupi, Tocantins, acima.
Imagem: Leila Lopes Barbosa Cunha / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.
*
*
Seus habitantes dispõem de muito bens (tv, automóveis, eletrodomésticos, entre outros), são exigentes e pensam antes de comprar. A economia mundial tende, portanto, a um investimento maior nos mercados potenciais dos países emergentes.
*
*
Comércio externo 
Até inicio do século XX, a economia brasileira dependia quase totalmente do comércio externo. As exportações de alguns produtos primários (açúcar,café) eram as principais fontes de renda e de recursos necessários à importação da maior parte dos bens consumidos no país.
*
*
Comércio Interno
A crise econômica das últimas décadas atingiram o mercado interno brasileiro e provocou a expansão do comércio informal. Esse comércio é constituído pela população subempregada. Ver fig 3. 
*
*
Figura 3
Camelódromo. Praça XV de Novembro, em Porto Alegre.
Imagem: Ricardo André Frantz / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.
*
*
O comércio informal integra a economia informal, ou seja, o conjunto de atividades não regulamentadas que, em 2000, absorviam mais de 20% no setor segundo o IBGE. As atividades informais ainda segundo o IBGE, passaram a concentrar 53% da população economicamente ativa, que era de 70 milhões de pessoas no final da década de 1990.
*
*
Recursos
Livro didático;
Texto em site especifico: http://pensador.uol.com.br/eu_etiqueta/ e no 
Mapas(Globo);
Imagens;
Representações cartográficas;
Vídeo do You Tube: ver no link: http://www.youtube.com/watch?v=nUtOvvY0zfo
Data Show.
*
*
Desenvolvimento
Primeira Etapa:  
 Exposição dialogada seguida de tempestade de ideias, visando à construção do conhecimento, será explanado pelo professor que o Brasil sendo um país fechado em si mesmo, não está imune aos ventos do progresso e da competição. 
*
*
É indiscutível que, atualmente, o País está mais apto a se beneficiar dos efeitos de uma economia globalizada. Muito diferente do cenário que teve de enfrentar a algumas décadas, em especial nos anos de 1970 e 1980, caracterizadas por políticas tarifárias protecionistas. (1)
Desenvolvimento
*
*
Nesse momento, o professor indagará a turma, percebendo assim seus conhecimentos prévios do assunto:
O Brasil está imune aos ventos do progresso e da competição?
O que são tarifas protecionistas?
*
*
Segunda Etapa
Antes de passar vídeo o professor faz uma exposição oral sobre a temática dizendo que o mercado é o lugar de encontro entre uma oferta e uma procura, que conduz à formação do preço; é o lugar em que se efetuam contratos de compra e venda ou aluguel de bens e serviços.
Desenvolvimento
*
*
O mercado não é mais do que um conjunto de relações entre pessoas, entre produtores e consumidores, quer essas relações sejam diretas ou indiretas, neste caso, através da intervenção de mediadores que atuam em face das mercadorias aí colocadas ou solicitadas, quer sejam meios de produção ou de consumo. 
Desenvolvimento
*
*
 O mercado abrange a esfera da circulação de mercadorias dentro duma determinada região ou país. Surgiu e desenvolveu-se na base da divisão social do trabalho e da especialização dos produtores.
Desenvolvimento
*
*
Pedir que os alunos percebam as mensagens publicitárias, as estampas de produtos, os próprios produtos, a linguagem utilizada, a língua tudo que o poeta cita como significados das relações comerciais globais.
Ver o Poema a seguir:
Desenvolvimento
*
*
EU ETIQUETA Em minha calça está grudado um nome  Que não é meu de batismo ou de cartório  Um nome... estranho.  Meu blusão traz lembrete de bebida  Que jamais pus na boca, nessa vida,  Em minha camiseta, a marca de cigarro  Que não fumo, até hoje não fumei.  Minhas meias falam de produtos  Que nunca experimentei  Mas são comunicados a meus pés.  
*
*
Meu tênis é proclama colorido  De alguma coisa não provada  Por este provador de longa idade.  Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,  Minha gravata e cinto e escova e pente,  Meu copo, minha xícara,  Minha toalha de banho e sabonete,  Meu isso, meu aquilo.  Desde a cabeça ao bico dos sapatos,  São mensagens,  Letras falantes,  Gritos visuais,  
*
*
Ordens de uso, abuso, reincidências.  Costume, hábito, premência,  Indispensabilidade,  E fazem de mim homem-anúncio itinerante,  Escravo da matéria anunciada.  Estou, estou na moda.  É duro andar na moda, ainda que a moda  Seja negar minha identidade,  Trocá-la por mil, açambarcando  Todas as marcas registradas,  
*
*
Todos os logotipos do mercado.  Com que inocência demito-me de ser  Eu que antes era e me sabia  Tão diverso de outros, tão mim mesmo,  Ser pensante sentinte e solitário  Com outros seres diversos e conscientes  De sua humana, invencível condição.  Agora sou anúncio  Ora vulgar ora bizarro.  Em língua nacional ou em qualquer língua  (Qualquer principalmente.)  
*
*
E nisto me comparo, tiro glória  De minha anulação.  Não sou - vê lá - anúncio contratado.  Eu é que mimosamente pago  Para anunciar, para vender  Em bares festas praias pérgulas piscinas,  E bem à vista exibo esta etiqueta  Global no corpo que desiste  De ser veste e sandália de uma essência  Tão viva, independente,  
*
*
Que moda ou suborno algum a compromete.  Onde terei jogado fora  Meu gosto e capacidade de escolher,  Minhas idiossincrasias tão pessoais,  Tão minhas que no rosto se espelhavam  E cada gesto, cada olhar  Cada vinco da roupa  Sou gravado de forma universal,  Saio da estamparia, não de casa,  Da vitrine me tiram, recolocam,  
*
*
Objeto pulsante mas objeto  Que se oferece como signo dos outros  Objetos estáticos, tarifados.  Por me ostentar assim, tão orgulhoso  De ser não eu, mas artigo industrial,  Peço
que meu nome retifiquem.  Já não me convém o título de homem.  Meu nome novo é Coisa.  Eu sou a Coisa, coisamente.
Carlos Drummond de Andrade
*
*
Terceira Etapa
Exibição do vídeo(ver no link: http://www.youtube.com/watch?v=nUtOvvY0zfo Eu, Etiqueta; reforçando assim a temática estudada;
Discussão sobre temas abordados nas imagens vistas no vídeo.
Desenvolvimento
*
*
Organização da produção textual relevante ao tema do poema abordado.
O professor solicitará do aluno uma produção textual (resenha crítica) sobre as imagens assistidas no vídeo, e o próprio poema.
Desenvolvimento
*
*
Realizar um acompanhamento no qual será analisado o desempenho dos estudantes nos debates de sala de aula;
Registrar a reação dos estudantes diante dos vídeos expostos.
Situações extra problemas
*
*
Atividades avaliativas escritas, verificando o nível de produção textual do estudante:
Arguição oral.
Em suma a avaliação se dará através da observação, participação, interesse e criatividade dos estudantes em sua produção.
Será avaliado através da Interpretação de textos (Produção de texto escrito).
Extras
*
*
Tabela de Imagens
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais