Buscar

PROVA APOL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

[...] devemos lembrar que um projeto é uma proposta não fechada. Sempre é possível voltar a ele e melhorá-lo. Independentemente do tamanho, toda escola está inserida em uma realidade complexa, dinâmica.
 
Fonte: FERNANDES. D. A. Fundamentos teóricos-metodológicos para a elaboração de projeto político pedagógico. Curitiba: Opet, 2013, p. 12
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, sobre a função do projeto político pedagógico, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. O projeto pedagógico não é uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo.
II. Ele apresenta o resumo das condições e funcionamentos da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico seguido de compromissos firmados pela escola.
III. O PPP exibe o resumo das condições e funcionamentos da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico das solicitações da secretaria de educação.
IV. O projeto pedagógico da escola tem como função deliberar desde as questões administrativas, pedagógicas, até ações que garantam a real função da escola.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
As afirmativas I, II e IV são corretas, pois, O projeto pedagógico é um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo. O PPP tem como atribuição deliberar questões administrativas, pedagógicas, financeiras, políticas, gerenciais e todas as ações que garantam as reais funções da escola. (Livro-base, p.19).
A alternativa III é falsa porque, ele apresenta o resumo das condições e funcionamentos da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico seguido de compromissos firmados pela escola, e não pela secretaria de educação, pois cada escola precisa ter o seu PPP. (Livro-base, p. 19).
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e IV, apenas.
�
Questão 2/10
As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, adaptação e de perpetuação de desigualdades são forçados pelas práticas escolares. Os principais fundamentos dessa teorias emergem de duas escolas: a escola de Frankfurt e a escola francesa.
LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 92-93). 
Sobre as teorias crítico-reprodutivistas, enumere, na sequência, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1- Críticas
2 – Reprodutivistas
 
( ) Concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais.
(   ) Reconhecem a relação entre educação e sociedade.
(  ) Chegaram à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1, 1, 2.
Você acertou!
A única alternativa correta é a opção A, sequência 1, 1, 2: Críticas - Concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais. Reconhecem a relação entre educação e sociedade. Reprodutivistas - Chegaram a conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere (p. 120)
 
	
	B
	2, 2, 1.
	
	C
	1, 2, 1.
	
	D
	2, 1, 2.
	
	E
	1, 2, 2.
�
Questão 3/10
A Escola Nova caracteriza-se por desenvolver a individualidade a autonomia, o que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo, e teve na pedagogia de Dewey entre 1920 e 1940 a divulgação dessas ideias.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 30) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere a concepção de aprendizagem na Escola Nova na vertente diretiva.
	
	A
	A concepção de aprendizagem que fundamenta a escola nova na vertente diretiva é o interacionismo construtivista.
A única afirmativa correta é a opção A, a concepção de aprendizagem que fundamenta a Escola Nova na vertente diretiva é o interacionismo construtivista (p. 97)
A opção E é falsa, refere-se a concepção da aprendizagem na Pedagogia Tradicional (p. 88)
A alternativa B é falsa, refere-se a concepção de aprendizagem para a Pedagogia Tecnicista (p. 104)
A alternativa C é falsa, refere-se a concepção de aprendizagem para a Pedagogia Libertária (p. 143)
A alternativa D é falsa, refere-se a concepção de aprendizagem para a Pedagogia Libertadora (p. 144).
	
	B
	A concepção de aprendizagem na escola nova na vertente diretiva partia da aplicação de descobertas da psicologia, principalmente do behaviorismo, que entendia a aprendizagem como modificação do desempenho.
	
	C
	A concepção de aprendizagem é construída com base na motivação pessoal de crescer dentro da vivência grupal.
	
	D
	A concepção de aprendizagem na escola nova na vertente diretiva se apoia numa concepção dialética.
	
	E
	A concepção de aprendizagem era baseada no inatismo.
 
