Buscar

Questoes de Fisiologia Endócrina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Explique qual a ação da aldosterona no balanço eletrolítico de Na+, K+, H+ e HCO3- que vão determinar as condições de hipocalemia, hipercalemia, acidose metabólica e alcalose metabólica?
A aldosterona participa na excreção de K+ e H+ para a urina e Na+ e HCO3- para o meio extracelular. Assim quando a concentração de aldosterona é alta ocorre uma hipocalemia no sangue com consequentemente alcalose metabólica. O hormônio é induzido principalmente por angiotensina II e K+. Quando a concentração de aldosterona é baixa, ocorre um acumulo de K+ no meio extracelular e consequentemente um excreção maior de Na+, HCO3- e Cl, levando consigo agua. Nessa situação teremos um quadro de acidose metabólica e hipercalemia, pois a maior concentração de H+ e K+ no sangue.
Descreva o mecanismo de ação relacionado ao quadro de hipotensão, extremo diurese e perda de glicose pela urina (glicozúria) decorrentes da disfunção hipotalâmica e hipofisária?
Em uma disfunção hipotalâmica o acometimento seria principalmente na secreção de ADH. Assim ocorreria uma hiper diurese, levando a um quadro de hipotensão com perda de sais, principalmente Na, K, glicose. 
Em uma disfunção hipofisária, o acometimento nesse caso seria principalmente na ação do hormônio aldosterona, que não consegue exercer sua função de absorver Na, glicose e bicarbonato, levando a perda desses nutrientes.
 
O que se espera em termos endócrinos como sintomatologia em um paciente que apresenta tumor nos núcleos paraventriculares. Descreva os mecanismos de ação que levaram a essa sintomatologia.
Os núcleos paraventriculares são os responsáveis pela produção de ADH e ocitocina que serão armazenados na hipófise posterior. O ADH é o hormônio anti diurético, o qual em alta concentração evita a perda de água na urina. A ocitocina é o hormônio responsável pela contração no parto e na ejeção de leite. Assim em caso de tumores dos núcleos paraventriculares ocorrerá diurese intensa podendo levar a um quadro de hipotensão e perda de sais importantes para o metabolismo como sódio e cloro, e perda de glicose (glicozúria). 
Descreva quais as consequências da deficiência das enzimas 11 beta hidroxilase, 17 alfa hidroxilase e 21-hidroxilase.
Na deficiência de 11 beta hidroxilase a desoxicorticosterona não será convertida em corticosterona e assim não haverá produção de aldosterona. 
Já a 17 alfa hidroxilase participa da conversão de progesterona para hidroxiprogesterona, assim, sua carência ira comprometer a formação de cortisol e a andrógenos.
Já a 21-beta-hidroxilase participa da conversão de progesterona em desoxicorticosterona que é um percursos da Aldosterona.
Descreva os sintomas e os mecanismos que desencadearam nas seguintes patologias. Hipertiroidismo, hipotireoidismo primário, secundário, tireoidite de Hashimoto.
O hipertireoidismo é o aumento da secreção de T3 e T4 no sangue, aumentando o metabolismo. A principal forma é pela doença de Gravis, a qual apresenta um anticorpo TSI que se liga ao receptor de TSH na célula da tireoide. Assim o nível de TSH no sangue é baixo pela inibição da hipófise anterior que reconhece a presença aumentada de T3 e T4. Com isso os sinais são agitação, fraqueza, emagrecimento, exoftalmia, perda de sono, intolerância ao calor. 
No caso de um hipotireoidismo primário o problema é na deficiência de iodo, assim a glândula não consegue sintetiza os hormônios, e mesmo assim apresenta TSH alto, por causa da intenção desesperadora da hipófise de liberar T3 e T4. 
No hipotireoidismo secundário, o problema consiste no hipotálamo ou hipófise que não liberam o TSH e assim não há produção dos hormônios tireoidianos. 
Já na tireoidite de Hashimoto, o hipotireoidismo consiste pela presença de anticorpos que atacam a glândula tireoide, levando assim a uma diminuição da função e uma perda na produção dos hormônios. Os principais sintomas do hipotireoidismo consistem em ganho de peso, fraqueza, baixo metabolismo, mialgias, parestesias, pele seca.
Descreva as ações metabólicas da insulina, relacionadas a carboidratos, gorduras e proteínas.
A insulina é um hormônio que tem a função primaria de transporte da glicose do plasma para as células. Entretanto ela também tem a função de armazenamento de ácidos graxos e proteínas nas células, ou seja, apresenta uma função geral de mobilização de energia.
Descreva como se dá a expressão do gene da insulina e quais as funções dos 3 produtos traduzidos.
Descreva as ações regulatórias que levam ao aumento e a diminuição de GH
O fatores que estimulam o GH são basicamente relacionados a diminuição da glicose, pois o GH tem a função de conservar a glicose; diminuição de ácidos graxos livres no sangue, pois o GH tem a função de quebrar lipídeo; aumento de aminoácidos no sangue, pois o GH tem a função de estimular a síntese de proteínas; jejum; exercícios;
Os fatores que inibem o GH são basicamente níveis altos de glicose e ácidos graxos no sangue; obesidade; somatostatina e IGFs. 
Faça um texto comparando as ações similares e antagônicas entre o GH e a insulina.
A insulina e o GH estão intimamente ligados por causa da necessidade que o GH tem em ter uma reserva energética para poder desenvolver o crescimento. Assim é preciso da insulina para armazenar a glicose para que depois o GH atue influenciando no crescimento. As ações similares desses hormônios consistem em armazenar a glicose. Entretanto enquanto a insulina atua no armazenamento de ácidos graxos, o GH atua na utilização dos ácidos graxos como fonte primaria de energia, desenvolvendo assim uma massa corporal magra.
Qual o efeito decorrente da produção aumentada de IGF-1.
O IGF-1 é produzido pelo fígado quando há estimulo de GH. Ele está relacionado ao crescimento continuando a resposta do GH. Quando produzido em muita quantidade ele pode levar ao gigantismo ou a acromegalia

Outros materiais