Buscar

APOL 01 PSICOLOGIA E ESTATíSTICA

Prévia do material em texto

APOL 01
Questão 1/5
CASTANHEIRA (2013) “Se pretendermos ser capazes de construir e identificar uma tabela estatística, precisamos construir algumas concepções por meio do desenvolvimento de determinadas habilidades. No caso, precisamos conhecer fatores como: dados brutos, rol e frequência para sermos capazes de realizar uma tabulação. ”
Analise as proposições e marque a correta.
Segundo Castanheira (2013) “são a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram transcritos aleatoriamente, ou seja, fora de ordem numérica”.
Refere-se à
Questão anulada!
	
	A
	Dados Brutos
Você acertou!
Dados Brutos – são a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram transcritos aleatoriamente, ou seja, fora de ordem numérica.
CASTANHEIRA, N. P.; Estatística Aplicada a todos os níveis. 1° Ed. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 24.
	
	B
	Rol
	
	C
	Frequência
	
	D
	Inferência Estatística.
Questão 2/5
CASTANHEIRA (2013) “Para elaborar uma distribuição de frequência, também é necessário conhecer e saber determinar a quantidade de intervalos ou classes. ”
Analise as proposições e marque a correta:
Dada a distribuição de frequências a seguir:
Podemos afirmar que o Limite Superior da quarta  classe é:
	
	A
	4
	
	B
	8
Você acertou!
As classes são contatadas de cima para baixo – logo a quarta classe compreendem 6 e 8, sendo o limite superior da classe é o 8.
CASTANHEIRA, N. P.; Estatística Aplicada a todos os níveis. 1° Ed. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 52.
	
	C
	10
	
	D
	40
Questão 3/5
A partir dos estudos de Hawrthorne, o enfoque da administração passa a ser por meio da abordagem das relações humanas. No Brasil, nesse período (1930 a 1970), surgiram autores importantes para o desenvolvimento dessa ciência social.   Correlacione, a seguir, os autores com suas respectivas definições. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
1. David McClelland 
2. Frederic Herzberg
3. Abraham Maslow   
4. Douglas McGregor  
  
( ) Publicou o seu livro sobre motivação e personalidade em 1954. 
( ) Na década de 1950, trouxe ao meio cientifico a teoria dos dois fatores. 
( ) Professor de psicologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e estudioso da área social. Sua maior obra foi o livro “O lado humano da empresa”. 
( ) Os estudos sobre motivação desse autor, em conjunto com seus associados, permitiram às organizações identificar indivíduos detentores de necessidade de realização.
	
	A
	3, 2, 4, 1.
Você acertou!
Abraham Maslow publicou o seu livro sobre motivação e personalidade em 1954 (p. 23). Na década de 1950, Frederic Herzberg trouxe ao meio cientifico a teoria dos dois fatores (p. 26). Douglas McGregor foi professor de Psicologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e estudioso da área social. Sua maior obra foi o livro “O lado humano da empresa” (p. 24). Os estudos sobre motivação de David McClelland, em conjunto com seus associados, permitiram às organizações identificar indivíduos detentores de necessidade de realização (p. 25).
	
	B
	1, 2, 3, 4.
	
	C
	4, 3, 2, 1.
	
	D
	2, 1, 4, 3.
Questão 4/5
Frederick Herzberg foi professor de Psicologia na Western Reserve University e na década de 1950 trouxe para o meio científico a teoria dos dois fatores.   Em que aspecto a pesquisa de Herzberg se concentrou? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Na cultura organizacional.
	
	B
	Na tomada de decisão.
	
	C
	No clima organizacional.
	
	D
	Na motivação.
Você acertou!
Herzberg concentrou sua pesquisa na motivação. (p. 26)
Questão 5/5
CASTANHEIRA (2013) “As medidas de posição (ou de tendência central) mais utilizadas são: a média aritmética, a mediana e a moda. As menos utilizadas são: a média geométrica, a média harmônica, a quadrática, a cúbica e a bi quadrática. ”
	
	A
	A média aritmética é 7,5
	
	B
	A média aritmética é 8,5
	
	C
	A média aritmética é 8
	
	D
	A média aritmética é 7
Você acertou!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes