Buscar

Uso do RMN em diagnóstico.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA
 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-LICENCIATURA
Uso de RMN (Ressonância Magnética Nuclear) em diagnóstico.
André Vinícius, Geyse Batista,Gustavo Barbosa,Ieda Costa, Rayane Caetano e Raudiney Franklin. 
A ressonância magnética nuclear (RMN) é uma técnica de diagnóstico que utiliza um campo magnético para produzir imagens das estruturas localizadas no interior do corpo. Durante uma RMN, o corpo encontra-se envolvido por um campo magnético muito potente e sujeito a pulsos de ondas de rádio. A máquina cria uma imagem com base na forma como os átomos de hidrogênio no seu corpo reagem com o campo magnético e com as ondas de rádio. Os sinais da RMN podem proporcionar várias imagens de múltiplos “cortes” de um órgão ou de parte do corpo. O computador da RMN pode combinar estes cortes de forma a produzir imagens tridimensionais.
O QUE É A RMN?
A RMN pode ter muitas aplicações, incluindo:
 Apoiar um diagnóstico de acidente vascular cerebral
 Identificar problemas cerebrais e da medula espinhal que possam não ser observados numa tomografia computadorizada (TAC)
 Detectar tumores cancerosos em muitos órgãos, incluindo o cérebro, a medula espinhal, os pulmões, o fígado, os ossos, a próstata e o útero
 Ajudar a determinar se um nódulo da mama de uma mulher é canceroso ou corresponde a uma doença fibroquística não cancerosa
.
PARA QUE É UTILIZADA?
Uma vez que a RMN utiliza um campo magnético extremamente potente capaz de mover objetos metálicos, a pessoa não pode fazer uma RMN se tiver um implante metálico, placas ou parafusos metálicos implantados ou grampos cirúrgicos metálicos. Pode igualmente ser necessário evitar realizar RMN se a pessoa tiver um aparelho auditivo, um dispositivo de monitorização metálico ou determinados tipos de tatuagens. A pessoa deve sempre confirmar, antes do procedimento, se existe alguma contra-indicação para a sua realização.
Os aparelhos de RMN podem igualmente produzir sons de pancadas, pelo que geralmente o técnico irá fornecer-lhe tampões para os ouvidos ou auscultadores para a pessoa poder ouvir música ou rádio durante o exame. Será igualmente fornecido um botão para que a pessoa pressione se sentir claustrofobia e quiser interromper o exame.
PREPARAÇÃO
A RMN é um procedimento indolor que demora geralmente cerca de 20 minutos. Esta é habitualmente realizada em regime de ambulatório numa área especial de um hospital ou de uma clínica de diagnóstico. Caso esteja a ser utilizado um aparelho cilíndrico, a marquesa irá deslizar para dentro de uma abertura estreita do cilindro da RMN. No caso de uma RMN aberta, a mesa irá deslizar para que a parte do seu corpo a ser estudada seja rodeada pelo aparelho ou então será este último a mover-se sobre o corpo do doente. É fundamental que fique deitado sem se mexer durante o procedimento. Serão audíveis sons de rotação, tipo pancada, durante o funcionamento normal do aparelho. Os técnicos que operam a máquina estarão noutra sala e poderão falar com a pessoa através de alto-falantes situados no aparelho ou de auscultadores.
COMO É REALIZADA?
REFERÊNCIAS
DESCOBRIDORES DA RMN
POSICIONAMENTO DO PACIENTE NA RMN
PARTES FUNCIONAIS DA RMN
PROCDIMENTO DA RMN
DIAGNÓSTICO DE IMAGEM DA RMN
TUMOR DETECTADO ATRAVÉS DO USO DA RMN ANTES E APÓS SUA RETIRADA
USO DA RMN EM DIAGÓSTICOS VETERINÁRIOS
https://hmsportugal.wordpress.com/2011/04/19/ressonancia-magnetica-nuclear-rmn/
http://www.sprmn.pt/
http://www.isradiology.org/isr/index.php
http://www.acs.min-saude.pt/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais