Buscar

Prova Discursiva Sistemas Operacionais nota 50 ( Gabarito )

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A memória sempre foi vista como um recurso escasso e caro, mesmo atualmente, com a redução de custo e consequentemente aumento da capacidade da memória principal, seu gerenciamento é um dos fatores mais importantes no projeto de sistemas operacionais. Quais as funções básicas da gerencia de memória?
Resposta:Muito importante para garantir distribuição para todos os recursos. E não usar toda a memoria para uma unica tarefa.Diminuirá custos e garantir melhor performasse.
O que é DMA e qual a vantagem desta técnica?
Resposta:Acesso direto a memoria.
Defina o conceito de sistema operacional?
Maximizar o número de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memória física,compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.
A técnica de DMA permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e dispositivos de E/S, sem aintervenção do processador, exceto no início e no final da transferência. Quando o sistema deseja ler ou gravar um bloco dedados, o processador informa ao controlador sua localização, o dispositivo de E/S, a posição inicial da memória de onde osdados serão lidos ou gravados e o tamanho do bloco. Com estas informações, o controlador realiza a transferência entre operiférico e a memória principal, e o processador é somente interrompido no final da operação.
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
1 de 2 06/07/2016 16:02
Resposta:É um conjunto de elementos ( programas )capazes de fazer um todos ( computador ) funcionar. tornando a utilização do computador mais eficiente e conveniente.
Como funciona os sistemas de tempo compartilhado?
Resposta:Os sistemas monoprogramaveis, como vieram a ser conhecidos. Se caracterizam os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing ). Permite que cada sistema funcione de foma independente.
Diferencie os escalonamentos preemptivos e não premptivos?
Resposta:
Conjunto de elementos (programas) capazes de fazer um todo (computador) funcionar.Questão baseada nos slides da aula 1, pg 11.
Também denominados (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo doprocessador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice).
No escalonamento preemptivo, o sistema operacional pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estadode pronto, com o objetivo de alocar outro processo na UCP. No escalonamento não-preemptivo, quando um processo estáem execução, nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador. O processo somente sai do estadode execução, caso termine seu processamento ou execute instruções do próprio código que ocasionem uma mudança parao estado de espera.
AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/a...
2 de 2 06/07/2016 16:02

Outros materiais