�
Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
O conselho escolar não tem finalidade e/ou vínculo político-partidário, racial, étnico ou de qualquer outra natureza, e sim a responsabilidade de ajudar na organização das atividades desenvolvidas na escola, previstas ou ainda não no seu PPP.
Fonte: FERNANDES. D. A. Fundamentos teóricos-metodológicos para a elaboração de projeto político pedagógico. Curitiba: Opet, 2013, p. 87.
Considerando as funções e características do conselho escolar, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. O conselho escolar é um dos órgãos máximos do estabelecimento de ensino, é o instrumento de gestão coletiva e de participação da comunidade escolar, na perspectiva democrática da escola pública.
II. De natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora da organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo.
III. A atuação e a representação de qualquer um dos integrantes do conselho escolar devem visar ao interesse maior dos educandos, inspirados nos princípios da educação pública, a fim de assegurar o cumprimento da função social da escola.
IV. O Estatuto do Conselho Escolar determina que representantes de movimentos sociais organizados, não podem participar como conselheiros dos segmentos da comunidade escolar, tendo em vista a limitação em apenas um órgão deliberativo.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. O conselho escolar é um dos órgãos máximos do estabelecimento de ensino, é o instrumento de gestão coletiva e de participação da comunidade escolar, na perspectiva democrática da escola pública. De natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora da organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo. A atuação e a representação de qualquer um dos integrantes do conselho escolar devem visar ao interesse maior dos educandos, inspirados nos princípios da educação pública, a fim de assegurar o cumprimento da função social da escola. (Livro-base, p. 86 e 87).
A alternativa IV é falsa porque, podem participar do conselho escolar representantes de movimentos sociais organizados, comprometidos com a escola pública.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e IV, apenas.
�
Questão 5/10
Leia as asserções a seguir:
 
I. Na busca de assegurar condições de acesso à escola e a permanência nela, faz-se necessário buscar a mobilização da comunidade escolar para exigir e garantir direitos constitucionais.
 
Porque:
 
II. A escola deve fazer a identificação
e o reconhecimento de práticas que necessitam ser desenvolvidas com base nos princípios de gestão pública pela qualidade.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é a verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a primeira, pois, o envolvimento da comunidade no gerenciamento da escola é fundamental, além se ser constitucional.  Livro-base, p. 63.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I
�
Questão 6/10
Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 32) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere-se a avaliação na Escola Nova na vertente diretiva.
	
	A
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	A concepção de avaliação na Escola Nova na vertente diretiva visa verificar o processo de aprendizagem, passa também a ser valorizada a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.
Você acertou!
A única afirmativa correta é a opção B, a concepção de avaliação na Escola Nova na vertente diretiva visa verificar o processo de aprendizagem, passa também a ser valorizada a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno (p. 99)
A opção A é falsa, refere-se a avaliação na Pedagogia Tradicional (p. 88)
A opção C refere-se a avaliação na Pedagogia Tecnicista (p. 106)
A opção D refere-se a Pedagogia Libertária (p.143)
A opção E refere-se a Pedagogia Histórico-crítica (p. 159)
	
	C
	A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
�
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto:
 
É necessário que se afirme que o projeto político-pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que não deixa de lado uma reflexão sobre o homem a ser formado, as questões vinculadas à cidadania, ao trabalho e à consciência crítica.
 
Fonte: VEIGA. I. P. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em: 01 maio 2015.
 
