Buscar

APOL DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

APOL DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
1/10
Considere a seguinte citação: 
“A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
 
I. (V) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.
II. (F) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.
III. (V) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – F.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	 V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.
 2/10
Considere a seguinte afirmação: 
“Não que Weber não estivesse interessado em compreender manifestações coletivas, mas, segundo ele, essas manifestações têm origem nas ações individuais. [...] A lógica que Weber seguia era a seguinte: se meu objetivo é compreender, por exemplo, o papel de uma escola em uma comunidade, é necessário que eu compreenda as ações daqueles que formam essa escola, ou seja, daqueles que a fazem funcionar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 16 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação relativo à teoria de Weber sobre o funcionamento da escola, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola, como uma instituição plural, representa o universo multidimensional da
 cultura e do fazer dos indivíduos.
	
	B
	A escola enquanto instituição opera pela formalização e racionalização de seus
 processos.
	
	C
	A escola é o ambiente das relações sociais por excelência onde predominam
 ações mobilizadas pelos valores e pelas tradições da comunidade incorporadas
 nas ações escolares.
	
	D
	A escola possui uma grande similaridade com a família. Para Weber, ambas as
 instituições operam com igual peso: a conformação dos indivíduos.
	
	E
	Escola, Estado, Família e Igrejas possuem em comum a organização intencional
 formal e instrumental de suas lógicas e processos.
 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação
 humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação
 humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e
 formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e 
formação humana.
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação 
humana.
 
4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na [sic.] França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999. 469,470.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) e F (falsas):
I. (V ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. (V ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. (F ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – V – F.
	
	E
	V – F – F.
 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[Para Marx Weber,] o verdadeiro professor, se quiser manter a sua ‘integridade intelectual’, há de separar suas situações. Por um lado, ‘apresentar os fatos, determinar as suas relações matemáticas e lógicas, ou a estrutura interna dos valores culturais’, ou seja, as conexões causais concretas dos fatos (compreender o sentido das ações sociais) e, por outro, responder a perguntas sobre o valor da cultura e seus conteúdos individuais e à questão de como devemos a agir na comunidade cultural e nas associações políticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_3_2002.pdf. Acesso em 17 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a contribuição de Weber para pensar a educação, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (F ) Alguns conceitos de Weber, como tipo social, economia, dominação e carisma ajudam a compreender as relações sociais dentro da escola, naquilo que conservam de uma instituição funcional e totalizadora.
II.(V ) Weber não elaborou uma Sociologia da Educação, mas seus conceitos de dominação, burocracia e especialização ajudam a pensar os limites da educação tradicional.
III. ( F ) Para Max Weber, a escola é uma instituição de formação moral que organiza a distribuição dos bens culturais, institui o status social e permite a integração dos diferentes grupos e classes sociais.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – V – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	F – F – V
 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo."
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003 p. 118
Baseado no texto e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobreeste documento.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Está correta a proposição II apenas.
	
	B
	Está correta a proposição I apenas.
	
	C
	Está correta a proposição III apenas.
	
	D
	Estão corretas as proposições I e III apenas.
	
	E
	Estão corretas as proposições II e III apenas.
 7/10
Considere a citação a seguir:
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005. p. 47,48.
Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, analise as proposições a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
Agora, assinale a resposta correta:
	
	A
	Estão corretas as assertivas I e II apenas.
	
	B
	Está correta a assertiva II apenas.
	
	C
	Estão corretas as assertivas I e III apenas.
	
	D
	Está correta a assertiva III apenas.
	
	E
	Estão corretas as assertivas II e III apenas.
8/10
Leia a seguinte citação: 
“Vale desfazer a confusão que existe entre os conceitos de sexo, sexualidade e gênero. O sexo é definido biologicamente. Nascemos machos ou fêmeas, de acordo com a informação genética levada pelo espermatozoide ao óvulo. Já a sexualidade está relacionada às pessoas por quem nos sentimos atraídos; e o gênero está ligado a características atribuídas socialmente a cada sexo. O que se sabe hoje em dia é que o dualismo heterossexual/homossexual não é capaz de abarcar as formas de desejo humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.uespi.br/site/?p=76756. Acesso em 14 nov. 2015.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a questão de gênero e realidade escolar, leia as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	De modo geral, as escolas têm discutido com certa profundidade a questão de
 gênero.
	
	B
	O tema de diversidade abrange a questão de gênero. As escolas devem respeitar
 a posição e ensinamento das famílias, e não discutir assuntos que são da alçada
 da vida privada.
	
	C
	A discussão sobre gênero na escola pode assumir uma perspectiva naturalizante
 sobre concepções tradicionais em relação ao feminino e ao masculino.
	
	D
	Cada vez mais nas escolas, em sala de aula, tem ocorrido um debate
 desconstrutivo em relação às posições tradicionais sobre gênero.
	
	E
	Gênero é um tema tabu nas escolas. Gestão e professores não tratam do assunto,
 temendo retaliações por segmentos religiosos e moralistas da sociedade.
9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes
 na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é
 central para explicar o funcionamento da sociedade.
	
	B
	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da
 sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
	
	C
	Tanto Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do
 escopo de seus pensamentos, uma alternativa ao capitalismo.
	
	D
	Weber, ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo 
como fator gerador do ethos Marx concorda e acrescenta que que a religião
 justifica o domínio e a exploração como sendo o ópio do povo.
	
	E
	Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético
 (Marx) estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, isto é, as 
classes são o motor da história.
10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Saviani relata que as chamadas ‘tendências progressistas’, são assim denominadas pelo caráter contra-hegemônico de tais ideias pedagógicas. Deste modo, segundo o mesmo autor as referidas tendências pedagógicas, perfaziam caminhos diversos, se aliando às ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação deste modo era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.seer.furg.br/momento/article/viewFile/2440/2202. Acesso em 17 nov. 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação em relação às tendências pedagógicas e o modo como a visão tradicional explica o processo do conhecimento segundo Saviani, é correto afirmar que:
	
	A
	A perspectiva tradicional coloca como fundamento do saber o processo de
 construção que envolve alunos, professores e meio social.
	
	B
	O foco é ação relacional e interativa. O fundamento epistemológico da visão
 tradicional centra-se no processo neurobiológico pelos múltiplos estímulos à
 inteligência.
	
	C
	Trata-se de uma ação não diretiva; o fundamento epistemológico é a experiência
 empírica dos alunos em diálogo com o conceitual.
	
	D
	O modelo tradicional visa à formação moral dos estudantes e sua preparação para
 a vida urbana e produtiva.
	
	E
	Todo processo é autogerido pelos alunos que são artífices de seu próprio
 desenvolvimento moral, intelectual e operacional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes