Buscar

Ênfase na Realidade Percebida Kurt Lewin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ênfase na Realidade Percebida – Kurt Lewin
Principais características da teoria de campo de Lewin podem ser resumidas conforme segue:
1- o comportamento é uma função do campo que existe no momento em que ocorre o comportamento.
2- a análise começa com a situação como um todo, a partir do qual as partes componentes são diferenciadas.
3- a pessoa concreta em uma situação concreta pode ser representada matematicamente.
Ele também determinou forças subjacentes (necessidades) como determinantes do comportamento e expressou uma preferencia por descrições psicológicas, não físicas ou fisiológicas do campo.
Campo = a totalidade de fatos coexistentes que são concebidos como mutuamente interdependentes.
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
O primeiro passo para definir a pessoa como um conceito estrutural é representa-la como uma entidade de separada de tudo o mais no mundo. A separação é realizada desenhando-se uma figura fechada, as fronteiras definem os limites da pessoa. Tudo o que está dentro da fronteira é P (pessoa) e tudo o que está fora é não-P. O passo seguinte é desenhar outra figura fechada maior que circunda a pessoa.
A região entre dois perímetros é o ambiente psicológico (A). A área total (P+A) é o espaço de vida. O espaço de vida é o universo do psicólogo, contem a totalidade de fatos possíveis capaz de determinar o comportamento de um individuo. Inclui tudo o que precisa ser conhecido para se compreender o comportamento concreto de um determinado ser humano em um ambiente psicológico específico em um dado momento.
O espaço de vida
O comportamento é uma função do espaço de vida, C = f(V).
O espaço de vida e o espaço além dele são regiões diferenciadas e separadas de uma totalidade maior.
O primeiro passo em uma investigação psicológica é estabelecer a natureza dos fatos que existem na fronteira do espaço da vida, uma vez que eles ajudam a determinar o que é e o que não é possível, o que pode ou não acontecer no espaço de vida.
Os fatos no ambiente psicológico também podem produzir mudanças no mundo físico. A fronteira entre o espaço de vida e o mundo externo tem PERMEABILIDADE.
Embora a pessoa esteja cercada do ambiente psicológico ela não é parte dele e nem está incluída nele. Porém o ambiente psicológico pode influenciar a pessoa e vice-versa.
Diferenciação: A estrutura da pessoa é heterogênea, não homogênea, está subdividida em partes separadas, mas intercomunicantes.
A pessoa é dividida em região perceptual-motora (P-M) e em região intrapessoal. A região intrapessoal é cercada pela P-M, de modo que ela não tem nenhum contato direto com a fronteira que separa a pessoa do ambiente. O segundo passo é dividir a área intrapessoal em células. As células adjacentes a área P-M são chamadas de periféricas e as células centrais de C.
Em essência a pessoa é definida como uma região diferenciada no espaço de vida.
Um ambiente homogêneo é aquele em que todos os fatos influenciam igualmente a pessoa. A pessoa teria total liberdade de movimento uma vez que não haveria nenhuma barreira, mas isso não representa o verdadeiro estão das coisas. É necessário subdividir o ambiente em regiões parciais.
Não é necessário dividir o ambiente em tipos, todas as regiões do ambiente são semelhantes, porém dever salientar que na representação concreta de uma pessoa especifica, em uma situação psicológica concreta e em um determinado momento, devem ser conhecidos o numero exato e as posições relativas das sub-regiões ambientais, bem como o numero exato e as posições relativas da esfera intrapessoal, se quisermos compreender o comportamento.
Conexões entre regiões
Qualquer coisa quer sentida ou inferida, é um fato para Lewin. Um evento é o resultado da interação de vários fatos. Dizemos que duas regiões estão conectadas quando um fato em uma região está em comunicação com um fato em outra região. As regiões também podem se conectar quando os fatos de uma região são acessíveis aos fatos de outra região.
Dimensão proximidade-distância: a influência entre as fronteiras diminui à medida que o numero de regiões intervenientes diminui.
O grau de conexão ou interdependência não é apenas uma questão do numero de fronteiras que precisa ser cruzado, mas também depende da força da resistência oferecida pela fronteira.
Dimensão firmeza-fragilidade: uma linha muito fina representa uma fronteira frágil, uma linha grossa representa uma fronteira impermeável.
Dimensão de fluidez-rigidez: Um meio fluido é o que responde rapidamente a qualquer influencia e o rígido é duro e inelástico. Regiões separadas por outra região que tem qualidade de superfície rígida não poderão comunicar-se.
Lewin não se interessava por traços fixos, hábitos rígidos ou outras constantes da personalidade.
O número de regiões
O numero de regiões no espaço de vida é determinado pelo numero de fatos psicológicos separados que existem em um dado momento do tempo. O numero de regiões na pessoa também é determinado pelo número de fatos pessoais existentes. Se só existe o fato de sentir fome, por exemplo, a esfera intrapessoal consistirá apenas em uma região. 
A pessoa no ambiente
O entendimento de uma situação psicológica concreta requer, portanto, que saibamos onde a pessoa está em seu ambiente psicológico.
A maneira como as regiões que constituem o espaço de vida estão interconectadas representa o grau de influencia ou acessibilidade entre as regiões.
Locomoção: duas regiões estreitamente conectadas, acessíveis uma à outra e mutuamente influentes.
Uma propriedade importante do ambiente psicológico é ele ser uma região em que a locomoção é possível.
A DINÂMICA DA PERSONALIDADE
Energia: A pessoa é um sistema complexo de energia. O tipo de energia que realiza o trabalho psicológico é chamado de energia psíquica. Essa energia é liberada quando a pessoa tenta voltar ao equilíbrio depois de ter sido arremessado em um estado de desequilíbrio. O desequilíbrio ocorre quando há aumento de tensão em uma parte do sistema relativo ao restante do sistema, como resultado de estimulação externa ou de mudança interna. Quando a tensão é equilibrada, a saída de energia é interrompida e o sistema total entra em repouso.
Tensão: A tensão é um estado de uma região intrapessoal relativo a outras regiões intrapessoais. A tensão em um sistema tende a igualar-se à quantidade de tensão em sistemas circundantes. Os meios pelos quais a tensão se equaliza são chamados de processos (lembrar, sentir, perceber, agir ou algo parecido).
Necessidade: O aumento de tensão ou a liberação de energia em uma região intrapessoal é causado pelo surgimento de uma NECESSIDADE (pode ser uma condição fisiológica, pode ser um desejo, pode ser uma intenção). Uma necessidade é um conceito motivacional e equivale a termos como motivo, desejo, pulsão e impulso.
Lewin achava que as necessidades de uma pessoa são determinadas em grande extensão pelos fatores sociais.
Tensão e Ação Motora: A tensão sobre a fronteira exterior da pessoa não pode causar locomoção. Em vez de ligar a necessidade ou a tensão diretamente à ação por meio da ação motora, ele ligou a necessidade a certas propriedades do ambiente que então determinam o tipo de locomoção que vai ocorrer.
Valência: é a propriedade conceitual de uma região do ambiente psicológico. É o valor daquela região para a pessoa. Esse valor pode ser positivo (contem objeto-meta que reduzirá a tensão quando a pessoa entrar na região) ou negativo (vai aumentar a tensão). Uma valência pode ser fraca, média ou forte. A força de uma valência depende da força da necessidade mais todos os fatores não psicológicos mencionados antes. A valência dirige a pessoa através do seu ambiente psicológico, mas não proporciona força motivadora para a locomoção.
Força ou Vetor: Ocorre uma locomoção sempre que uma força de potência suficiente age sobre a pessoa. Uma força está coordenada com uma necessidade, mas não é uma tensão. A força existe no AMBIENTE PSICOLOGICO, enquanto a tensão é uma propriedade de um SISTEMA INTRAPESSOAL. A direção de um vetor é diretamentedeterminada pela localização de uma região com valência positiva ou negativa. A potência de um vetor está relacionada à potência de uma valência, a distância psicológica entre a pessoa e a valência, e a potência relativa de outras valências.
*O conceito de NECESSIDADE é o conceito central de Lewin, em torno do qual se agrupam todos os outros conceitos.
Locomoção: Necessidade -> liberação de energia -> tensão em uma região intrapessoal -> valência positiva ou negativa (cria força).
O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
Lewin ignora hereditariedade e maturação porque estão no âmbito biológico e sua teoria é essencialmente psicológica. 
O desenvolvimento é um processo contínuo no qual é difícil reconhecer estágios separados.
Escala de idade não era adequada para se compreender o crescimento psicológico.
Para Lewin, a psicologia precisa dedicar-se à tarefa de descobrir os fatos coexistentes e dinamicamente relacionados que representam as condições para a mudança no momento em que ela ocorre.

Outros materiais