Considerando que o Projeto Político Pedagógico deve ser concebido enquanto documento dinâmico no âmbito escolar, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. O PPP reflete o trabalho interno e as articulações entre as instâncias escolares, considerando a singularidade do contexto escolar, por isso é único, particular, atendendo a dinâmica de cada contexto.
II. É um documento que vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizada, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinação legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade.
III. Ele deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar.
IV. O PPP é um documento usado para referenciar as lutas da escola, sob o olhar atento do poder público, mas acima de tudo construído por especialistas como um elemento burocrático.
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas, pois, o PPP de cada escola reflete seu trabalho interno e as articulações entre suas instâncias. Dessa forma, vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizadas, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinações legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade. Ele deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar. (Livro-base, p.38).
A alternativa IV é falsa porque, o PPP não é peça burocrática . (Livro-base, p. 19).
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e IV, apenas.
�
Questão 8/10
Leia as asserções a seguir:
I. O projeto político pedagógico define rumos e prioridades da escola, numa perspectiva emancipadora, que considera os interesses e necessidades sociais, assim é possível afirmar que ele é um documento que representa a democratização escolar em sua forma plena.
Porque:
II. O PPP representa um espaço de participação e decisão, no qual são registradas as diretrizes geradas pelas discussões e os encaminhamentos educacionais coletivos. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é a verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a primeira, pois, O PPP é a representação máxima da democratização escolar, pois envolve a participação e decisão dos encaminhamentos educacionais de forma coletivo, além disso é ele que define os rumos e prioridades da escola, numa perspectiva emancipadora, que considera os interesses e necessidades sociais, assim é possível afirmar que ele é um documento que representa a democratização escolar em sua forma plena. (Livro-base, p. 20)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I
�
Questão 9/10
A educação na Escola Nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.94) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao papel dos conteúdos na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.
	
	B
	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	
	C
	Os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem.
A única alternativa correta é a C, na concepção da Escola Nova na vertente não
diretiva os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem (p. 102)
A alternativa A é falsa, refere-se aos conteúdos de ensino da Pedagogia Tradicional (p. 84-85)
A alternativa B é falsa refere-se aos conteúdos de ensino na Escola Nova na vertente diretiva (p.94)
A alternativa D é falsa, refere-se aos conteúdos de ensino da Pedagogia Tecnicista (p. 106)
A alternativa E é falsa, refere-se aos conteúdos de ensino da Pedagogia Libertária (p.141)
 
	
	D
	Os conteúdos a serem ensinados, devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	
	E
	Os conteúdos são colocados a disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
�
Questão 10/10
Leia as asserções a seguir:
 
I. O currículo refere-se a toda forma de reflexão e ação, orientando a prática da escola, com vistas à formação do sujeito crítico e consciente de seu papel como agente transformador da realidade social. O currículo não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social, nele atua a configuração de um determinado meio cultural, político, social e econômico que se revela nos conteúdos e nas formas selecionadas para a prática educativa.
Porque:
 
II. O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir precisamente o currículo. As teorias de currículo, tendo decidido quais conhecimentos devem ser selecionados, buscam justificar por que “esses conhecimentos” e não “aqueles” devem ser selecionados.  
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.	
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é a verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda complementa a primeira, pois, o currículo, a partir do momento em que seleciona os conhecimentos que devem ou não ser transmitidos aos sujeitos, pode ser considerado sempre como resultado de uma seleção, por isso não há neutralidade no currículo. (Livro-base, p. 62).
	
	D
	As assertivas I e II são falsas
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I
_1529430958.unknown
_1529430966.unknown
_1529430970.unknown
_1529430972.unknown
_1529430973.unknown
_1529430971.unknown
_1529430968.unknown
_1529430969.unknown
_1529430967.unknown
_1529430962.unknown
_1529430964.unknown
_1529430965.unknown
_1529430963.unknown
_1529430960.unknown
_1529430961.unknown
_1529430959.unknown
_1529430942.unknown
_1529430950.unknown
_1529430954.unknown
_1529430956.unknown
_1529430957.unknown
_1529430955.unknown
_1529430952.unknown
_1529430953.unknown
_1529430951.unknown
_1529430946.unknown
_1529430948.unknown
_1529430949.unknown
_1529430947.unknown
_1529430944.unknown
_1529430945.unknown
_1529430943.unknown
_1529430934.unknown
_1529430938.unknown
_1529430940.unknown
_1529430941.unknown
_1529430939.unknown
_1529430936.unknown
_1529430937.unknown
_1529430935.unknown
_1529430930.unknown
_1529430932.unknown
_1529430933.unknown
_1529430931.unknown
_1529430928.unknown
_1529430929.unknown
_1529430926.unknown
_1529430927.unknown
_1529430925.unknown
_1529430924.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais